Felipe Machado wrote: Link: http://blog.estadao.com.br/blog/palavra ... &tb=1&pb=1
Para mim não há nada mais constrangedor do que ouvir a torcida cantando “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...”. Não tenho o menor orgulho de ser brasileiro. Por que eu teria? Isso soa como uma comparação com outras nacionalidades, como se ter nascido aqui nos desse alguma vantagem em relação a quem nasceu em outro país.
Orgulho de quê, cara pálida? Das praias bonitas, das florestas, dos rios? Isso tudo é lindo, mas não foi graças a nenhum brasileiro que a natureza veio parar aqui. Pelo contrário, aliás: estamos destruindo e queimando nossas maravilhas numa velocidade cada vez maior.
Orgulho de quê? Do povo brasileiro? Temos pessoas boas e más, como qualquer outro país. Hoje em dia, arriscaria até a dizer que somos piores do que os outros; nenhum outro povo agüentaria calado a humilhação pela qual sucessivos governos incompetentes nos fazem passar. A Justiça não é justa, o Legislativo só legisla em causa própria, o Executivo é motivo de riso – pena que os palhaços somos nós. “Não se pode generalizar”, defendem-se, protegidos pela imunidade que eles mesmos se concedem. A realidade dos fatos mostra que posso, sim.
Em relação a outros povos, a vergonha aumenta. Quando algum amigo estrangeiro me pergunta “qual é a melhor época para visitar o Brasil?”, eu respondo: nunca. Nossos aeroportos não funcionam – Santos Dumont deve estar se revirando no túmulo –, as ruas são imundas e você pode ser assaltado no caminho para o hotel (ou em qualquer outro local de qualquer cidade, a qualquer hora). E se for à Cidade Maravilhosa, ainda corre o risco de levar uma bala na cabeça no meio da rua. Ou seja, vá para outro país mais civilizado. Algum país na África, por exemplo.
Chegamos, finalmente, ao esporte, onde a torcida é composta por brasileiros “com muito orgulho e muito amor”. O Pan já acabou e, desculpe dizer, o mérito dos nossos atletas é deles mesmos, não têm nada a ver com o Brasil. Esportistas como Natália Falavigna, prata no Taekwondo, vencem apesar de serem brasileiros. São heróis que lutam por seus sonhos, como todos nós. Alguns conseguem se dar bem, a grande maioria só sobrevive. Aqui é assim: cada um por si. E Deus, que nunca foi brasileiro, contra todos.
Brasil: sem orgulho e sem amor
- 07_Phantom
- Veterano
Brasil: sem orgulho e sem amor
SP!
Phantom
Phantom
O texto acima é UMA verdade.
Talvez a mais evidente e a mais urgente no momento, no entanto, podemos nos orgulhar de sermos um país mais tolerante às diferenças étnicas e culturais, religiões e etc. Podemos nos orgulhar de sermos um povo alegre, por termos o carnaval (uma das manifestações culturais mais expressivas que existe no mundo), Santos Dumond, Pelé, Senna, Guga, Jobim, Pitangui.
-Podemos? Acho que sim, eles não nos vendem Jordans, Federers, Tigers, Michaels, Madonas.
Brasileiro quando aparece é porque é bom mesmo, tudo bem, não recebe ajuda de ninguém. Então? Não é pra ter orgulho? Quem não tem orgulho da seleção brasileira de vôlei? É algo que anda funcionando no nosso país, porque não citá-la?
Todo lugar tem suas mazelas e isso é uma OUTRA verdade. Que deus não é mesmo brasileiro eu sei que não é, ou então o mundo não teria guerra, IL2, America Armys.... Teria sim, como tem, muita injustiça. Deus é de todos e de ninguém.
Abraços,
Nabakov
Talvez a mais evidente e a mais urgente no momento, no entanto, podemos nos orgulhar de sermos um país mais tolerante às diferenças étnicas e culturais, religiões e etc. Podemos nos orgulhar de sermos um povo alegre, por termos o carnaval (uma das manifestações culturais mais expressivas que existe no mundo), Santos Dumond, Pelé, Senna, Guga, Jobim, Pitangui.
