Page 1 of 2

Portões abertos BABE - Fotos de Gutierrez e Jambock_Hades.

Posted: 15 Nov 2007 21:16
by Gutierrez
Foi realizado hoje mais um Portôes Abertos na BABE (Base Aérea de Belém).

Um amigo meu, o Ten. GaVa me informou sobre o evento domingo passado e me convidou a participar do evento que contou com a presença do EDA e de algumas Avis-Raras.

Não tive dúvidas, chamei o meu grande amigo Hades e combinamos para juntos irmos prestigiar o evento.

Curtam as fotos, fiz ums filmes também que serão postados assim que possivel.


Image
O ALX em sua primeira visita a BABE. Esquadrão Escorpião de Boa Vista.


Image
Visão do ALX. Desgnação oficial A-29A.


Image
Ima bela foto do caçador de traficante. Segundo o piloto, o esquadrão já efetuou algumas interceptações na fronteira.


Image
R-99B, já é uma presença constante do portões abertos na BABE.


Image
Mais uma estreia no portões abertos de Belém, CASA-C295.



Image
Como não podia deixar de faltar, o fiél gordo da FAB, o C-130. A aeronave de certo modo saudou nossa chegada pousando dois minutos após nossa chegada.


Image
Um momento nostaugico que infelizmente nos trouxe preocupação.
O PBY-5 Catalina da BABE.

Image
A aeronave sempre foi presença fixa no portões abertos porém, a falta de manutenção cobraram seu preço. os motores originais nunca foram removidos e o peso do motor da asa esquerda fez com que ela sofresse uma grave rachadura. Hoje o Catalina está no hangar com a asas esquerda sustentada por um macaco colocado sob o flutuador.

Image
Detalhe do motor.


Image
A Aeronave é tombada pelo patrimônio histórico porém a BABe não dispôe de fundos para a restauração e nem para adequação do hangar para melhor proteger o avião.
Olhem essa "posição de gunner" no PBY. Uma prova do descaso. A aeronave sofreu reparos, alguns muito grosseiros.

Image

Image
Essa velha águia merecia um tratamento melhor. Essa é minha sincera opinião.

Image
Aqui os "turistas" em dia de diversão. Sol, Aviação, Vatapá, alegria, emoção e por olho técnico do nobre Hades...Bundas também:

Image
A primeira vítuma de Hades. As outras estão na máquina dele. Rssssss

Image
Tenente Waldir GaVa. Meu amigo que nos recepcionou.


Image
Tem início a rolagem da Fumaça.

Image
Belas manobras.

Image
Sempre uma bela apresentação. EDA na veia!

Image
Fumaça Já!

Image
Uma bela passagem! Até ano que vem EDA. Estaremos aqui novamente.

Posted: 15 Nov 2007 21:52
by Hades
:s:

Gutierrez!! Pô!! Esqueceu de dizer que esta foi a pior que tinha lá, infelizmente as minhas foram apagadas, BLITZ! :sad: Mas não espalha!! :-D Foi para ter mais espaço, pois estava sem o cartão de memória.

Depois vou postar umas fotinhas aqui, bem selecionadas, ainda sem uma máquina boa, fiz o que pude para tirar fotos de boa qualidade para os amigos.

Abraços
SP!

Posted: 15 Nov 2007 23:48
by Hades
:s:

Fotos!!

Image
O Gordo!! Amigo íntimo do Guerra. :-D

Image
L-19E - Bird Dog

Image
Bell H1-H Iroquois

Image
E dizem que foi absurdo a aprovação da lei do tiro de destruíção. Este aí é apenas um dos três que estão no pátio do hangar do Catalina, tinham outros. Reparem que o piloto atirou para matar mesmo, só deste lado foram 13 certeiros, quis mostrar também o ponto de concentração dos tiros. O sortudo do malandro não foi atingido, pousou e foi preso. Dá-lhe Super Tuca!!! :-D

Amanhã posto mais fotos. :-D

Abraços
SP!

Posted: 16 Nov 2007 01:46
by Nabakov
:ok

Aqui também teve..! No Pampulha.

Re: Portões abertos BABE - Fotos de Gutierrez e Jambock_Hade

Posted: 16 Nov 2007 08:24
by 05_ICE
Gutierrez wrote:
Image
Aqui os "turistas" em dia de diversão. Sol, Aviação, Vatapá, alegria, emoção e por olho técnico do nobre Hades...Bundas também:
:shock: :shock: :shock: :shock:

Nosssa Júlio vc foi pra lá?????

Ou vc e o Hades são gemeos???? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Posted: 16 Nov 2007 09:10
by Shinke
S!

Boas fotos...mas poucas bundas... :lol: :lol: :lol:

Hades, sabe mais da história deste avião que levou uns pipoco?? do que se tratava, tráfico?

Abraços

Posted: 16 Nov 2007 09:26
by Gutierrez
Sim Shinke, essas aeronaves eram usadas ilegalmente por traficantes e garimpeiros.

Pode-se dizer que são os empuerados troféus da BABE.

Por sinal, a Base Aérea de Belém é uma das mais antigas do Brasil.
Fazia parte da chamada "Rota da Vitória".

Posted: 16 Nov 2007 09:37
by Shinke
S!

Guti, conta aí a história da BABE, foi criada em que ano?...déc 40??

