Guia de Configuração de Joystick no IL2 para N00bie’s.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Guia de Configuração de Joystick no IL2 para N00bie’s.

Post by 21_Sokol1 »

Estava dando uma olhada nos guias escritos pelo Jay Hall do UbbiZ00 e achei interessante este "Newbie's Guide to IL2 Joystick Setups".

Não pelas propostas de configurações de comandos em si - o autor parece adepto dos servidores "QuakeBirds", e isso é refletido nas configurações - mas pela tentativa de aplicar principios do "Neural Delay" na configuração.

Traduzi a introdução e a parte relacionada ao Saitek X-52, omiti o HOTAS da CH e o HOTAS Cougar, já que praticamente ninguem usa estes modelos por aqui. Apenas "comentei" as configurações.

http://www.wikifortio.com/xxxxx/Newbies ... 0Guide.zip <<< Link invalido, veja abaixo.
Size: 1,65 MB
Uploaded: Mon Apr 6 18:46:25 2009
Expires: Sun Jul 5 22:46:26 2009

Ele comenta uma coisa que já venho pensando a algum tempo, joysticks F-16/F35/Su-27/Tie Fighter "lookalike" não são a solução ideal para controlar um simulador de combate como o IL2, devido as necessidades especificas deste, não levadas em contas pelos fabricantes de joys.

Enfim, prevale a "tradição".

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 08 May 2009 14:50, edited 3 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Eu não disse? :D
jayhall0315
Posted Sat April 18 2009 18:42

Getting some updates cued up for this week and thanks to helpful tips from Sokol here at Ubi, I am adjusting the Joystick Guide just a tiny bit.
Will get those updates out this week.
"Annoying guy this Sokol1, I will have to redraft the manual... "

:pensamento:

:lol:

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Você já foi mais modesto titio :lol: :lol: :lol:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca

Post by 41_Tche-Loko »

Caramba Sokol1!!
Após ler este guia, percebi que preciso mudar a empunhadura esquerda do
meu projeto e abolir os pedais(pouco espaço).
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Tche_Loko

Esse manual é controverso - a quem conteste o uso desta teoria do Neural delay, embora o Jay Hall tenha refutado com testes acadêmicos, da NASA, e testes práticos no IL2.

De qualquer forma, não sendo possível o uso de pedal de lemes, a proposta de colocar o LEME no "dedão" da mão esquerda é interessante.

Segundo o Neural Delay o "dedão" é mais preciso do que o pulso (no caso de joy com leme g@y). Um estudo da NASA nos anos 60 descartou o uso da torção do pulso no controle de modulos lunares, pois ao usar o aileron/profundor, involuntáriamente se acrescenta alguma deflexão no leme.

No caso do "thumb rudder" basta voce colocar um eixo - com retorno ao centro por mola - ao alcançe do dedão. O mini-stick é uma forma prática de se ter este controle, pois já vem "montado". Mas uma solução D.I.Y. pode ser até melhor, inclusive usar sensor HALL, pois a deflexão sera pequena para cada lado.

Sokol1
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!
Segundo o Neural Delay o "dedão" é mais preciso do que o pulso (no caso de joy com leme g@y). Um estudo da NASA nos anos 60 descartou o uso da torção do pulso no controle de modulos lunares, pois ao usar o aileron/profundor, involuntáriamente se acrescenta alguma deflexão no leme.
O "óbvio ululante" como diria nosso caro Stanislaw Ponte Preta :oops:

Primeira coisa que fiz com meu primeiro Saitek foi desmarcar o uso do "punho gay" :lol:

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Já que voce prefere ficar "enrrustido", da para aproveitar o eixo do punho para trimar alguma coisa, ex. leme, é só criar um perfil com o software da Saitek, deixando uma ampla deadzone.

Sokol1
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Não é má ideia :)

...

PS.: pensando bem, não é boa ideia, se já me embanano com os trims em teclas, se ponho na empunhadura qualquer torção involuntaria me faria trimar o avião invoultariamente... ficaria na noia me perguntando se não o trimei cada vez que tombasse prum lado :roll:

Pensei no X-4, embora não use quase nunca, sempre quis controlar esse bixo melhor: se pudesse controlar o deslocamento lateral com o eixo do punho seria mais facil, e assim tambem usaria o eixo em algo que não afeta o avião em si...

SP!
Last edited by 28_Condor on 19 Apr 2009 23:11, edited 1 time in total.
33_Costa
Arataca
Arataca

Post by 33_Costa »

Tem um atalho para ressetar o Trim Condor.

Neutral trim.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Hum, tenho que rever as teclas que setei pros trims, porque quando aperto o do trim neutral nada passa :)

SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

se ponho na empunhadura qualquer torção involuntaria me faria trimar o avião involtariamente..
Não acontece se setar uma deadzone maior que 50%.

O X-4 não é controlável por eixos.

Já sei, aproveita o eixo para freio das rodas proporcional. :D

Sokol1
27_Zylan
Manicaca
Manicaca

Post by 27_Zylan »

Sokol, sabe onde posso achar um profile pro x-52 que seja bem completo ?
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

Zylan, tem um montado e posso enviar "pro´cê" mas, para essas coisas, costuma ser melhor ir ajustando pois, com a quantidade de botões disponíveis, para decorar só fazendo aos poucos.
SP!
Phantom
27_Zylan
Manicaca
Manicaca

Post by 27_Zylan »

Ph, pode mandar [email protected]
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

Foi!