Achei Júpiter!!! hehehe
Temos 5 planetas que são visíveis a olho nú, porem, acha-los no céu é outra história...
Há algum tempo que baixei um excepcional programa (free!) da Microsoft Research chamado WorldWide Telescope. http://www.worldwidetelescope.org/
O programa é como o Google Earth, mas para astronomia. Traz imagens impressionantes de muitos telescópios, inclusive o Hubble.
Para quem se interessa no assunto RECOMENDO MUITO!! :ok O nível de detalhes/resolução e quantidade de astros é absurdo!
Sobre Júpiter...
Há dias que eu vejo na madrugada uma "estrela" muito brilhante no céu. Percebi que não era Venus (conhecido como estrela D'alva) porque este é azulado e mais visível no começo do ano, e o que eu via era meio alaranjado.
Apesar de ter o programa WorldWide Telescope, eu acho muito difícil se localizar no céu, pois as estrelas 'mudam de posição' todo o tempo conforme a época do ano e a hora atual, para quem estuda o assunto pode ser diferente, mas eu não conseguia localizar nenhuma astro no céu, exceto a Lua

Mas hoje percebi que a Lua e a sua forma oculta/visível poderia me dar uma boa referencia para achar aquela "estrela" brilhante através do programa...
E bingo! É Júpiter!!!
Para achar apaguei todas as luzes da casa e do quintal, peguei um papel e desenhei a posição das estrelas como eu estava vendo. Fui no programa e achei a lua e a sua posição como eu via a parte oculta/visível, e então percebi que eu desenhei no papel a constelação de Sagitário e parte da constelação Escorpião. Mas não via a bendita "estrela" brilhante que eu queria achar... Encontrei no programa uma opção para mostrar os planetas no tamanho atual/real, desmarquei a opção, e exatamente onde eu tinha desenhado no papel a bendita "estrela", apareceu Jupiter!

Pode parecer besteira pra muitos, mas para eu que gosto muito do assunto... Fiquei feliz pra caraio de ter achado o planeta Júpiter!!! (tudo bem que alguém já fez isso milhares de anos atrás

Depois de saber de 'quem' se tratava, achei esse site que diz como localizar os planetas visíveis.
Li em outro site que é possível ver quatro satélites naturais ("luas") de Júpiter através de uma pequena luneta ou um bom binóculos. Pena que eu não tenho nenhum

O que eu enxerguei esta de caneta preta. O que está em vermelho fiz depois de me localizar no programa.

E o que eu achei no WWT

SP!