O maior consórcio europeu da industria aeroespacial decidiu projetar o maior e o melhor caça do mundo. Alavancado com bilhões de euros, o projeto foi se desenvolvendo muito bem e meses depois o primeiro protótipo estava pronto para o primeiro vôo. A máquina decolou quase em Mach 1 e subiu aos céus para deleite de toda a platéia de engenheiros e militares. Quando o bicho foi puxar 2G numa curva...plá quebrou a asa e o piloto imediatamente ejetou.
Em terra todos ficaram consternados com o ocorrido e no dia seguinte começou o exame da aeronave acidentada. Passado 3 semanas lá estava o segundo protótipo decolando e todos cruzando os dedos e, na primeira curva,...plá quebrou novamente a asa bem na raiz perto da fuselagem. Mais consternação e assim o mesmo acontecia com todos os protótipos. A equipe de projetistas sem saber mais o que fazer estava deseperada até que um dos engenheiros comentou que em Portugal havia um eminente físico chamado Dr. Silva. Seria a última cartada.
Convidaram o eminente luso e 2 dias após o convite, o Dr. Silva chegava ao centro de testes. Logo após as formalidades o grande físico foi estudar as plantas do projeto e lá pelo final do dia ele aparece comunicando que havia descoberto o problema. Muitos ficaram incrédulos, outros esperançosos e o engenheiro-chefe perguntou ao Dr. Silva qual modificação deveria ser feita e imediatamente o físico informou que deveriam se fazer pequenos furos ao longo da raiz da asa. Uns torceram o nariz, outros reviraram os olhos, mas era a última opção antes que o projeto fosse cancelado. Passado 3 dias, lá estava na pista o enésimo protótipo com os furinhos na raiz das asas pronto para decolar e a multidão era uma expectativa só. O caça decolou a mil e subiu, subiu e em seguida fez uma curva para a direita e, para a surprêsa e deleite de todos, a asa não quebrou! Outra curva a esquerda e não quebrou! Mais uma curva de 4Gs e , inteirinho e assim foi durante meia hora de vôo. A técnica do Dr. Silva havia funcionado! Todos em terra se abraçavam e gritavam de alegria e praticamente carregaram o Dr. Silva. Mais tarde quando a euforia havia diminuído perguntaram ao agora célebre cientista da onde ele havia tirado esta idéia brilhante. O português calmamente respondeu: " Ora pois, do papel-higiênico." Todos os engenheiros franceses, inglêses e alemães falaram:" Do papel-higiênico???" "Sim" respondeu o Dr. Silva. " O picotado do papel-higiênico nunca rasga!"