Projeto "Tarmac Aces".

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Projeto "Tarmac Aces".

Post by 21_Sokol1 »

O Projeto "Tarmac Aces" começou em janeiro de 2005, no tópico intitulado "pour un vrai manche de warbird"
( ~Por um verdadeiro manche de warbirds) no forum da Check-Six, o "Maître d' oeuvre" citado no início é o Tio Oleg.
Le principe serait le suivant:

Maître d' oeuvre: Oleg

Partenaire: non dtéerminé encore, grosse boîte de joystick ou nouveau venu

Description: manche "long", posé au sol, à retour de force puissant (rien avoir avec les "secousses actuelles des FFB"

Le trim: une révolution ! contrairement aux trims de joysticks actuels, qui ne font que déplacer le neutre du joy, il agirait uniquement sur le retour de force, un manche trimmé pour avion en montée ne serait pas centré, mais maintenu à la position qu' il avait "trim au neutre", sans effort du pilote (un vrai trim quoi).

La première série (100 ou 1000), serait lancée suite à souscription.

En résumé: on paye, l'industriel utilise l' argent pour développer/construire l' objet, les souscripteurs reçoivent l' objet avec le double du temps prévu initialement (c' est toujours comme ça, mieux vaut ne pas se leurrer).

Voilà, si il y a un nombre de réponses suffisamment important ça permettra de proposer à Oleg un budget réaliste, une indication du nombre de clients potentiels, et il pourra ainsi se déterminer sur la viabilité du projet (qui est loin d' être certaine).

A titre d' indication un cougar modifié coûte environ 500 à 600 euros, suivant la modif.
Bom, depois de muito piriri e pororo, um protótipo no minímo curioso, feito pelo NN_DAN, um simuleiro "torneiro" conhecido por fazer mods de melhoramento para o HOTAS Cougar:

Image

E até palpite do xereta do Sokol1: :-P
Mmm, IL2/Mig3 manche?

IL2'S permet d'utiliser 10 essieux.
De même frein proportionnel.

Exemples de grips WWII avec plus de 2 boutons. Le curieux "volant" de la BF109B15.

Image

Il excuse par le Frances de Babelfish.

SP!

Sokol1
Atualmente o projeto ganhou a adesão de um ex-piloto de F-16 e de um instrial, e por estes dias, no estande da Check-Six no Mundial da Simulação em Le Bouget (Mário, vai neste também? ;) ) estará em exposição.

Encomendas para o primeiro modelo, o venerável Knüppelgriff KG-13B serão abertas dia 26/09/2007.

Image

Como o projeto prevê uma base universal, "gimbal" com rolamentos, sensores HALL, um tipo de feedback, o tal revolucionário sistema de trim, eletrônica USB tipo Mjoy16 ou BU0836, 8 eixos, 32 botões e HAT, em cujo eixo poderá ser encaixado o grip de preferência do "grognard", outros modêlos de "grip" estão planejados:

Image

F4U Corsair, Curtiss P36/P40 H75, JU87 Stuka, IL2, Yak 3/9, F6F-4, Mustang P51, Lagg 3/5, P47, ME 109, ME 110, ME 262, JU88, Heinkel 111, DO 335...

Ou até mesmo do manjado "F-16" :roll: e por que não do "X-Wing Fighter" ... :P

Virão também trottles baseados nos warbirds da WWII e outros acessórios para seu cockpit.

Obviamente é para "rich grognards". :sad:

http://www.valiant-studio.eu/tarmac/hangar.php

Sokol1
MaGOid

Post by MaGOid »

Eu estava pensando em construir uma base de manche com rolamentos quando vi seus comentários sobre esse projeto em outros fórums, e fiquei ainda mais entusiasmado quando descobri que os rolamentos que pretendo usar são muito baratos, já que eles são usados em rodas de skate e patins in-line. O 608zz custa meros 10 reais, o kit com 8 deles!

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... d=58764920

Depois de muito matutar descobri que esse design acima serve para ser usado no meu projeto, mas pretendo usar apenas uma mola abaixo do cano do manche. Só preciso agora comprar uma furadeira de bancada (não quero mandar um ferreiro ou torneiro fazer pois sei que nunca vai sair o que eu quero) para fazer os furos com precisão. Essa furadeira será usada também para fazer um pedal e um jogo de manetes, tudo de metal, assim espero.

Cansei de usar coisas de plástico que se desgastam rápido e não tem o verdadeiro "feeling" dos equipamentos de verdade. Espero que o metal e rolamentos me tragam isso. Essa revolta é por causa do meu pedal da Genius que quebrou no meio de uma partida online :cry:

Para a parte eletrônica estava pensado usar um joypad dualshock do playstation, pois sua pcb é muito fácil de ser utilizada. São 4 eixos, um hat e 12 botões, mais o sistema de vibração (que eu quero por causa do aviso quando o caça está no limite do stall). Tem uma imitação dele no ML já em usb para PCs e custa menos da metade de um Clone Cobra. Assim eu poderia usar 2 ou 3 para cobrir as minhas necessidades. O maior problema está em sua resolução, pois descobri testando um dualshok aqui que ele é bem menos preciso que meu Sidewinder Joystick (que eu já acho pouco preciso). Na Wikipedia diz que o Dualshok 2 do PSX2 tem resolução de 8 bits (256 posições) e que o Dualshok 1 (que eu tenho) é menos preciso ainda. Consta que o do PSX3 tem 10 bits (1024 posições) mas custa muito caro.
Gostaria de saber de você Sokol1 se o Mjoy16 tem resolução superior a 8 bits e se é necessário um programador de eprom para o chip dele ou se isso pode ser feito diretamente pelo PC.
MaGOid

