Page 1 of 2

Olha aí a manobra do Candelaria

Posted: 07 Dec 2008 21:32
by 28_Condor
S!

http://www.youtube.com/watch?v=m-4NL-Ug ... re=related

:lol:

Impressionante com o Su-37 manobra!

Até no americanófilo Discovery, anteontem, os ouvi dizendo que este era superior em dogfight ao F-22....



SP!

Posted: 08 Dec 2008 10:03
by Gutierrez
Se for por Desing, O F-22 é uma Obra de Arte. Agora nunca foi visto um video mostrando a capacidade de manobra dele ao contrario do Flanker que sempre mostra a q veio.

Voltando a questão de desing. ainda acho o F-14 o mais bonito.

Posted: 08 Dec 2008 15:15
by MaGOid
Gutierrez wrote:Se for por Desing, O F-22 é uma Obra de Arte. Agora nunca foi visto um video mostrando a capacidade de manobra dele ao contrario do Flanker que sempre mostra a q veio.

Voltando a questão de desing. ainda acho o F-14 o mais bonito.
Rapaz, eu já vi uns vídeos do F-22 por aí e ele mostra a que veio sim. Cobra e kulbit e já provou que faz. Dá uma procurada no Youtube que você acha. São vídeos gravados durante as apresentações dele em feiras aeronáuticas.

Embora ele faça as mesmas manobras que o Su-30/35, fica a impressã ode ser algo meio forçado, no limite do que ele pode fazer. É como se as manobras fossem mais lentas um pouco.

Engraçado como os analistas ocidentais (os americanos mesmo), ficavam falando que as firulas do Flanker eram só acrobacias sem uso prático. Agora que o F-22 faz elas também, diminuiu esse tipo de comentário por parte deles. :roll:

Vejam só, durante o projeto do ADF, nos anos 80, a enfase era Invisibilidade e Supercruzeiro. Quando a dupla Mig-29/Su-27 mostrou do que era capaz em 89, a USAF escolheu o YF-22 em detrimento do YF-23, a despeito de este satisfazer melhor os requerimentos originais, pois ele era melhor em invisibilidade e em supercruzeiro. A USAF ficou muito intimidada com a nova geração russa. Vejam como após a seleção, o YF-22 recebeu modificações para melhorar a sua performance em dogfight: O canopi foi alargado, permitindo o piloto mover melhor a cabeça para os lados e para trás. As asas tiveram o enflechamento reduzido e a área aumentada e os estabilisadores quase dobraram de tamanho.

Em tempo: enquanto o F-22 faz um Kulbit com sofreguidão, o Su-30MKI faz 2 seguidos :-D

PS: ah, o Draken sueco também faz o cobra. Tem um vídeo no Youtube mostrando alguns bipostos praticando isso a grande altitude (e com um tanque na barriga!).

Posted: 08 Dec 2008 20:18
by LBR_Nowotny
Minha opinião é a seguinte, essas manobras de nada servem
o F-22 é ''invisível'' ele vai pegar o ''ginasta dos ares''
bem antes dele pensar em dar uma cambalhota.

Caso aconteça do dog, ele se vira muito bem.........
sempre achei que quando o Sukhoi dá essas cambalhotas ele fica meio desengonçado, já o F-22 me pareceu mais estável, além do mais, essa nova geração de mísseis all aspect (aim-9x e outros) são o capeta.

Abraços!

Posted: 08 Dec 2008 20:39
by Hotsea
Kara, akele "cambote" do sukhoi é animal :)

Qnto ao F22...

mísseis all aspect (aim-9x e outros) são o capeta
Hummm... o F22 é invisível, o míssel não :)

O f22 lança o missel e o sukhoi percebe no radar. :)

Posted: 08 Dec 2008 21:38
by 17_Vulture
Hotsea wrote:Kara, akele "cambote" do sukhoi é animal :)

Qnto ao F22...

mísseis all aspect (aim-9x e outros) são o capeta
Hummm... o F22 é invisível, o míssel não :)

O f22 lança o missel e o sukhoi percebe no radar. :)
Sem contar que o Sidewinder é um ar-ar de curto alcance. Duvido muitíssimo que um piloto de Raptor vá se aventurar a chegar perto o suficiente de um Flanker pra usá-lo. Tivesse eu alguma vantagem não visual contra um adversário, me fiaria nos BVRs...

Posted: 09 Dec 2008 06:51
by 40_Griffon
Concordo, não a muito o que "rebolar" quando se há um AIM-120C e D ou um 9X chegando pelas 7h. :lol:
Principalmente com estes mísseis sendo de uma nova geração ou seja, mais manobraveis e mais resitentes a ECM´s.

Ficar firulando deste modo no ar não salva de um AIM.

Mas temos que levar em consideração que mesmo não sendo stealth, o SU-35/37 tem um radar muito bom para os dias de hoje. É capaz de detectar um alvo nas dimesões do Raptor a 90Km. Pena que ja nesta distância é bem provavél que o RWR do Su ja esteja apitando. :lol:

Mas em matéria de manobralidade é indubitavél a superioridade do Su e suas variantes.

Abraço

Luis

Posted: 13 Dec 2008 17:38
by WTFAB
"sempre achei que quando o Sukhoi dá essas cambalhotas ele fica meio desengonçado, já o F-22 me pareceu mais estável"

Mentira Aéreas ... ops errei ... Combates Aéreos detected :-P

Posted: 14 Dec 2008 12:20
by LBR_Nowotny
WTFAB wrote:"sempre achei que quando o Sukhoi dá essas cambalhotas ele fica meio desengonçado, já o F-22 me pareceu mais estável"

Mentira Aéreas ... ops errei ... Combates Aéreos detected :-P

hauahuaHUAHuah , po nem é não

po isso foi uma conclusão minha vendo videos REAIS do avião no youtube.

