http://freeforumzone.leonardo.it/discus ... dd=7155592
Sokol1
Exato, as fotos coloridas são do Buyers. Diz a lenda que ele "pegava" a filha do dono da Kodak, e por isso conseguia mais facilmente os filmes coloridos. Mas, a explicação mais plausível é a de que, por ser uma unidade "vitrine", o 1o GAvCa tinha algumas facilidades, como o uso em bases regulares de filme colorido pelo Buyers.MaGOid wrote:Fotos a cores na segunda guerra não são novidade. O Gavca tinha fotos coloridas que foram feitas lá na Itália, se eu não me engano pelo Buyers.
Resolução de câmera só passou a existir com o advento dos equipamentos digitais. Essa retenção de detalhes a que você se refere é fruto da combinação filme + lente. No caso dessas fotos, o diferencial foi o uso do formato 4x5, médio formato. Quanto maior a mídia, maior o detalhamento na hora de ampliar. E como naquela época as lentes se equivaliam em qualidade ótica, o filme era o principal. E havia uma variedade razoável de tipos de filme para cada formato (6x7, 6x6, 4x5, 35mm), cada uma com suas características distintas.O que chama a atenção nessas fotos é a resolução, que é muito boa. A julgar pela época, eu apostaria que são fotos de uma câmera utilizada em vôos de reconhecimento. Essa câmeras tinham que ter boa resolução porque senão uma sortida sobre um alvo não valeria de nada. Mas mesmo considerando isso, não dá pra negar que as fotos passaram por uma bela sessão no Photoshop.