Morreu Paul Warfield Tibbets Jr. Piloto do Enola Gay.
Morreu Paul Warfield Tibbets Jr. Piloto do Enola Gay.
:s:
Morre o homem que lançou a primeira bomba atômica da história
CHICAGO, EUA, 1 Nov 2007 (AFP) - O americano Paul Warfield Tibbets Jr. - o homem que lançou a primeira bomba atômica da história que destruiu Hiroshima durante a Segunda Guerra mundial - morreu nesta quinta-feira aos 92 anos em sua casa de Ohio, informou um porta-voz.
Paul pilotou o bombardeiro B-29, o Enola Gay, que lançou a bomba no dia 6 de agosto de 1945.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2 ... 92116.jhtm
Que Deus o tenha, e que o perdoe. :s:
Abraços
SP!
Abraços
SP!
Morre o homem que lançou a primeira bomba atômica da história
CHICAGO, EUA, 1 Nov 2007 (AFP) - O americano Paul Warfield Tibbets Jr. - o homem que lançou a primeira bomba atômica da história que destruiu Hiroshima durante a Segunda Guerra mundial - morreu nesta quinta-feira aos 92 anos em sua casa de Ohio, informou um porta-voz.
Paul pilotou o bombardeiro B-29, o Enola Gay, que lançou a bomba no dia 6 de agosto de 1945.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2 ... 92116.jhtm
Que Deus o tenha, e que o perdoe. :s:
Abraços
SP!
Abraços
SP!
Não há porque perdoá-lo, pois ao lançar a bomba ele não sabia a destruição que provocaria. Haviam dito à tripulação simplesmente que era uma nova arma com incrível poder de destruição. mas não especificaram o que era este incrível...
O erro dele foi, anos mais tarde, comemorar este dia fazendo um lançamento simulado com um artefato com farinha, que explodiu no deserto americano e criou um cogumelo similar ao da bomba A. É uma data para ser lembrada, não comemorada!
O erro dele foi, anos mais tarde, comemorar este dia fazendo um lançamento simulado com um artefato com farinha, que explodiu no deserto americano e criou um cogumelo similar ao da bomba A. É uma data para ser lembrada, não comemorada!
Se eu não me engano, quem lança a bomba nesses bombardeiros grandes é outro cara, acho que o nome é bombardeador, sei lá. no caso do Enola Gay, o sujeito se chamava Thomas Ferebee. Eis uma lista da tripulação do Enola Gay durante a missão que assassinou mais de 100.000 pessoas inocentes:
Enola Gay's crew on August 6, 1945 consisted of twelve men:
- Colonel Paul W. Tibbets, Jr. – aircraft commander
- Captain Robert A. Lewis – co-pilot, Enola Gay's assigned aircraft commander*
- Major Thomas Ferebee – bombardier
- Captain Theodore "Dutch" Van Kirk – navigator
- U.S. Navy Captain William S. "Deak" Parsons – weaponeer and bomb commander
- Lieutenant Jacob Beser – radar countermeasures (also the only man to fly on both nuclear bombing aircraft)
- Second Lieutenant Morris R. Jeppson – assistant weaponeer
- Technical Sergeant George R. "Bob" Caron – tail gunner*
- Technical Sergeant Wyatt E. Duzenberry – flight engineer*
- Sergeant Joe S. Stiborik – radar*
- Sergeant Robert H. Shumard – assistant flight engineer*
- Private First Class Richard M. Nelson – radio operator*
Enola Gay's crew on August 6, 1945 consisted of twelve men:
- Colonel Paul W. Tibbets, Jr. – aircraft commander
- Captain Robert A. Lewis – co-pilot, Enola Gay's assigned aircraft commander*
- Major Thomas Ferebee – bombardier
- Captain Theodore "Dutch" Van Kirk – navigator
- U.S. Navy Captain William S. "Deak" Parsons – weaponeer and bomb commander
- Lieutenant Jacob Beser – radar countermeasures (also the only man to fly on both nuclear bombing aircraft)
- Second Lieutenant Morris R. Jeppson – assistant weaponeer
- Technical Sergeant George R. "Bob" Caron – tail gunner*
- Technical Sergeant Wyatt E. Duzenberry – flight engineer*
- Sergeant Joe S. Stiborik – radar*
- Sergeant Robert H. Shumard – assistant flight engineer*
- Private First Class Richard M. Nelson – radio operator*
Nilton só discordo de uma coisa, a tripulação sabia sim pois estavam aquarteladas na mesma base onde ficavam os laboratórios, e participaram dos testes, inclusive treinaram para lançar a bomba que tinha que explodir na altura certa.