Abraço

Posted: 16 Nov 2007 13:04
by Hades
:s:

Shinke para ler sobre a Base Aérea de Belém, dá uma olhada na Home do Rudnei, pode ver estes links aqui:

História da FAB

Aí você procura os links sobre a Base Aérea de Belém, 1º ETA, 3º/7º GAv, 1º/8ºGAv, 1º ERA, 1º EMRA, 3ª ELO e 1ª ELO.

Acho que isso dá para ter uma noção de como foi criada a Base Aérea de Belém, e o que ela representa hoje na estrutura da FAB.

A história daquele avião, foi tráfico, foi alvejado por Super Tucanos, mas como aqui não tem este tipo de aéronave, creio que deve ter sido do Esquadrão sediado em Boa Vista, porém o Sargento que me falou não soube informar.

Quando foi em 2005 tinham uns 5 aviões lá, agora tem 3, uma delas com os prefixos raspados, com certeza foi aeronave roubada e colocada no tráfico, esta levou poucos tiros, vai ver que o piloto tratou de pousar logo. :twisted:

Abraços
SP!

Posted: 16 Nov 2007 13:39
by Gutierrez
Bom, vamos falar da BABE.

A BABE foi criada em 1936 para atender o então Correio Aéreo Militar - CAM que mais tarde se tornou o Correio Aéreo Nacional - CAN.

Porém, nesse periodo era meramente um campo gramado com uns hangares fuleiros. Em 1943 por decreto do então Presidente da República Getúlio Vargas é criada a Força Aérea Brasileira e em 1944 o campo de Val de Cães como era conhecido devido a Vila Val de Cães que existia na área e que já em 1942 seria transformada no Aeroporte de Val de Cães. Em 1944, o campo recebe o status de Base Aérea e passa a ser conhecida como BABE - Base Aérea de Belém.
A BABE teve função fundamental para a aviação de patrulha na região quando o Brasil entrou na guerra. As primeiras aeronaves que operaram aqui nesta função foram os PBY-5 Catalina cujas as últimas unidades deixaram de operar por falta de manutenção em 1980.

A BABe foi muito importante no processo de integração da Amazônia em especial com os Catalinas, aeronave que deixou muita saudade para aqueles que a viram voar e para aqueles que a voaram. <font color="red"><i>hoje</i></font> no Brasil existem apenas dois Catalinas. Um esta bem preservado no MUSAl o outro aqui. Pedindo silenciosamente por alguém que cuide de sua preservação antes que o tempo o devore.

Posted: 16 Nov 2007 16:12
by 34_Bodoque
s!

Show as fotos!

Gostaria de relembrar uma dica que dei aqui no fórum uma vêz sobre um programinha que "junta" fotos e cria uma falsa panorâmica, o AutoStitch.
Muito bom esse programa. Você pode fotografar uma sequência e depois ele agrupa tudo perfeitamente. Pode até fotografar aleatóriamente que ele faz o serviço.

Site: http://www.cs.ubc.ca/~mbrown/autostitch/autostitch.html

sp!

Posted: 16 Nov 2007 18:11
by Hades
:s:

Mais fotos!

Image

Image
A-29 Super Tucano da Base Aérea de Boa Vista, pertecente ao 1º/3ºGAv, Esquadrão Escorpião. Show de bola este padrão de pintura de baixa visibilidade.

Image

Image
Aqui meio mau tratado, mas com toda sua elegância o Douglas C-47, do 1º ETA, Esquadrão Tracajá.

Image
Vista do motor e hélices do bom e velho Catalina do 1º ETA, também em condições ruins, mas com salvação

Image
R-99B Guardião, 2º/6º GAv, Esquadrão Guardião, da Base Aérea de Anápolis, este faz parte do sistema SIPAM/SIVAM

Abraços
SP!

Posted: 16 Nov 2007 18:44
by MaGOid
09_Hades wrote::s:

Fotos!!

Image
E dizem que foi absurdo a aprovação da lei do tiro de destruíção. Este aí é apenas um dos três que estão no pátio do hangar do Catalina, tinham outros. Reparem que o piloto atirou para matar mesmo, só deste lado foram 13 certeiros, quis mostrar também o ponto de concentração dos tiros. O sortudo do malandro não foi atingido, pousou e foi preso. Dá-lhe Super Tuca!!! :-D

Amanhã posto mais fotos. :-D

Abraços
SP!
Acho que quem alvejou esse Piper Seneca (?) não foi o Super Tucano, mas os AT-27. Esses buracos de bala estão muito pequenos para terem sido feitos por uma .50. Se eu não me engano os AT-27 carregam casulos de 7,62mm da FN Herstal. O que vocês acham?

Posted: 16 Nov 2007 23:03
by Hades
:s:

Realmente os furos não de uma .30 ou 7.62, e nem se comparam ao estrago que uma .50 faz, porém, a informação de que se tratou de disparos efetuados de um Super Tucano foi do 1º Sargento que estava perto.

Será que ele errou o modelo ou aumentou o efeito?

Abraços
SP!

Posted: 16 Nov 2007 23:58
by Gutierrez
De fato sou obrigado a concordar. Pensei exatamente a mesma coisa qnd examinei os danos. Pra mim foi um T-27 mesmo.

Porém, o A-29A no qual pousei para uma foto já entrou em combate segundo o próprio piloto.