Me deixem explicar...
Há uns 3 anos pensei em fazer um livro tipo manual com os tutoriais que vi no www.cockpitnews.com.br. Fazê-lo em edição de luxo e capa dura, grande formato. Contactei o CG, responsável pelo site, e ele gostou da idéia, mas... Há 3 anos que falamos do assunto e nada de texto!!!
Chegamos a mostrar o projeto ano passado para a FAB para a comemoração dos 100 anos do vôo do 14 bis. Mas a comissão só aceitaria o projeto se já apresentássemos patrocinadores interessados.
Eu fiz este texto da apresentação do projeto para a FAB e o CG fez o conteúdo que está no projeto (índice do livro). Pelo que entendi, foi tudo o que ele escreveu em 3 anos... !!!
Ainda teríamos uma versão em PDF, em baixa resolução, para disponibilizar para os esquadrões. Calculamos que, se um livro como este fosse para ser vendido nas livrarias, não o seria por menos de R$ 200,00 o exemplar.
Melhor seria oferecê-lo para as empresas com o aval da Lei Rouanet. O lucro seria garantido e não teríamos de nos preocupar com vendas e distribuição. O valor total seria apresentado para cada empresa patrocinadora, assim, lucrariamos mais quanto mais empresas patrocinassem. A Petrobras e a empresa que administra os aeroportos no Brasil, a Infraero, tem departamentos específicos para isso. E a Ford, TV Globo, TAM, etc.
Também pensamos num nome de peso para o prefácio. O Douglas King conhece pessoalmente o brigadeiro Moura, que lutou na Itália e se dispôs a falar com ele.
A idéia geral é fazer o livro fartamente ilustrado com telas capturadas do simulador IL2 em alta resolução, mostrando as manobras, ao invés de infográficos.
Descobri que alguns dos tutoriais eram do Erick, do VF-1 Falcões, e o contactei. Ele gostou da idéia também, mas falou que tinha outras prioridades então. Isso foi em janeiro de 2006.
De lá para cá tudo está parado. Fiz layouts de capas e diagramação, mas não tenho o texto nem as telas... Sou um pouco pior que medíocre como piloto virtual, assim não conheço o suficiente de manobras para escrever o texto...
Já que tem uma turma de pilotos experientes aqui, que tal nos juntarmos para fazer isso? Saindo o livro, o esquadrão pode usar o $$$ da venda para novos servidores, joys e pedais para os integrantes do esquadrão! Porque não?! Sei que este não é o objetivo deste esquadrão, mas penso em fazer disso mais uma diversão do que obrigação, fazer um livro que dá orgulho de mostrar para os outros e se diverter fazendo-o.
Com os textos do Sokol e demais pensei em acrescentar também no conteúdo uma descrição e uso dos programas que acrescentamos ao IL2, como o Bomb Table, IL Manager, etc. E mais um parte de como montar seu próprio trottlel, pedais, etc.
Ficaria bem completo e seria único na bibliografia nacional, talvez mundial.
Acho que este esquadrão tem talento e capacidades suficientes para isso. E se ninguém quiser patrocinar ou publicar o livro, ainda teremos um trabalho do qual poderemos nos orgulhar e deixar pronto e guardado até aparecer uma oportunidade de impressão.
Sou designer gráfico, já fiz vários livros e posso fazer toda a diagramação, layouts, ilustrações, finalização, etc.
Alguém opina sobre esta proposta?

Alguns livros que ajudei a fazer:
http://www.editorabelacatarina.com.br/portfolio.htm