-Podemos? Acho que sim, eles não nos vendem Jordans, Federers, Tigers, Michaels, Madonas.
Brasileiro quando aparece é porque é bom mesmo, tudo bem, não recebe ajuda de ninguém. Então? Não é pra ter orgulho? Quem não tem orgulho da seleção brasileira de vôlei? É algo que anda funcionando no nosso país, porque não citá-la?
Todo lugar tem suas mazelas e isso é uma OUTRA verdade. Que deus não é mesmo brasileiro eu sei que não é, ou então o mundo não teria guerra, IL2, America Armys.... Teria sim, como tem, muita injustiça. Deus é de todos e de ninguém.
Abraços,
Nabakov
- 07_Phantom
- Veterano
Pois é Naba, meu problema hoje é, com tantas coisas para me envergonhar, as coisas das quais ainda tenho orgulhando acabam ficando ofuscadas. Principalmente frente ao futuro sem mudanças alias, na verdade, apenas com perspectiva de piorar.
Só de olhar alguns itens de orgulho que vc citou, já me vem a cabeças coisas que me envergonham, exemplos?
Temos liberdade religiosa, ai neguinho se aproveita disso para passar envelope com "preço" nos bancos da igreja e ainda diz : "OU DÁ OU DESCE!"
A alguns anos que não vou, ou pelo menos evito ao máximo, ao centro do Rio com a minha família. Pq? Tenho medo de não voltar.
Todos os dias, quando volto do trabalho, se o trânsito para fico com medo do motivo.
Gasto 34% do que ganho em impostos, mas preciso pagar plano de saúde pois, se depender do governo, vou morrer no corredor de algum hospital.
Queria ter um segundo filho mas, mesmo ralando <font color="red"><i>demais</i></font>, fico com medo de não ter condições de dar um nível de vida aceitável (atentção para o aceitável hein!).
Será que deveria mesmo ser alegre? Pular carnaval?
Sei não, fico pensando que não seria mais ou menos igual aos caras que voltam comigo no ônibus, vinham o tempo todo reclamando da vida, que não tinha dinheiro para isso ou para aquilo, que até remédio não tava dando, que a escola do filho tava atrasada etc. Mas quando desciam do ônibus já ficavam no bar e, só saiam dali depois de se afundarem mais um pouquinho.
Só de olhar alguns itens de orgulho que vc citou, já me vem a cabeças coisas que me envergonham, exemplos?
Somos tolerantes mas precisamos abrir cotas para negros nas universidades pq o ensino básico público (ou privado que um cidadão pode pagar) é, por falta de palavra melhor, uma merda.41_Nabakov wrote:podemos nos orgulhar de sermos um país mais tolerante às diferenças étnicas e culturais, religiões e etc.
Temos liberdade religiosa, ai neguinho se aproveita disso para passar envelope com "preço" nos bancos da igreja e ainda diz : "OU DÁ OU DESCE!"
Podemos?41_Nabakov wrote: Podemos nos orgulhar de sermos um povo alegre, por termos o carnaval (uma das manifestações culturais mais expressivas que existe no mundo),
A alguns anos que não vou, ou pelo menos evito ao máximo, ao centro do Rio com a minha família. Pq? Tenho medo de não voltar.
Todos os dias, quando volto do trabalho, se o trânsito para fico com medo do motivo.
Gasto 34% do que ganho em impostos, mas preciso pagar plano de saúde pois, se depender do governo, vou morrer no corredor de algum hospital.
Queria ter um segundo filho mas, mesmo ralando <font color="red"><i>demais</i></font>, fico com medo de não ter condições de dar um nível de vida aceitável (atentção para o aceitável hein!).
Será que deveria mesmo ser alegre? Pular carnaval?
Sei não, fico pensando que não seria mais ou menos igual aos caras que voltam comigo no ônibus, vinham o tempo todo reclamando da vida, que não tinha dinheiro para isso ou para aquilo, que até remédio não tava dando, que a escola do filho tava atrasada etc. Mas quando desciam do ônibus já ficavam no bar e, só saiam dali depois de se afundarem mais um pouquinho.
