Não sei se já postaram aqui, e estou com muito sono para fazer um search.
Novo Windows chegará 'em algum momento' em 2009, diz Bill Gates
Publicada em 04/04/2008 às 19h35m
ReutersO Globo Online
Foto: Reuters MIAMI - O co-fundador da gigante dos softwares Microsoft, Bill Gates, disse nesta sexta-feira que espera que a nova versão do sistema operacional Windows, conhecida pelo codinome "Windows 7", será lançada "em algum momento" em 2009. A fabricante de softwares quer, desta forma, oferecer atualizações mais regulares da plataforma, usada pela maioria dos computadores pessoais em uso em todo o mundo. ( Leia também: Windows Vista comemorou um ano com atraso nas atualizações )
Com o anúncio, a Microsoft reforça a estratégia de lançar uma nova versão de seu sistema operacional em períodos mais curtos de diferença. A expectativa é que o novo Windows chegue em aproximadamente três anos após o lançamento do Windows Vista - que chegou às empresas no fim de 2006 e aos usuários residenciais em janeiro de 2007. O Windows XP chegou ao mercado corporativo em outubro de 2001. ( Leia também: Para a Microsoft, há muito o que comemorar com Windows Vista )
" Estou super estusiasmado com tudo que o programa fará, de muitas maneiras (Bill Gates) "
Os comentários do executivo foram interpretados como o reconhecimento de que o sistema operacional Windows Vista poderia ter sido lançado antes do que o esperado. Mas uma porta-voz da Microsoft informou que os comentários de Bill Gates se enquadram em um ciclo de desenvolvimento, que se baseia na estréia de uma versão do software para testes antes de seu lançamento oficial.
- Estou super estusiasmado com tudo que o programa fará, de muitas maneiras - disse Gates em um seminário sobre filantropia empresarial, durante a Assembléia Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Miami.
- Isso acontecerá em algum momento do próximo ano, quando teremos uma nova versão - complementou Gates, em resposta a uma pergunta da platéia.
Bill Gates, que deixará em junho, e em definitivo, suas funções cotidianas na Microsoft e passará a se dedicar aos esforços filantrópicos da Gates Foundation, disse que a companhia pretende levar os produtos que operam com seu sistema "a uma nova etapa", por meio de um orçamento voltado para pesquisas e desenvolvimento estimado em US$ 6 bilhões ao ano.
Eu vejo 3 grandes motivos pelos quais o Vista é considerado um mau negócio em termos de upgrade:
1- Seu consumo de memória é exagerado. Embora um salto menor do que ouve, por exemplo, entre o 98se e o XP, não existem justificativas para um consumo tão alto. Vide por exemplo, distros Linux completas com efeitos 3d de desktop consumindo 128MB após o boot, contra 400/500MB do Vista;
2- O UAC foi mal implementado. Do jeito que está, ele irrita tanto os usuários (até mesmo os usuários de Linux acostumados com senhas para recusos de root), que a maioria prefere viver sem ele. A MS deveria ter se limitado a apenas deixar uma conta de usuário limitada e pedir senha do root para coisas importantes do sistema, como instalar programas. Do jeito que está, você é importunado freqüêntemente com popups do UAC, fazendo com que a maioria dos usuários acabe clicando em "Ok" sem mesmo ler a mensagem, só para se livrar rapidamente do popup e voltar ao trabalho;
3- Lentidão no manejo de grandes quantidades de arquivos. Por algum motivo estúpido, mover pastas com muitos arquivos pequenos leva uma eternidade, comparado ao sistema antigo.
Existem outras características negativas, com o extenso uso de DRM, drivers imaturos ou inexistentes (embora não seja culpa da MS) e a quantidade de dados privados que ele envia para a MS (são cerca de 14 diferentes tipos de "ligações pra casa").
Os 3 motivos enumerados acima são os que realmente levam um usuário comum a ter raiva do sistema, apesar de ele possuir várias características positivas e novos recursos interessantes, como o Aero, a busca de desktop e um sistema mais completo de backup e recuperação de dados pessoais e do sistema.
Recursos a muito tempo prometidos, como o novo sistema de arquivos avançado WinFS, contribuíram para diminuir o brilho do lançamento e ajudaram a gerar um impressão de que o Vista era apenas um XP com enfeites e mais pesado, o que não é verdade.
Agora com o Seven, a MS tem a chance de retificar erros cometidos e lançar um sistema que receba menos críticas durante o lançamento.
Acho que sim, pelo menos em parte. Toda vez que eu reinstalo o XP eu uso um programinha que faz isso e mais umas coisinhas. Acho que o nome é xptools. Ele faz algumas coisas legais, como desabilitar o usuário remoto que permite a alguém do suporte da MS ajude você a consertar o Windows. Mas como acho perigoso deixar ele habilitado, esse programinha ajuda.
Mas veja que eu não tenho certeza disso. Seria bom dar uma pesquisada por aí, para evitar fazer alguma caca com a sua instalação
Trabalho com suporte de informática, e o Vista é meu inferno astral, não se passa um semana sem que um usuário fique perdido por que coisas que funcionavam sempre, sem nenhum problema, no XP, no Vista quando funcionam, ficam intermitentes.