Espanhóis inventam avião-helicóptero sem piloto

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Espanhóis inventam avião-helicóptero sem piloto

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
O Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial da Espanha (Inta) apresentou hoje a primeira aeronave do mundo híbrida de avião e helicóptero sem piloto, que irá operar ativamente em 2010 e foi concebida para a vigilância de fronteiras e litorais.

Image

Em declarações, o pai do projeto, o engenheiro aeronáutico Manuel Mulero, afirmou que o Helicóptero Adaptativo Avião (Hada) será a primeira aeronave capaz de mudar seu formato durante o vôo, decolando e aterrissando como helicóptero, mas também podendo desdobrar asas e voar horizontalmente como um avião.

Mulero assegurou durante o Congresso Internacional sobre Aviões Não Tripulados (UAV), realizado em Madri até sexta-feira, que, caso tudo corra bem, o projeto Hada representará um "grande impulso para a Espanha", já que seu projeto poderá ser aplicado futuramente em vôos tripulados.

O projeto Hada conta com financiamento de US$ 17,4 milhões e ficará em fase de testes até meados de 2008, quando se espera que entre em fase operacional.

Agência EFE
SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Simpático...

Se a "função helicóptero" o capacitar a operar em fragatas e cia, pode ser uma opção interessante pra expandir a cobertura das frotas.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Post Reply