Combates aéreos é sacanagem, todos os pilotos ianques são ases ! hahaha
gostaria de saber como seria um episódio de combates aéreos em que um piloto brasuca (esqueci quem foi ) foi engajado por 2 P-51D's e despachou eles com os rabos entre as pernas ! hueheue

desculpa o OT

abraços!

Posted: 14 Dec 2008 14:03
by 42_Hildebrand
S!

O Jambock ao qual vc se refere é o Tormim, Tenente Roberto Tormim Costa! Recentemente, inclusive, houve o lançamento de um livro sobre ele intitulado "TORMIM, Brilho Fugaz" , ele foi o responsável por uma bela lição pra cima de dois P-51!

Editando para melhor informação:

História copiada da ficha do piloto nesta página do Sentando a Pua!

Ao regressar ao Brasil, foi servir na Base Aérea de Santa Cruz como Instrutor para Pilotos de Caça. Um dia como Comandante de Esquadrilha e ao realizar manobras acrobáticas com sua Esquadrilha, desdobrada em cobrinha, ao passar por um topo de um looping, seu Nº 02 engavetou seu avião no dele. Aquele abraço das máquinas ceifou a vida do jovem piloto.

Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado 65 missões de guerra.

Sua primeira missão foi em 04 JAN 45 e sua última em 02 MAI 45 (última missão do Grupo de Caça nos céus da Itália).

Era um garoto de 18 anos. Certa vez, em Pisa, apareceu um par de Mustangs P-51, sobrevoando a Base, em acintoso desafio aos P-47, do 350th Fighter Group. Alguns Americanos decolaram para enfrentá-los num combate aéreo simulado. Voando a baixa altura, bem ao gosto dos P-51. Seus pilotos tinham consciência dessa vantagem. Após Abaterem um a um os P-47 Americanos, Tormim decolou para um vôo local de experiência. Os Mustangs, partiram para atacá-lo. O garoto manobrou rápido, evitando a 1ª simulada rajada das metralhadoras do inimigo. Fechou a curva no limite máximo que o P-47 podia dar e encaudou, o Nº 02 daqueles elementos abusados. Passou por ele como se o tivesse abatido e encaudou o líder. O combate foi renhido e feroz. Cada um dos pilotos dava o que tinha em habilidade. Dois pilotos de caças brincando, dando um show para a Base, para Pisa inteira.

O ronco dos motores despertou os pilotos que estavam no chão. Não houve um que não estivessem vidrado naquela cena maravilhosa. E Tormim venceu. Quando os Inimigos; pousaram, vieram à sala de operações do 1º Grupo de Caça conhecer aquele valente opositor. Minutos depois, outros companheiros do 350th também compareceram. Foi uma alegria naquele encontro. Os mais entusiasmados eram os pilotos dos Mustangs. Ambos serviam em Foggia e eram veteranos de batalhas aéreas sobre Nuremberg, Stuttgart e Munique, em missões de escoltas às Fortalezas Voadoras. Ficaram admirados com a combatividade e habilidade de Tormim.


Bacana né?! ;)

SP!

Posted: 14 Dec 2008 20:56
by LBR_Nowotny
uhuhuhu

show de bola, o cara era fera !!!!

Valeu Hildebrand!!




abraços!

Posted: 15 Dec 2008 02:46
by EliotXII
ja tinha visto esse video e é lindo
manobras incriveis quase impossivel pra uma aeronave se eu não tivesse visto não teria acreditado.
seria uma otima opção de aviao pro brasil conseguir em vez do F-16
YF-22 Raptor é uma otima opção tb
acredito que com YF-22 e os SU-33 e SU-37 fica meio dificio enfrentar.

Posted: 15 Dec 2008 09:16
by 17_Vulture
F-22 (o Y saiu quando deixou de ser protótipo) não é opção nem pros aliados mais próximos. Tecnologia stealth os EUA não liberam nem a pau. O Japão, que tem 50 anos de aliança próxima tá penando pra conseguir os seus...

Posted: 17 Dec 2008 18:53
by Operti
17_Vulture wrote:F-22 (o Y saiu quando deixou de ser protótipo) não é opção nem pros aliados mais próximos. Tecnologia stealth os EUA não liberam nem a pau. O Japão, que tem 50 anos de aliança próxima tá penando pra conseguir os seus...
Deixa o preço subir um pouco mais, e o governo americano comprar F-22 de menos...



Abraços

Posted: 19 Dec 2008 09:23
by Assis
EliotXII wrote:ja tinha visto esse video e é lindo
manobras incriveis quase impossivel pra uma aeronave se eu não tivesse visto não teria acreditado.
seria uma otima opção de aviao pro brasil conseguir em vez do F-16
YF-22 Raptor é uma otima opção tb
acredito que com YF-22 e os SU-33 e SU-37 fica meio dificio enfrentar.
A FAB descartou a compra das aeronaves Russas, agora quem ta na parada do programa de modernização é o Rafale, F 18 e o outro elemento eu num lembro!!hehehehe
Mas em questao de excelencia de vôo e manobrabilidade o SU deixa o F22 e o F 35 comendo poeira. Sem falar da autonomia, alcance e capacidade de carga dessas aeronaves!!
Abraço