Controlador USB "made in Brasil" Stargate-832

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Controlador USB "made in Brasil" Stargate-832

Post by 21_Sokol1 »

Uma opção para "cockpits builders": interface USB com suporte para 8 eixos, 32 botões, HAT, LEDs, encoders...

http://usbinterface.com.br/loja/product ... c91ec15824

PDF: http://www.usbinterface.com.br/loja/pub/stargate616.pdf

Tem uma versão mais simples, com 6 eixos e 16 botões.

http://usbinterface.com.br/loja/product ... c91ec15824

PDF: http://www.usbinterface.com.br/loja/pub/stargate616.pdf

Como diz ser USB 2.0 devem ser baseadas em PIC.

O preço, a exemplo dos produtos GS é "braZileiro", mas fica ai a opção para quem não pode importar um Bu ou similar.

Sokol1
MaGOid

Post by MaGOid »

outch... 150 conto. O Mjoy16 sai por quanto atualmente? 50, 70 reais?
E o pior que tem uma cara de gambiarra... Eles podiam pelo menos deixar o PCB mais bonitinho, como o BU.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

MaGoid,

Montar um Mjoy16 saiu por uns R$ 36,00 pois o ATMEGA16 aumentou de preço, custa R$ 13,00 no M.L. (era 12,00). :-P

Mas você tem fazer o PCB e a soldagem dos componentes... ;)

Se esse Satargate for realmente baseado em PIC, por aqui eles custam caro a última vez que vi no ML era uns R$ 40,00.

Mas como eu disse o preço esta "braZileiro": o cara prefere ganhar muito vendendo poucos, do que pouco vendendo muitos.

E aquele acrílico com iluminação azul não acrescenta nada ao produto, a não ser preço...

Tinha um cara vendendo o Mjoy16 pronto, por 120~130,00 R$. Era a versão com a matrix de diodos incluída. Sugeri que fizessem uma versão básica, sem a matriz que pudesse ser vendida por uns R$ 80,00 - que é praticamente o preço de um Bu0836 - mas ficou por isso mesmo.

BTW - Na Aerovirtual tem um cara que vende só o PCB para montar o Mjoy16 - matrix incluida - pois esta montando um "Cockpit de Boeing" e ao encomendar o PCB - feito industrialmente - tem que ser em lotes de seis. Coisa de R$ 35,00 - vale a pena.

Sokol1
inventor

Post by inventor »

A principio, utilizei a Stargate como um controlador de jogo para minhas horas de folga enqto faço meus vôos. O preco de 150 reais compensou pela facilidade de utilizacao. Como sempre tenho meu tempo muito comprometido com uns projetinhos, preferi facilidade na instalação, e claro funcionamento.

Curiosamente, a placa quando em funcionamento emite um efeito luminoso interessante (acho que dai o nome "Stargate"), o que incentivou outras aplicações pro produto:

Por exemplo, apareceu um amigo por aqui e se interessou em montar uma mesa de som e controlador MIDI - USB. Como ja tinha pego confianca na plaquinha, aceitei o desafio! Beleza.

Sempre que posso tenho dado novas aplicações a plataforma (Base-832) e de certa forma, tem me rendido uns trocados extra :-) Acho que essa ideia de nacionalizar uma placa versatil como esta pode ate gerar empregos. Isto eh, se o cara manja um pouco de eletrônica básica e informática, pode rapidamente inventar novos produtos e embutir a placa.

Peguei a manha da placa rapido, pois o suporte ainda eh bem atencioso... vantagem de empresa nova aqui no Brasil :-| Tem que mostrar servico. Hoje em dia ate ajudo, dando dicas a alguns colegas.

Mesmo quem so tiver intencao de investir em games, sem se preocupar em ganhar ou contar as moedas do bolso, eu pessoalmente recomendo.
Um abraco!
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Caro inventor

Sinceramente, não vejo que apenas um led iluminando essa PCB seja a claridade de proposta de uma placa brasileira.
1º Pode-se tranquilamente importar só o PIC gravado e montar uma PCB bem menor.
2º Pode-se importar uma PCB prontinha bem menor que esta.
3º Já que a finalidade é para uma clientela desenvolvedora de projetos, falta um material informatívo melhor na página do vendedor. Ex: Qual a precisão em bits das entradas analógicas?
4º O valor apresentado 150R$ seria justo se contivesse algum programa de configuração, entradas alinhadas para uso de conectores de cabos flat ou matriz de diodo com entradas de conectores.

