O A-1, também conhecido como "Sandy", fazia muitas operações de apoio de infantaria, ataque ao solo e, principamente, resgate de pilotos em território inimigo.
Como único avião lento e pesado no Vietnam, ele podia circular e proteger pilotos ejetados enquanto o resgate de helicópteros não chegava, função esta que um jato jamais poderia fazer.
Nas fotos, se não me engano, eu não vi canhão, eles deviam ser presos sob as asas dependendo da missão, mas um avião como esse, lento e de suporte a tropa tinha que ter um metrancão fixo, calibre de fuça de dragão!!! Trata-se de um Boltão criado no fubá!! Monstro mesmo!
SP!
p.s.: como se transforma um link grandão num pequenino "AQUI!"??
O Skyrider tipicamente tinha 2 canhões de 20mm nas asas, além disto podia levar pods com o SUU-11A/A minigun (aquele de canos rotativos usado pelo Swazneger no filme Predador), e várias outras configurações de armamento.
Clipe com o A-1 "In Action" no Vietnam, ao som de "Ride of the Valkyries".
Aos ~5 minutos tem um pouso "gear up", o piloto sai do avião ligeirinho.
Aso ~8 minutos tem um time SAR em ação, com Sandys, Jolly Green e C-130 de comando, mostra inclusive o piloto abatido sendo "pescado" pelo Jolly Green.
Na verdade o apelido do Skyrider não era "Sandy" e sim "SPAD".
Foi uma aeronave magnifica cujo desenho visava dotar a US-NAVY de uma aeronave embarcada que pudesse levar uma carga bélica pesada e ainda assim ter capacidade de combate contra outros caças.
Vale lembrar que o AD-1 foi proposto ainda na segunda guerra mundial. Seu ancestral direto era o Douglas Sky-Pirate. Se as bombas atomicas não tivessem sido jogadas no Japão e a Invasão do Japão Metropolitano tivesse sido levada a cabo, o massacre aéreo americano teria sido promovido com F-4Us e A-1B Skyrides.
O "SPAD" podia levar em missões navais até três torpedos e lançar-los de uma só vez. E como foi visto na Coréia e no Vietnã, Seus 4 canhões de 20mm eram uma arma devastadora contra alvos no solo, isso sem falar da grande variedade de armas que o bicho levava em mais de 12 pontos externos.
O "SPAD" foi também muito importante na quase ignorada "Guerra da Argélia"
E houveram muitas outras versões do Ultimo grande avião de combate a pistão.
Até hoje, muitos almirantes e oficiais do corpo aéreo da US-NAVY consideram a desativação da linha de produção do Skyrider no início da Guerra do Vietnã, um grande erro.
Eu pessoalmente tenho um grande carinho por este avião. E posso sintetizar o que penso dele no seguinte pensamento:
"A Douglas acompanhou a história e os fatos da realidade das aeronaves embarcadas e fez em pouco tempo um grande avião. O Skyrider é a síntese do Hellcat, Wildcat, Avenger, Dauttles, Devastator, Corsair e Helldiver em uma única aeronave multifunção. É belo, possante e imponente e infelizmente, a página final da aviação a pistão embarcada porém, ao contrario de outros projetos, o "Spad" escreveu para sempre seu nome na história"