PA George Washington

Aviação real no Brasil e no Mundo.
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13_Diniz
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29/04/2008 - 12h16 - Atualizado em 29/04/2008 - 15h35

G1 pousa no maior porta-aviões nuclear do mundo
Repórter conta o que sentiu na hora da freada na curta pista do George Washington.
Na rotina da máquina de guerra, aviões andam de elevador; números impressionam.
Alícia Uchôa

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Alícia Uchoa / G1
Cerca de 70 aviões pousam e decolam do George Washington por dia. Veja mais fotos do porta-aviões (Foto: Alícia Uchoa / G1)A sala de espera de um aeroporto pode ser tensa para quem tem medo de avião. Imagina quando, antes do embarque, se recebe um formulário que, além de dados pessoais, inclui informações sobre riscos de vida? Papéis em dia, um oficial distribui coletes salva-vidas e explica que, em caso de emergência, há no bolso um apito e um sinal luminoso para pedir resgate.

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Isso era só o começo da aventura que a equipe do G1 viveu ao visitar, nesta segunda-feira 28/04, o George Washington, o maior porta-aviões do mundo, segundo o governo americano. Para chegar lá, embarcamos num avião da Marinha americana e pousamos numa pista de 300 metros de comprimento.


O C-2 Greyhound costuma ser usado para transporte de cargas e correio para militares em ação, mas, desta vez, levou uma equipe de jornalistas.




Alícia Uchoa / G1
Um cabo de aço contém o avião para ajudá-lo na aterrissagem. Veja mais fotos no porta-aviões (Foto: Alícia Uchoa / G1) Pouso e decolagem
Para frear durante o pouso, o avião é travado por um cabo de aço que, se não for enganchado, obriga o piloto a arremeter e repetir a operação. Com a força do cabo, o impacto no chão é infinitamente maior do que aqueles das pistas de um aeroporto comum.

E, se nas aeronaves comerciais, há quem bata palmas para uma aterrissagem perfeita, os aplausos do vôo de jornalistas vieram na hora de decolar, quando uma espécie de catapulta impulsiona o avião.



Montanha-russa
Lá de dentro, um oficial avisa: são três segundos entre o sinal dado por ele, o passageiro se colocar na posição e a partida. Como proteção, somos aconselhados a escorar os pés nos bancos da frente, cruzar os braços sobre o peito e baixar a cabeça, como num parque de diversões. Não é à toa, a adrenalina e o frio na barriga são os mesmos de uma montanha-russa e você, sentado de costas para o piloto, se sente, de fato, catapultado.

Cintos de segurança de quatro pontas: duas laterais, na cintura, e duas verticais, sobre os ombros são usados pelos tripulantes e visitantes. Apreciar a vista para relaxar, só para quem tiver a sorte de sentar próximo às únicas duas janelas do avião.



Elevador de avião
O porta-aviões tem até elevadores para transportar as aeronaves, enquanto as pessoas sobem e descem de escada. São quatro, de 3.880 m², que os levam das pistas para o hangar em apenas 30 segundos.



Para cuidar deles, são cerca de 5 mil tripulantes, entre controladores de vôo, pilotos, médicos, químicos, cozinheiros, barbeiro, advogados e outros profissionais, espalhados pelos 17 andares do navio.

Por dia, são cerca de 70 pousos e decolagens, que consomem 2,5 milhões de galões de combustível. Nos dias mais difíceis, o fluxo de aviões pode chegar a 110. Para comportar tantas aeronaves, as maiores têm um mecanismo de asas dobráveis.



US$ 4 mil de comida por dia
Os números do George Washington impressionam. São servidas a bordo cerca de 20 mil refeições por dia, que consomem, diariamente, em torno de US$ 4 mil, cerca de R$ 7 mil.

Com a capacidade de até 80 aviões a bordo, o porta-aviões pode deslocar até 97 mil toneladas de carga de combate em suas 60 mil toneladas de aço estrutural. Para mantê-lo funcionando, a energia é gerada por dois reatores nucleares, que podem operar por até 20 anos sem reabastecer. Suas duas âncoras pesam 30 toneladas cada.
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
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