Sim, devemos ter orgulho mas, mesmo esses, ou saem daqui para poder viver dignamente e receber o que merecem pelo dom e esforço que tem, ou desaparecem.41_Nabakov wrote: Santos Dumond, Pelé, Senna, Guga, Jobim, Pitangui.
SP!
Phantom
Phantom
S!
A tolerância racial e religiosa realmente é um motivo de orgulho, porque poucos povos a tem.
Mas o brasileiro deveria realmente suspender o sentimento de orgulho (que aliás, antigamente, era pecado) e repensar o país, que anda desandando...
SP!
A tolerância racial e religiosa realmente é um motivo de orgulho, porque poucos povos a tem.
Mas o brasileiro deveria realmente suspender o sentimento de orgulho (que aliás, antigamente, era pecado) e repensar o país, que anda desandando...
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
S!
Bem, como diria Paulo freire: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto"...
Vejam que interessante: na minha última aula de sociologia discutimos justamente isso! - e fizemos um paralelo entre duas situações: sobre EUA e sobre o BRASIL...com efeito comparativo entre qualidades, defeitos, etc...
deu o maior bah fah fah e a conclusão, é mais ou menos esta: toda a comunidade, grupo social, país ou até um site de relacionamentos como o GAV possuem as mesmas características!!! coisas positivas e coisas negativas
Mas duas questões devem ser melhor abordadas: tolerância ao diferente e efeito comparativo. Os dois são excludentes! Usar simplesmente o efeito comparativo para dizer que o país é uma bosta e que o EUA é melhor pq tem coisas melhores, é o que chamamos de alienação...
EU tenho orgulho de ser brasileiro! - tenho orgulho de minha cultura...ademais, a democracia no brasil é uma criança em fase de crescimento que está se educando com nossa ajuda(positiva ou negativa).
SP!
Bem, como diria Paulo freire: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto"...
Vejam que interessante: na minha última aula de sociologia discutimos justamente isso! - e fizemos um paralelo entre duas situações: sobre EUA e sobre o BRASIL...com efeito comparativo entre qualidades, defeitos, etc...

Mas duas questões devem ser melhor abordadas: tolerância ao diferente e efeito comparativo. Os dois são excludentes! Usar simplesmente o efeito comparativo para dizer que o país é uma bosta e que o EUA é melhor pq tem coisas melhores, é o que chamamos de alienação...
EU tenho orgulho de ser brasileiro! - tenho orgulho de minha cultura...ademais, a democracia no brasil é uma criança em fase de crescimento que está se educando com nossa ajuda(positiva ou negativa).

SP!
Abraços,
Krauthein
Krauthein
S!
Sei não, para mim o orgulho nacional é um sentimento meio cego que se apega a aspectos estereotipados da cultura de um país que nada dizem sobre os rumos desse país, e ainda pior é um sentimento altamente manipulável e perigoso, porque trabalha por contrastes (NÓS isto os outros aquilo...)
Os alemães foram levados a se engajar em duas guerras desastrosas depois de terem seu orgulho manipulado...
Pessoal, um país é apenas um pedaço de terra onde vive gente igual a que existe em qualquer outro canto mundo, só que mancomunando com certos objetivos de vida... em vez de termos orgulhos cegos que não levam a nada, vamos sentar para discutir que objetivos são esses...
SP!
Sei não, para mim o orgulho nacional é um sentimento meio cego que se apega a aspectos estereotipados da cultura de um país que nada dizem sobre os rumos desse país, e ainda pior é um sentimento altamente manipulável e perigoso, porque trabalha por contrastes (NÓS isto os outros aquilo...)

Os alemães foram levados a se engajar em duas guerras desastrosas depois de terem seu orgulho manipulado...
Pessoal, um país é apenas um pedaço de terra onde vive gente igual a que existe em qualquer outro canto mundo, só que mancomunando com certos objetivos de vida... em vez de termos orgulhos cegos que não levam a nada, vamos sentar para discutir que objetivos são esses...