Por esse motivo afirmo que a placa mais utilizada dentro e fora da simulação para projetos (vejas os foruns nac. e internacionais), continua sendo a Mjoy16 com sua USB 1.1.
Porque?????
Porque os caprichosos projetistas melhoram um projeto Open Source.
Só por ser Open?
Não. Na verdade falta visão de produto final com preço atrativo.
OK :ok

DocFlyer
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O preco de 150 reais compensou pela facilidade de utilizacao.
Prezado Inventor,

Não sei se conhece:

Image

O BU0836 que custa U$ 44,95 (frete incluido - chega em ~10 dias), ou seja uns R$ 110,00 - a versão de 10 bits.
Inclui conectores para soldar os cabos de pots e botões "facilitando a utilização".
Desabilita automaticamente eixos que não tiverem pots conectados.
Tem HAT de 8 angulos + 32 botões, 8 eixos de 10 bits, suporta encorders...
É compacto, 55x32mm cabendo dentro da base de joysticks e etc.
Tem uns 3 anos de mercado, testado e aprovado por simuleiros de avião, carros de corrida, usada em interfaces MIDI..

Não vejo porque pagar mais caro nesta Stargate. A luz azul?

Sokol1
inventor

Post by inventor »

Caros amigos, obrigado pelas dicas, como sempre preciosas!
Mas estou em duvida quanto a viabilidade de importação destes produtos.
No Brasil, a taxa de importacao e desembaraço alfandegário ainda eh desestimulante. Minhas experiencias anteriores me custaram caro.
A plaquinha de 45 dolares na pratica pode sair bem mais caro que apenas 110 reais. Refacamos as contas:
44,95, ou seja 45 dolares, some-se ai o frete, que caso opte pelo FEDEX, custa cerca de 70 dolares (nordeste BR), caso opte pela economia do UPS tera que buscar a encomenda nos postos do correios :-(
Bom, 45+70=115 dolares. A aduana cobra 60% em cima do frete tambem, portanto, vai pra 115*1,6 = 184 dolares... cambio de 2,3 da R$ 423,20 arghhh! Eh disso que estou falando... a menos que possamos burlar a alfandega, mas ai fica complicado, ne?

Com relacao a beleza, isso nao influencia tanto, ne? Luzinha acesa, ou plaquinha bonitinha, tanto faz. O importante eh o custo beneficio de funcionamento. Mas pessoalmente, gostei que o acrilico protege o PCB contra curtos e tambem evita arranhar a mesa de trabalho. Acho qe ta ali pra isso. O Led eh so pra avisar que ta aceso. Mas que eu gostei do efeito luminoso, eu gostei :-) Deixa pra la...

Acho que a preferencia por certas plataformas varia de regiao pra regiao. Em pernambuco a turma usa mais o 8051, em Joinville conheco uns amigos que adoram o MSP430, e assim por diante. Esta plataforma Stargate, baseada em PIC, conheci numa conferencia de sistemas embarcados e achei muito bacana pela didatica e possiveis aplicacoes em aulas praticas. Pedagogicamente falando, tudo indica que seu tamanho mais palpavel deixa o estudante mais seguro da atividade.

Voces conhecem alguem ou empresa que saiba configura/gravar esses chips ATMega ou PIC ou qq outro, incluindo os descritores USB, para outras aplicacoes totalmente diferentes?
Obrigado.
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano

Post by 36_Killer-Ants »

inventor wrote:A plaquinha de 45 dolares na pratica pode sair bem mais caro que apenas 110 reais. Refacamos as contas:
44,95, ou seja 45 dolares, some-se ai o frete, que caso opte pelo FEDEX, custa cerca de 70 dolares (nordeste BR), caso opte pela economia do UPS tera que buscar a encomenda nos postos do correios :-(
Bom, 45+70=115 dolares.
21_Sokol1 wrote:O BU0836 que custa U$ 44,95 (frete incluído - chega em ~10 dias).
Do site da receita:
Tributação

60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria.

Obs. : Quando a remessa contiver presentes, o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares;

Tributação na Importação de Software

Softwares pagam 60% (sessenta por cento) sobre o meio físico, somente se o valor do meio físico vier discriminado separadamente na Nota Fiscal

Atenção:

Caso o valor do meio físico não seja discriminado na Nota Fiscal o pagamento do imposto recairá sobre o valor total da remessa.

Isenções

1. Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas dos impostos , desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas;
2. Medicamentos, destinados à pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.
3. livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, "d", da Constituição Federal);
Economicamente o BU0836 é mais vantajoso pelo que ele oferece, mas bicho, caso você não vá usar nem 10% do que ele oferece, é o caso de repensar a necessidade.

