Ruido em potenciômetro

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Ruido em potenciômetro

Post by 32_Mariocar »

Possuo um sistema de som de um micro antigo (IBM Aptiva) que tem uma qualidade excelente, mas começou a apresentar ruido ao manipular os potenciômetros (volume, agudos e graves). Por várias vezes utilizei spray limpa contatos e algum tempo depois o problema volta. Estou postando fotos dos potenciômetros e gostaria de uma ajuda sobre como poderia resolver o problema de forma definitiva.
Desde já agradeço.

:)

Image

Image
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Mario,

Leve num técnico de eletrônica e peça para substituir os pots.

Infelizmente vão ser substituidos por uns chineses da pior qualidade
que é o padrão do mercado. :evil:

Ou, se for adepto do DIY, compre pots do mesmo valor do tipo A (logaritimico) que são os usados em contrôle de volume.

Sokol1
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Post by 32_Mariocar »

Valeu mesmo Sokol, a minha dúvida era se dava para desmontar e limpar. Vou comprar as peças e substituir.

:ok
SP!
Mariocar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Post by 32_Mariocar »

Comprei os potenciômetros e substitui. O sistema ficou ótimo, embora não tenha encontrado o duplo de 5k, substitui por um de 10k (controle de graves). Valeu pela dica Sokol.
SP!
Mariocar
JRRJ

Post by JRRJ »

Pô,

Posso pegar uma carona nesse post?

Tambem tenho uma caixa de som da Creative com problemas no potenciometro. Tenho desde 1999 e a caixa é boa pra cacete e não queria perde-la.

Acontece que no RJ não estou conseguindo achar o potenciometro duplo c/chave de 50k.

Foto:
http://img183.imageshack.us/img183/659/pot3em4.jpg

Se puderem ajudar ai pelas bandas da Sta Efigenia é só falar o preço e custo de envio. Sem chave tambem serve.

Mariocar,

Nos pots eu uso o silematic (silicone) quando faço a limpeza.
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Post by 32_Mariocar »

JJRJ, eu encontrei o duplo de 50 k (sem chave) em várias lojas na República do Líbano e cercanias, no centro da cidade. O meu problema foi o de 5 K duplo, que ninguém tinha. Se você puder, dá um pulo lá que com certeza vai encontrar o duplo sem chave.

SP!
Mariocar
JRRJ

Post by JRRJ »

Putz,

Ja fui em N Iguaçu, Cascadura e fui esquecer logo a Rep do Libano.

Valeu!
422nd_novak1

Post by 422nd_novak1 »

Boa Noite

Talvez esteja postando tarde demais , porém existe no mercado um spray de butano chamado contamatic que na maioria dos casos resolve ou ameniza esses ruidos causados por sujeira em potenciômetros .

Salute
Novak
Post Reply