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
PH, concordo com você sobre as mazelas e é triste ter que lembrá-las mesmo diante dos nossos ídolos. Só uma ressalva a fazer: As cotas para negros não se baseiam apenas na falta de qualidade das escolas públicas, mas é, principalmente, uma questão histórica de oportunidades.07_Phantom wrote: Somos tolerantes mas precisamos abrir cotas para negros nas universidades pq o ensino básico público (ou privado que um cidadão pode pagar) é, por falta de palavra melhor, uma merda.
Shinke,
Diz para o seu professor que comparar o Brasil com os USA é uma questão lamentável, tanto para nós quanto para eles.
Condor,
Também acho que o orgulho nacional é um sentimento subjetivo, mas não somos iguais a qualquer pessoa do resto do mundo. Nos une a língua, os costumes, o jeito de ser, a literatura, a música, o esporte e muito mais. Machado de Assis chamava isso de "Insticto Nacionalista". Por isso acho que a matéria postada esta equivocada, não devemos deixar de ter orgulho de ser brasileiros (ou Argentinos) baseado apenas naqueles argumentos. Devemos ter orgulho e ir além, arrumar a nossa casa.
- 07_Phantom
- Veterano
O que por si só já é algo para não se orgulhar. Se somos tolerantes quanto a etnia a questão de oportunidades deveria ser igual.41_Nabakov wrote:As cotas para negros não se baseiam apenas na falta de qualidade das escolas públicas, mas é, principalmente, uma questão histórica de oportunidades.
EXATO! E esse é o problema, SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR! Não preciso me preocupar com isso.41_Nabakov wrote:Devemos ter orgulho e ir além, arrumar a nossa casa.
Mais exemplos? A maioria dos "mensaleiros" que consiguiram se safar, mesmo aqueles que renunciaram ao mandato, foram reeleitos, pelo povo que canta sou brasileiro com orgulho e amor e para por ai em sua paixão pelo Brasil.
E entenda, não estou culpando o povo não, estou dizendo que é necessário acordar e notar que, atualmente, temos mais motivos para nos envergonhar do que para nos orgulhar.
SP!
Phantom
Phantom
- 04_Nospheratus
- Ala
Concordo, Ph!07_Phantom wrote:Se somos tolerantes quanto a etnia a questão de oportunidades deveria ser igual.
Vou mais longe. A Constituição, em certos aspectos da questão dos direitos individuais, foi uma forma dos Constituintes ficarem bem na fita...
Não creio que fora da lei exista tolerância de etnia ou mesmo de religião.
A Lei que pune a discriminação racial, regional etc, só abrange o estar, ficar, permanecer... quanto a outros verbos, são tipificados como crimes de ação penal privada, da legislação de 1940...
Quanto a religião então... é forte o lobismo religioso, não a livre religiosidade... sou Umbandista e sei do que estou falando

Senta a Pua!
"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
- 42_Hildebrand
- Arataca
S!
Querem saber de um negócio? Eu acho essa história de cota para negros um verdadeiro tiro no pé, acho que isso é o mais puro racismo! O cara sempre será o cara da cota!! Ou seja isso é o apartheid da educação!
Os governantes são populistas então preferem manter os problemas e só tratar dos efeitos para fins eleitorais, o que eles tinham que fazer era melhorar o ensino público oras!!
Que palhaçada!!! Falta seriedade com o ensino público!
No Brasil não tem problema se vc for negro ou índio, espírita ou evangélico, basta que você não seja pobre!
SP!
Querem saber de um negócio? Eu acho essa história de cota para negros um verdadeiro tiro no pé, acho que isso é o mais puro racismo! O cara sempre será o cara da cota!! Ou seja isso é o apartheid da educação!
Os governantes são populistas então preferem manter os problemas e só tratar dos efeitos para fins eleitorais, o que eles tinham que fazer era melhorar o ensino público oras!!

No Brasil não tem problema se vc for negro ou índio, espírita ou evangélico, basta que você não seja pobre!
SP!