É o mesmo que querer matar um mosquito com uma bazuca! :lol: :lol: :lol:

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Minhas experiencias anteriores me custaram caro.
.. some-se ai o frete, que caso opte pelo FEDEX, custa cerca de 70 dolares (nordeste BR), caso opte pela economia do UPS
Provavelmente a sua predileção por empresas de Courier (FeeDEX, DHL...) explica o porque de custaram caro.
Vide quote abaixo do site da Receita:

No caso de utilização de empresas de transporte internacional expresso, porta a porta (courier), o pagamento do imposto é realizado pela empresa de courier à SRF. Assim, ao receber a remessa, o valor do imposto será uma das parcelas a ser paga à empresa;
Para não sobrar para elas, já que são responsáveis pelo imposto, custando a mercadoria 10U$ elas mandam a cobrança. :oops:

E como disse o K.A. o que você quer pode não ser encontrado no Bu0836 já que este foi concebido para ser um controlador de joystick, e não tem luzinha colorida. :-P

Talvez isso aqui seja a solução: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/844425

;)

Sokol1
DocFlyer

Post by DocFlyer »

inventor wrote: 1-Mas pessoalmente, gostei que o acrilico protege o PCB contra curtos e tambem evita arranhar a mesa de trabalho.
2-Acho que a preferencia por certas plataformas varia de regiao pra regiao. Em pernambuco a turma usa mais o 8051, em Joinville conheco uns amigos que adoram o MSP430, e assim por diante.
3-Esta plataforma Stargate, baseada em PIC, conheci numa conferencia de sistemas embarcados e achei muito bacana pela didatica e possiveis aplicacoes em aulas praticas.
4-Pedagogicamente falando, tudo indica que seu tamanho mais palpavel deixa o estudante mais seguro da atividade.
5-Voces conhecem alguem ou empresa que saiba configura/gravar esses chips ATMega ou PIC ou qq outro, incluindo os descritores USB, para outras aplicacoes totalmente diferentes?
Obrigado.
Caro amigo, a troca de informação é muito lovável. por isso...
1-Acrilico pode gerar energia estática se deslizado sobre alguns tipos de superfície.
2-Preferência não se discute, mas aqui em SC e SP elas são utilizadas segundo cada necesidade (limitadores de hardware e estrutura lógica).
3-A aplicação que vc pretende determina o uso (aqui utilizamos para controles e paineis DIY) em analogia ao Killer, nos realmente precisamos um canhão para derrubar um avião. (PCBs avançadas)
4-Pedagogicamente falando (pois sou prof. universitário e coordenador de projetos), ela não é uma PCB pequena (enxuta) e tamanho não tem haver com didática.
5-Conheço algumas empresas sim, um projeto completo com código pode custar até 4.000US$. Em SC tem várias, mas no Brasil entreterimento para pessoas instruidas é bobagem. (basta olhar as PCBs produzidas até na Espanha para a simulação).

Sugestão: Como vc conheceu bem esse PIC, peça mais informações ao desenvolvedor da placa e poste aqui para que saibamos mais sobre ela. Quem sabe vc estabeleça uma ponte entre o desenvolvedor e os simuleiros? Frequente mais os Foruns, aqui tem muita coisa de eletrônica DIY, pergunte, poste informações que logo vc também será um simuleiro.

Seja bem vindo, e aguardamos suas informaçãoes. :ok

DocFlyer
inventor

Post by inventor »

Muito obrigado pelos esclarecimentos. De fato, os produtos que costumo importar sao de valores bem superiores a 50 dolares e normalmente utilizo os couriers.
Como moro no nordeste, percebo muita dependencia tecnologica extena e por isso tenho que recorrer a importações para finalizar alguns projetos.

De qq forma, por alguma razão, acreditava que a realidade de vcs, que estao na região sul do pais pudesse ser bem favoravel. Mas percebo que tambem existe dificuldade na aquisicao de tecnologia local (Nacional). O custo das empresas citadas eh um pouco alto, e a sugestao do livro, embora louvavel, receio que nao me conduzira a solucoes praticas, no nivel ferro de soldar :-) Com mais de 30 anos de experiência, sei que "muitas coisas nao estao nos livros"...

Fico a disposicao dos amigos, caso precisem de alguma dica no manuseio da placa Stargate e sugiro que, caso seja de interesse, possam entrar em contato com o fabricante. Acredito que no seu caso, como professor universitário, possa-se estabelecer alguma parceria visando um custo mais baixo, quem sabe removendo o pedaço de acrilico ou diminuindo o PCB. Acho que a grande sacada mesmo eh o codigo gravado no Chip. Esse eu nem me atrevo a quebrar a cabeça :-) Deixa quieto e vamos aproveitar o que já está pronto!
Um abraco, pessoal e obrigado.
Post Reply