Nvidia PhysX

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20_Kyrodus

Nvidia PhysX

Post by 20_Kyrodus »

S!

Para os donos de placas de video da NVidia séries 8000, 9000 e 200, saiu hoje o primeiro "Power Pack" com o driver que implementa o processamento de física na GPU (Nvidia PhysX).

Em Nvidia Force Within vocês poderão baixar o driver 177.83, um jogo completo gratuito e mais algumas tech-demos também gratuitas.

Para quem lembra, há uns 2 anos atrás a empresa Ageia lançou no mercado a placa de física PhysX. Essa empresa foi comprada pela Nvidia, que resolveu substituir a placa de física por um redesenho na arquitetura de suas placas de video, agora capazes de alocar tal processamento em suas GPUs.

Vale lembrar que a implementação da tecnologia PhysX funciona para apenas alguns jogos selecionados e há uma perda de FPS por conta da utilização de parte da GPU para a física. A tendência é que cada vez mais jogos lancem patches para a implementação dessa tecnologia e que a perda de FPS seja cada vez menor ou até inexistente.

Pra quem usa ATI... :lalala:

SP!
31_CrossBones
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Re: Nvidia PhysX

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!


É bom quando "desconhecidos" aparecem por aqui e postam novidades :D

20_Kyrodus wrote: Pra quem usa ATI... :lalala:
Não uso mais......Graças a Deus :reza:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

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15_Nymer
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Post by 15_Nymer »

S!

Olhando o site encontrei uma lista dos games que utilizam a tecnologia AGEIA PhysX:

http://www.nzone.com/object/nzone_physxgames_home.html

SP!
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

Sim... mas nessa lista tem jogos que, apesar de o engine permitir PhysX, não a implementaram. É o caso do Mass Effect, pelo que andei pesquisando.

Alguns que com certeza usam são: Unreal Tournament 3, Ghost Recon 1 e 2 e CellFactor.

SP!
Nilton

Post by Nilton »

Nvidia já oferece suporte ao OpenGL 3.0

A Nvidia rapidamente anunciou, na tarde de ontem, que já está oferecendo suporte ao padrão para gráficos OpenGL 3.0, e que lançou um pacote de drivers em versão beta com a devida compatibilidade. A atualização está disponível atualmente somente para o Windows, permitindo todas as placas das séries GeForce 8, 9 e GTX e suas respectivas versões Quadro rodarem a maioria dos novos recursos, incluindo cores em ponto flutuante, texturas e outras melhorias na geração de geometrias e vértices.

A "atualização surpresa" aponta para um provável lançamento da AMD/ATI em breve, bem como um processo de atualização mais rápido para sistemas operacionais alternativos, como o Linux e Mac OS X. Ambos receberão a implementação do OpenGL 3.0 em um futuro breve, acredita-se que através de pequenos patches somente, e não por substituições maiores, como a troca da versão do sistema.

Confira ao driver em:

http://developer.nvidia.com/object/opengl_3_driver.html

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/08 ... .opengl.3/
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11_Aerroc
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Re: Nvidia PhysX

Post by 11_Aerroc »

20_Kyrodus wrote:...há uma perda de FPS por conta da utilização de parte da GPU para a física...
Fala Galera, fala Kyrodus!

Talvez essa afirmação não seja verdadeira em todos os casos, pois percebo que quando rodo o Flight Simulator X estou limitado pelo processador travado em 100% e tenho um Core2 Duo em 2.66GHz com 2GB de ram. Então estou deduzindo que livrando o processador de alguma carga posso ganhar alguns FPS, OU NÃO :lol:

Vou testar e posto os resultados...

Abraços!
Aerroc
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11_Aerroc
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Post by 11_Aerroc »

Antes de abrir o FSX resolvi ver se ele estava na lista de games PhysX...

Esqueçam o teste...
M$ :P
Aerroc
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20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

Grande Aerroc!

Há queda de FPS sim, véio... Quem processa as imagens é a GPU e não o CPU, que, na verdade, fica até ociosa em muitos casos. Logo, se a GPU processa gráficos + física, então há sim uma perda de rendimento no desenho das imagens.

SP!
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