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Guia de Configuração de Joystick no IL2 para N00bie’s.
Posted: 06 Apr 2009 20:04
by 21_Sokol1
Estava dando uma olhada nos guias escritos pelo Jay Hall do UbbiZ00 e achei interessante este "Newbie's Guide to IL2 Joystick Setups".
Não pelas propostas de configurações de comandos em si - o autor parece adepto dos servidores "QuakeBirds", e isso é refletido nas configurações - mas pela tentativa de aplicar principios do "Neural Delay" na configuração.
Traduzi a introdução e a parte relacionada ao Saitek X-52, omiti o HOTAS da CH e o HOTAS Cougar, já que praticamente ninguem usa estes modelos por aqui. Apenas "comentei" as configurações.
http://www.wikifortio.com/xxxxx/Newbies ... 0Guide.zip <<< Link invalido, veja abaixo.
Size: 1,65 MB
Uploaded: Mon Apr 6 18:46:25 2009
Expires: Sun Jul 5 22:46:26 2009
Ele comenta uma coisa que já venho pensando a algum tempo, joysticks F-16/F35/Su-27/Tie Fighter "lookalike" não são a solução ideal para
controlar um simulador de combate como o IL2, devido as necessidades especificas deste, não levadas em contas pelos fabricantes de joys.
Enfim, prevale a "tradição".
Sokol1
Posted: 19 Apr 2009 01:57
by 21_Sokol1
Eu não disse?
jayhall0315
Posted Sat April 18 2009 18:42
Getting some updates cued up for this week and thanks to helpful tips from Sokol here at Ubi, I am adjusting the Joystick Guide just a tiny bit.
Will get those updates out this week.
"Annoying guy this Sokol1, I will have to redraft the manual... "
:pensamento:
Sokol1
Posted: 19 Apr 2009 03:33
by 31_CrossBones
S!
Você já foi mais modesto titio
SP!
Posted: 19 Apr 2009 14:36
by 41_Tche-Loko
Caramba Sokol1!!
Após ler este guia, percebi que preciso mudar a empunhadura esquerda do
meu projeto e abolir os pedais(pouco espaço).
Posted: 19 Apr 2009 15:25
by 21_Sokol1
Tche_Loko
Esse manual é controverso - a quem conteste o uso desta teoria do Neural delay, embora o Jay Hall tenha refutado com testes acadêmicos, da NASA, e testes práticos no IL2.
De qualquer forma, não sendo possível o uso de pedal de lemes, a proposta de colocar o LEME no "dedão" da mão esquerda é interessante.
Segundo o Neural Delay o "dedão" é mais preciso do que o pulso (no caso de joy com leme g@y). Um estudo da NASA nos anos 60 descartou o uso da torção do pulso no controle de modulos lunares, pois ao usar o aileron/profundor, involuntáriamente se acrescenta alguma deflexão no leme.
No caso do "thumb rudder" basta voce colocar um eixo - com retorno ao centro por mola - ao alcançe do dedão. O mini-stick é uma forma prática de se ter este controle, pois já vem "montado". Mas uma solução D.I.Y. pode ser até melhor, inclusive usar sensor HALL, pois a deflexão sera pequena para cada lado.
Sokol1
Posted: 19 Apr 2009 19:45
by 28_Condor
S!
Segundo o Neural Delay o "dedão" é mais preciso do que o pulso (no caso de joy com leme g@y). Um estudo da NASA nos anos 60 descartou o uso da torção do pulso no controle de modulos lunares, pois ao usar o aileron/profundor, involuntáriamente se acrescenta alguma deflexão no leme.
O "óbvio ululante" como diria nosso caro Stanislaw Ponte Preta
Primeira coisa que fiz com meu primeiro Saitek foi desmarcar o uso do "punho gay"
SP!
Posted: 19 Apr 2009 20:38
by 21_Sokol1
Condor,
Já que voce prefere ficar "enrrustido", da para aproveitar o eixo do punho para trimar alguma coisa, ex. leme, é só criar um perfil com o software da Saitek, deixando uma ampla deadzone.
Sokol1
Posted: 19 Apr 2009 21:56
by 28_Condor
S!
Não é má ideia
...
PS.: pensando bem, não é boa ideia, se já me embanano com os trims em teclas, se ponho na empunhadura qualquer torção involuntaria me faria trimar o avião invoultariamente... ficaria na noia me perguntando se não o trimei cada vez que tombasse prum lado
Pensei no X-4, embora não use quase nunca, sempre quis controlar esse bixo melhor: se pudesse controlar o deslocamento lateral com o eixo do punho seria mais facil, e assim tambem usaria o eixo em algo que não afeta o avião em si...
SP!
Posted: 19 Apr 2009 22:25
by 33_Costa
Tem um atalho para ressetar o Trim Condor.
Neutral trim.
Posted: 19 Apr 2009 22:43
by 28_Condor
S!
Hum, tenho que rever as teclas que setei pros trims, porque quando aperto o do trim neutral nada passa
SP!
Posted: 20 Apr 2009 01:43
by 21_Sokol1
se ponho na empunhadura qualquer torção involuntaria me faria trimar o avião involtariamente..
Não acontece se setar uma deadzone maior que 50%.
O X-4 não é controlável por eixos.
Já sei, aproveita o eixo para freio das rodas proporcional.
Sokol1
Posted: 07 May 2009 23:09
by 27_Zylan
Sokol, sabe onde posso achar um profile pro x-52 que seja bem completo ?
Posted: 07 May 2009 23:17
by 07_Phantom
Zylan, tem um montado e posso enviar "pro´cê" mas, para essas coisas, costuma ser melhor ir ajustando pois, com a quantidade de botões disponíveis, para decorar só fazendo aos poucos.
Posted: 07 May 2009 23:28
by 27_Zylan
Posted: 08 May 2009 00:27
by 07_Phantom
Foi!