Podem até falar que enganaram a tripulação dizendo que se tratava de um alvo exclusivamente militar, porém dizer que eles não sabiam do poder da bomba, acho isso meio lenda.
Abraços
SP!
Nilton só discordo de uma coisa, a tripulação sabia sim pois estavam aquarteladas na mesma base onde ficavam os laboratórios, e participaram dos testes, inclusive treinaram para lançar a bomba que tinha que explodir na altura certa.
Podem até falar que enganaram a tripulação dizendo que se tratava de um alvo exclusivamente militar, porém dizer que eles não sabiam do poder da bomba, acho isso meio lenda.
Abraços
SP!
S!
Pessoal, guerra é guerra e um monte de gente morre. Não existe guerra boa.
Deixa o cara se entender com o homem lá de cima ou com o capeta.
Morreu tá morto. Ele tinha um trabalho a cumprir e cumpriu. Vão ficar discutindo o sexo dos anjos.
SP!
Pessoal, guerra é guerra e um monte de gente morre. Não existe guerra boa.
Deixa o cara se entender com o homem lá de cima ou com o capeta.
Morreu tá morto. Ele tinha um trabalho a cumprir e cumpriu. Vão ficar discutindo o sexo dos anjos.
SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
Muito se especula sobre a missão de Tibbets e sobre sua opinião sobre os fatos ocorridos dentro do Projeto Manhattan e o lançamento da bomba em si porém, temos que lembrar uma coisa muito importante.
Não estou defendendo Tibbets, só que vale lembrar que ele autorizou o lançamento da arma mas, a ordem veio da Casa Branca.
Não importa se a bomba foi lançada para forçar a submissão e rendição total do Japão ou se isso teve como objetivo impor superioridade aos Sovieticos ou até mesmo a história de que Hiroshima era o principal porto da Frota Imperial Japonesa e que foi de lá que partiu a força principal de ataque a Pearl Harbor.
Nenhuma afirmativa ou justificativa mudará o horror e a imoralidade de ataques aéreos contra cidades e o genocidio de civis.
Horrores terríveis muito bem visualizados na arte de Picasso em sua obra Guernica e nas imagens aéreas e fotograficas das cidade de Dresden, Hiroshima e Nagazaki e de seus habitantes.
Devemos lembrar do que Albert Einstein muito bem escreveu:
"Não faço idéia de como será a 3ª Guerra Mundial mas, sei que a 4ª será com paus e pedras."
Não estou defendendo Tibbets, só que vale lembrar que ele autorizou o lançamento da arma mas, a ordem veio da Casa Branca.
Não importa se a bomba foi lançada para forçar a submissão e rendição total do Japão ou se isso teve como objetivo impor superioridade aos Sovieticos ou até mesmo a história de que Hiroshima era o principal porto da Frota Imperial Japonesa e que foi de lá que partiu a força principal de ataque a Pearl Harbor.
Nenhuma afirmativa ou justificativa mudará o horror e a imoralidade de ataques aéreos contra cidades e o genocidio de civis.
Horrores terríveis muito bem visualizados na arte de Picasso em sua obra Guernica e nas imagens aéreas e fotograficas das cidade de Dresden, Hiroshima e Nagazaki e de seus habitantes.
Devemos lembrar do que Albert Einstein muito bem escreveu:
"Não faço idéia de como será a 3ª Guerra Mundial mas, sei que a 4ª será com paus e pedras."
- 07_Phantom
- Veterano
Bem...
Não questiono o fato de serem soldados e estarem cumprindo ordens, e sim à história de que as tripulações envolvidas no projeto não sabiam do que se tratava a arma, isso para mim é lenda.
De resto, é mais que certo que estavam cumprindo ordens, que se não fizessem seriam considerados desertores e etc...
Abraços
SP!!
Bem...
Não questiono o fato de serem soldados e estarem cumprindo ordens, e sim à história de que as tripulações envolvidas no projeto não sabiam do que se tratava a arma, isso para mim é lenda.
De resto, é mais que certo que estavam cumprindo ordens, que se não fizessem seriam considerados desertores e etc...
Abraços
SP!!