Post by MaGOid »

Vi em outro fórum que a resolução é de 10 bits e que é necessário o programador de eprom. Mas como esse programador é muito simples isso já não é um problema. Eu estava consultando um amigo sobre como fazer as placas e ele me disse que eu poderia encomendar um molde de serigrafia para isso. Vou ver por quanto sai.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

MaGOid

Já vi que você é :22 . Bem vindo a bordo da Naú dos Insansos. :D

Esqueça estes circuitos USB de gamepad e joys Ching Ling, são muito frágeis - as trilhas descolam fácil, os eixos tem uma deadzone eletrônica no meio... Estes circuitos são bons para "button box", e voce pode colocar o motor do "vibration" dele na caixa do joy - independente do circuito deste para os avisos de stoll.

O Mjoy16 é 10 bits :ok, e fica baratinho para montar, uns 30/35 R$, já montei quatro, 4fun.
A gravação do ATMEGAse faz via porta paralela com um cabo D.I.Y. de R$ 5,00 - veja neste tópico que abri no Aerovirtual:
http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... opic=72091

Já "encolhi" o PCB de forma a caber na apertada base de um Sumcom F-15.

Tenho trocentos desenhos/idéias/fotos de protótipos de gimbal roletados e sistemas de molas, que fui coletando por ai, principalmente nos foruns do Leste Europeu. Inclusive deste sistema de mola que voce pretende usar.

Um ponto a considerar sobre uma mola: "Unfortunately the single spring system was easy to manufacture, but yet again, lateral forces on the spring cause material fatigue and spring failure every 3-4 months. RNZOLI stick maker no UbiZOO"

Posta uns desenhos/esquemas do seu projeto, ando a procura de um para um "piano de manetes tipo WWII prático e funcional.

Veja quanto custar o PCB feito por processo tipo industrial, tenho interesse também.

O Leo Bodnar vende uma nova versão do BU0836 (A) com 12 bits de resolução (4 x maior que 10 bits).

S!

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Fotos "In action":

Image

Image

Image

Outros grips anunciados:

Mirage III
Jaguar
Alpha jet
SU 27
Mig 29

S!

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Caso alguem ganhe na Loto:

Preços do "Tarmac Aces":

Base universal: 500 euros.
Grip KG13-B: 280 euros.

E antes de comparar com os Xbidule "Chinese Made' considere:
Même si ce budget parait élevé , une fois annoncé à tout ceux qui l'ont eu en mains au salon du Bourget , il a été considéré comme amplement justifié ...

Inutile de comparer les embases et les manches de Tarmac Aces à quelque autre joystick : il n'y a pas de point de référence à leur mesure ...

Notez bien qu'il s'agit de micro-séries fabriquées et montées à la main , et qu'il faudra compter sur un délai d'environ six semaines après validation de la commande ..
O jeito é apostar na Loto mais vezes... :-P

EDIT: Pequeno vídeo (quick Time) "In Action": http://c6squad.info/stockc6/Trollbug/Im ... ourget.3gp

Sokol1
Ernst

Post by Ernst »

Desculpem, mas o "coveiro" voltou! Parece que nao obtiveram sucesso, uma vez que as vendas foram canceladas. O trabalho e excelente mas os valores envolvidos sao muito acentuados! Espero que estejam revendo estes conceitos. Deve sair mais em conta contratar um torneiro mecanico profissional para reproduzir o KG 13 a partir da planta e montar os componentes. Hehehe... Falar nisso tem moldes, plantas destes grips soltos na net?
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Pelo que fiquei sabendo, o valor de venda basicamente cobria os custos, e teve tambem o problema de usarem o controlador USB BU0836.
E a coisa de 3 meses o fabricante, Leo Bodnar esteve doente e MIA.

Um torneiro mecânico profissional - nem com torno CNC - consegue reproduzir este grip, pois envolve a confecção de moldes, o que não é da area do referido profissional.

O KG 13-B da Tarmac era produzido a partir de moldes tirados de um real e moldado em resina. Estes moldes tem uma vida util definida...

Não existe muita coisa na Net alem de fotos e uns desenhos postados no SimHQ feitos por um tal de Jak da Suecia. Já tentei modelar em 3D, mas superficies curvas complexas esta alem do meu parco skill.

Tem um pessoal da Alemanha - Simaviatik (tem o link aqui) - faz uma modelo parecido, ou seja não é copia do real, bem convincente, o kit do grip para montar e pintar é 100 Euros.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Re: Projeto "Tarmac Aces".

Post by 21_Sokol1 »

O sonho (para uns poucos endinheirados) do "joystick WWII" acabou.

A Valiant Studios da qual fazia parte a Tarmac Aces entrou em concordata, e a empresa que assumiu a massa falida optou por não continuar com o processo - semi-artesanal - de construir controles para um restrito grupo de simuleiros... :(

Sokol1
Post Reply