Uma última barreira ainda persistia: as pequenas telas de lcd presentes nos aviões mais modernos. Embora cockpits profissionais de alto custo já os possuisem, telas pequenas de lcd ainda estavam longe do alcance do simmer comum. A telas em si não são problema, pois elas existem aos montes para vender em formato de mini-tvs, com telas variando de 5 a 10". Mas como fazer com que elas funcionem em conjunto com um simulador? Existem projetos para se utilizar um segundo monitor como painel de instrumentos, mas isso exige que seja um modelo grande, de 15 ou 17" para simular o painel inteiro. Isso deixa um pouco a desejar, pois perdesse no realismo. Uma pequena tela lcd sozinha não não é suficiente para simular os vários mostradores do mesmo tipo presentes no cockpit de um caça, por exemplo. Eis então que a LG e a Samsung apresentam ao mercado monitores LCD com conexão USB, tornando possivel conectar vários monitores ao mesmo tempo num mesmo PC (até 8 deles). Mas ainda eram modelos grandes, na faixa de 19".
A comunidade (bem, eu pelo menos fiquei

Para a comunidade simuleira, isso representa um grande passo na construção de um cockpit realista, com todos os componentes funcionais. O UbiSync 7 possui uma tela de 7", com resolução de 800x480, com qualidade de imagem comparável a um monitor "full". Sendo USB, ele precisa apenas de uma porta livre no PC para funcionar, pela qual é transmitida os dados e toda a energia necessária para o seu funcionamento, dispensando fontes externas. Ele funciona com um driver instalado no PC, que faz com que ele seja reconhecido como um monitor conectado a uma placa de vídeo "virtual". A imagem é convertida em dados e enviada pela porta USB, para então ser decodificada pelo UbiSync 7 e transformada em imagem. Obviamente isso é feito consumindo alguma porcentagem do processamento da CPU, o que pode ser ruim num simulador pesado e rodando num processador single core. Então para se ter vários deles ligados a uma única máquina, recomendável ter pelo menos um processador dual core e preferencialmente um quad core, para faze-los funcionar e ao simulador em si de forma fluida. Ou alternativamente, ter um gabinete em separado para fazer esse trabalho. Nesse caso, poderia-se ligar tantos UbiSync 7 quantos fossem necessários.
Agora é esperar para ver o que a comunidade vai fazer com esse lançamento:
http://www.xbitlabs.com/articles/other/ ... 3dx_6.html