Meu camarada Diniz vamos lá

:
O Saddan foi quem começou invadindo o Kwait.
Originalmente o Kwait fazia parte do território Iraquiano. Na verdade após o domínio Inglês, o norte da áfrica e península arábica (Pós domínio Turco que já retalhava a região compreendida pelo antigo império ábare) foram retalhados e colocados "chefes" para dirigir os novos países. No meio dessa divisão o Iraque foi o que mais ficou com diferentes étinias. A quantidade de etinias lá é maior do que na Índia ou em países africanos.
De jornais só conhecemos os Curdos, que foram massacrados não só no Iraque mas também pela Turquia e Iran. Portanto além do interesse no petróleo da área temos um fator territorial na invasão.
Saddan sempre foi testa de ferro dos EUA, que vendeu armas para os dois lados na guerra Iran x Iraque.
Eles agem de forma com que fiquemos sempre pensando ou questionando seus verdadeiros motivos. A verdade é que sempre existe uma “justificativa” e como não há julgamento, acabam aceitando "o motivo" dado por eles.
mas neguinho dá motivo para os caras.

Não é que neguinho dê os motivos. Quando não tem, eles fabricam. Vinham de um final meio inesperado de Guerra Fria, para eles foi uma pena a USSR quebrar. Não tinham mais motivos para sua máquina de guerra e comercialização de armas. Começaram a investir em novos mercados como guerras étinicas (ex: africanas), ocupação geográfica estratégica e Petróleo. Ninguém me tira da cabeça que todo esse movimento terrorista hoje no mundo é de fundacão americana dando motivos para seus últimos movimentos. As conquistas territoriais e economicas já superaram e muito as perdas de 11 de setembro. Não vou nem entrar no mérito das perdas humanas, porque nesse caso apenas nós observamos isso. Para o governo EUA não passou de uma micro limpeza social/racial, morrendo a maioria latinos, estrangeiros, e americanos que não fedem nem cheiram, ou seja cidadãos comuns.
Só por alto como conquistas:
1) Controle de um dos principais Oleodutos mundias (Afeganistão)
2) Controle da maior região petrolífera do mundo
3) Controle territorial dos dois melhores pontos geográficos do planeta: Afeganistão - acesso à Europa, Russia, China e Iran em minutos. Iraque e toda península arábica = Centro geográfico do planeta.
Ninguém ou, melhor, nenhum País do mundo, compraria uma briga com eles por conjecturas?
Pois é, não abriram os olhos e não frearam a tempo. Vão pagar um preço alto (ou melhor estão pagando) por isso. Hoje não há país, ou grupo que consiga se opor aos caras, até porque eles estão já porta, enquanto ninguém está na porta deles... Cuba?? HAUHAUHAUHAUHAUA
Por sinal a história se repete, o sucesso americano na WWII foi a distância territorial do conflito. Pearl Harbor poderia ter afetado mais, mas no final virou cócegas.
Daí vc vai me dizer sobre as mortes de civis na Guerra, mas qual é a Guerra em que não há baixas civis? Qual é a Guerra feita em casa em que cidades não são destruídas e que a economia não é afetada?
Infelizmente esse foi o preço que o povo pagou, por ter um Ditador irresponsável no poder.
Toda guerra faz isso. O problema é quando a guerra é trazida para sua porta. Não sei se o povo teve escolhas melhores. Se tiveram que atuar Saddam é porque alguém deu total autonomia para que ele ficasse no poder esses anos todos. Qualquer paiseco do mundo quando dá uma meia massacrada na população (se ele possui riquezas/interresses), todo mundo se levanta na mesma hora, manda tropas para fronteiras, etc... No Iraque Saddam reinou por anos sem intervenção.
Cara não pense que não sou solidário a vc, sua família e a seus parentes lá, pq sou. Também acho que já está mais do que na hora dos EUA saírem de lá. Como também acho, que a segunda Guerra lá, essa sim, foi descabida e o mundo deveria ter feito alguma coisa para evita-la. Ainda podem ser feitos protestos no Mundo e sou completamente a favor.
Graças a Deus, meus familiares moram num país que prega a diplomacia. A Jordânia já teve seus conflitos no passado, mas aprendeu com isso. O Rei Hussein (não confundam com Saddam Hussein) foi o maior diplomata árabe da história e hoje seu filho segue os mesmos passos. Hoje o país passa por problemas financeiros por conta dos conflitos na região, mas vai sobrevivendo a parte da guerra.
Uma história interessante mostrando quando se quer resolver um problema é possível. Na última ligação para meus familiares, meu tio contou ao meu pai a última manobra do Rei Abdala.
O sistema de saúde pública estava caíndo em desordem depois de anos de bom funcionamento (eu já morei lá e vi a coisa funcionando muito bem). Para combater, ele se disfarçou de cidadão comum e foi para as filas solicitar atendimento. Fez isso por um mês em sigilo. Depois se reuniu com ministro da saúde, secretários e diretores dos hospitais mostrando as falhas. Deu um prazo para a resolução do problema. Caso estourasse o prazo e o problema não tivesse solucionado seria exoneração do cargo e PRISÃO. Moral da história, até hoje neguinho está atendendo muito bem, com cagaço do próximo da fila ser o Rei novamente disfarçado.
Ele fez isso também nos atendimentos das repartições públicas.
Será que aqui alguém faria isso???
Acho que isso mostra que com vontade, e não influências estrangeiras as coisas podem rodar relativamente bem. Mesmo com o país entrando em recessão os serviços básicos como educação e saúde continuam sendo prestados. Agora isso por que? Porque na Jordânia não tem nada de interessante para europeus/americanos/russos. Se tivesse estaria destroçada.
Agora quem tem que abrir do olho somos nós Sulamericanos! Aqui na américa latina já foi dado o primeiro passo para uma futura situação semelhante ao Oriente Médio. O episódio da Colômbia com Equador mostrou isso. Colômbia invadiu o Equador (não importa os motivos, foi uma invasão militar colocando a soberania do país embaixo do tapete) que teve que ficar calado. Não adiantou o faniquito do Chavito, porque por trás da Colômbia estava o apoio dos EUA. Hoje a Colômbia é a embaixada americana na América do Sul. Será que se invadirem a fronteira do Brasil atrás de guerrilheiros, nosso querido governo vai tomar providências e exigir explicações?? Duvido.
Bom Diniz, o objetivo do post não é criar discussão infinita ou ficar replicando, treplicando, etc... Voltando ao tópico original, também não concordo com o que está acontencendo na China, e na boa os Chineses também são uns bons FDPs... Já foram massacrados na história, mas já massacraram bastante também.
Porém, as vezes não podemos erguer bandeiras pelo passionismo de querer ver um mundo mais justo sem esquecer outros lados ou pior ver outros se aproveitando da ocasião para ter seus atos um pouco esquecidos.
Se tiverem erros de português me perdoem... Já são 00:30 estou com sono e não vou revisar pois escrevi pra caralho
Um grande abraço meu amigo.
SP!
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]