Postaram em um fórum na Universidade. Será que é verdadeiro?
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."
Karl Marx, in Das Kapital, 1867
:-?
Previsões
- 32_Mariocar
- Engrenado
Previsões
SP!
Mariocar
Mariocar
Mário,
eu acho que será justamente o contrário. Os bancos não vão financiar facilmente
A crise se deu justamente pq os bancos financiaram(emprestaram) sem que tivessem garantias sólidas de retorno. Emprestaram e ninguém teve dinheiro para pagar. 
eu acho que será justamente o contrário. Os bancos não vão financiar facilmente

“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
- 32_Mariocar
- Engrenado
Pelo que eu entendi, a confusão começou nos EUA em função dos empréstimos para a compra da casa própria, que foram muito estimulados e facilitados, fazendo com que os americanos fizessem muitos empréstimos, e por fim, acabaram não conseguindo honrar os compromissos assumidos (Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável).

SP!
Mariocar
Mariocar
S!
Simples: os americanos não sabem mais ajustar o cinto à pança...
Todo o boom economico das ultimas decadas foi baseado em bolhas especulativas que estouraram...
O problema é que uma deixa um peso pra outra levantar, e quando estoura, o que desaba é muito mais pesado.
A penultima bolha que estorou foi a da internet, que deixou a peteca com a imobiliaria... se criarem mais uma bolha arficial pra sair dessa, a proxima bolha a estourar vai se assemelhar a um buraco negro, e levar os EUA (e o mundo talvez) para o mais profundo e negro poço.
A tarefa do Obama é insuflar realismo e austeridade no povo americano.
Não vai ser fácil.
SP!
Simples: os americanos não sabem mais ajustar o cinto à pança...
Todo o boom economico das ultimas decadas foi baseado em bolhas especulativas que estouraram...
O problema é que uma deixa um peso pra outra levantar, e quando estoura, o que desaba é muito mais pesado.
A penultima bolha que estorou foi a da internet, que deixou a peteca com a imobiliaria... se criarem mais uma bolha arficial pra sair dessa, a proxima bolha a estourar vai se assemelhar a um buraco negro, e levar os EUA (e o mundo talvez) para o mais profundo e negro poço.
A tarefa do Obama é insuflar realismo e austeridade no povo americano.
Não vai ser fácil.
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Exatamente, só que não há o menor interesse em estatizar bancos, muito menos fazer desta a solução. Max escreveu isso o século 19. A Russia fez isso no século 20 e não deu certo. O EUA nunca faria isso. O País da iniciativa privada! Nunca! É mais fácil deixar quebrar.32_Mariocar wrote:Pelo que eu entendi, a confusão começou nos EUA em função dos empréstimos para a compra da casa própria, que foram muito estimulados e facilitados, fazendo com que os americanos fizessem muitos empréstimos, e por fim, acabaram não conseguindo honrar os compromissos assumidos (Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável).

“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
- 17_Vulture
- Arataca
É bem ruim do governo americano deixar quebrar um banco forte, hein?
Eles injetam dinheiro pra cacete, com um punhado de garantias, incluindo ações dos bancos. Na prática, é quase uma estatização sim, ainda mais em governo democrata.
Na Inglaterra, origem do liberalismo, o pacote de outubro era de 50 bilhões de libras justamente em ações dos bancos.
Eles injetam dinheiro pra cacete, com um punhado de garantias, incluindo ações dos bancos. Na prática, é quase uma estatização sim, ainda mais em governo democrata.
Na Inglaterra, origem do liberalismo, o pacote de outubro era de 50 bilhões de libras justamente em ações dos bancos.
[b]Jambock__17 - Vulture
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]