Jupiter visivel no céu e World Wide Telescope

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca

Jupiter visivel no céu e World Wide Telescope

Post by 11_Aerroc »

S!
Achei Júpiter!!! hehehe
Temos 5 planetas que são visíveis a olho nú, porem, acha-los no céu é outra história...

Há algum tempo que baixei um excepcional programa (free!) da Microsoft Research chamado WorldWide Telescope. http://www.worldwidetelescope.org/
O programa é como o Google Earth, mas para astronomia. Traz imagens impressionantes de muitos telescópios, inclusive o Hubble.
Para quem se interessa no assunto RECOMENDO MUITO!! :ok O nível de detalhes/resolução e quantidade de astros é absurdo!

Sobre Júpiter...
Há dias que eu vejo na madrugada uma "estrela" muito brilhante no céu. Percebi que não era Venus (conhecido como estrela D'alva) porque este é azulado e mais visível no começo do ano, e o que eu via era meio alaranjado.
Apesar de ter o programa WorldWide Telescope, eu acho muito difícil se localizar no céu, pois as estrelas 'mudam de posição' todo o tempo conforme a época do ano e a hora atual, para quem estuda o assunto pode ser diferente, mas eu não conseguia localizar nenhuma astro no céu, exceto a Lua :roll:
Mas hoje percebi que a Lua e a sua forma oculta/visível poderia me dar uma boa referencia para achar aquela "estrela" brilhante através do programa...
E bingo! É Júpiter!!!

Para achar apaguei todas as luzes da casa e do quintal, peguei um papel e desenhei a posição das estrelas como eu estava vendo. Fui no programa e achei a lua e a sua posição como eu via a parte oculta/visível, e então percebi que eu desenhei no papel a constelação de Sagitário e parte da constelação Escorpião. Mas não via a bendita "estrela" brilhante que eu queria achar... Encontrei no programa uma opção para mostrar os planetas no tamanho atual/real, desmarquei a opção, e exatamente onde eu tinha desenhado no papel a bendita "estrela", apareceu Jupiter! :-D :-D
Pode parecer besteira pra muitos, mas para eu que gosto muito do assunto... Fiquei feliz pra caraio de ter achado o planeta Júpiter!!! (tudo bem que alguém já fez isso milhares de anos atrás :-D )

Depois de saber de 'quem' se tratava, achei esse site que diz como localizar os planetas visíveis.
Li em outro site que é possível ver quatro satélites naturais ("luas") de Júpiter através de uma pequena luneta ou um bom binóculos. Pena que eu não tenho nenhum :sad:

O que eu enxerguei esta de caneta preta. O que está em vermelho fiz depois de me localizar no programa.
Image

E o que eu achei no WWT
Image

SP!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
15_Nymer
Arataca
Arataca

Post by 15_Nymer »

S!

Aerroc você não sabia que contar e apontar para as estrelas pode fazer com que cresça uma verruga na ponta do seu nariz??

:lol: :lol: :lol:

SP!
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

Ociosidade para isso tem né? Mas para aparecer e jogar com amigos que é bom . . . :P
SP!
Phantom
04_Nospheratus
Ala
Ala

Post by 04_Nospheratus »

Tá fácil de ver Júpiter, Aerroc.

É só olhar para cima até faltar o ar, ou o pescoço travar.
Aquela estrelona é ele.

Já observei até as luas dele. Show de bola.

Por volta das 18h30m, olhando-se em direção ao por do sol,
atualmente, é possível ver Vênus, Mercúrio e Marte, muito
próximos .

Por serem errantes (planetas), cada dia estão em posições
diferentes.

http://wpiroli.multiply.com/photos/hi-r ... F5%2F5%239
Senta a Pua!

"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca

Post by 11_Aerroc »

07_Phantom wrote:Ociosidade para isso tem né? Mas para aparecer e jogar com amigos que é bom . . . :P
Puxa Amigão, acho que você não estava 'disponível' neste horário que eu postei... :-D
Mas se você olhar o log do server ventrilo, vai ver que eu ainda entrei, para ver se havia alguém on, algumas vezes neste fds, mas sempre em horários bem desfavoráveis... :sad:

Phera, com certeza vou olhar para o céu neste horário e direção assim que limpar o céu de novo por aqui. O problema é que Joinville é conhecido como "o pinico de São pedro", Oh lugarzinho pra chover, viu!
Cara, quando eu li que dava pra ver os satélites dele com um instrumento nada potente, fique bem frustrado por não ter NADA pra usar...

Samir, nem me fale! Vou marcar um dermato! :shock: :lol:

Mas vocês precisam ver a cara da minha namorada quando eu contei que não dormi essa noite por causa "DISSO"!!! :lol: :lol: :lol:

Abração forte pra vocês!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
04_Nospheratus
Ala
Ala

Post by 04_Nospheratus »

Pois é, Aerroc. A partir de um bino 10x50 já dá prá ver legal.
Senta a Pua!

"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
23_LuftDanger

Post by 23_LuftDanger »

Legal a dica do programa, vou dar uma conferida.
Na epoca do Haley , virei astronomo. :D
Duro é tentar ver ceu noturno em cidade grande, tem que ir pro mato :)

SP!
ö
KZG_Macchi51

Post by KZG_Macchi51 »

Joinville -- Pìnico de São Pedro :D :D :D :D
Post Reply