Plaqueta USB para Montagem de Cockpith
Plaqueta USB para Montagem de Cockpith
A algum tempo atrás lembro de ter lido um tópico onde aparecia uma plaqueta USB com a possibilidade de 32 botões e 6 eixos (acho que era isso) alguém ainda tem o endereço do site onde comprar a dita cuja? :-?
Valeu, mas acho que ja tenho a resposta
No topico fixo sobre o Thrumaster, tem a respostas que estava procurando, mas valeu e muito obrigado, depois posto umas ideias que tive !!! -

Hawkice,
A placa USB (COTS) é a BU0836 vendida pelo leo Bodnar da Inglaterra, custa ~35U$ mais 10U$ de frete para qualquer canto do mundo, pagos através de cartão de crédito internacional/PayNPal.
Tem 32 botões, HAT de 8 ângulos e 8 eixos de 10 bits.
Esta mais do que testada pelo comunidade simuleira mundial, inclusive vários pessoas do Brasil já compraram.
Se resolver encomendar uma me avise que estou querendo comprar uma, ai a gente racha o frete.
Sokol1
A placa USB (COTS) é a BU0836 vendida pelo leo Bodnar da Inglaterra, custa ~35U$ mais 10U$ de frete para qualquer canto do mundo, pagos através de cartão de crédito internacional/PayNPal.
Tem 32 botões, HAT de 8 ângulos e 8 eixos de 10 bits.
Esta mais do que testada pelo comunidade simuleira mundial, inclusive vários pessoas do Brasil já compraram.
Se resolver encomendar uma me avise que estou querendo comprar uma, ai a gente racha o frete.
Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 19 May 2007 13:09, edited 2 times in total.
Hawkice,uvida: Nesse valor não tem aquela parada do imposto
na chegada ao Brasil?! O valor esta abaixo da cota?
A cota de isensão de U$ 50,00 é apenas para rémedios, livros e software.
O envio de um BU0836 da Inglaterra para cá é feito via Air Mail - e podera pagar II (Imposto de Importação) dependendo de quem fiscalizar...
Obs. Quando se compra lá fora e vem via Courier (DHL, FedEX...) sempre se paga o II, já que a própria transportadora é incubida de receber o valor.
BTW - Semana passada o Leo Bodnar lançou uma nova versão do controlador, o BU0836A com 12 bits de resolução, o que significa que é 4 vezes mais preciso o anteiror, de 10 bits.
http://www.leobodnar.com/products/BU0836A/
A título de comparação:
Joy Genius Fxx - 80 bits
M# Sidewinder FF PRO - 256 bits
HOTAS Cougar - 1.024 bits
Saitek X-52 "Vanila" - 2.084 bits
Saitek X-52 PRO - 1.024 bits - parece que os sensores HALL utilizados não aproveitavam os 2.084 bits.
Sokol1
Não, o BU0836 usa o Microchip 18F2450, de 100 mhz.Esse chip que ele usa é provavelmente o ATMEGA16, e existem na internet projetos para uso do mesmo pela comunidade simuleira, se não estou enganado no ML ele esta custando em um fornecedor de São Paulo R$ 12,00.
O ATMEGA16 é 30 MHZ. Custa R$ 12,00 no M.Livre - vendedor WorldPic.
Existe um projeto DIY de controlador USB baseado no ATMEGA, disponibilizado pelo Lituano Mindaugas em ~2004, é muito usado pela comunidade simuleira do leste europeu (Russia e vizinhanças).
É o controlador Mjoy8 (6 eixos, HAT e 24 eixos) e o ATMEGA16 (8 eixos, HAT 32 botões, 14 chaves ON-OF-ON, e 4 encoders incrementais - tipo scroll de mouse).
Ex. Saitek X-52 cujo circuito USB foi substituido por um Mjoy16:

Já montei o Mjoy8 e o Mjoy16 - por certa de r$ 30/35 cada.
"My precious":

O problema é que não consegui um fornecedor a custo acessível e para pequenas quantidades do PCB (circuito impresso), já que não consegui fazer com os metódos de serigrafia geralmente usados.
O Mjoy8 desenhei a mão, ficou uma kaka, mas funcionou e é usado num joy Saitek X-36.
O Mjoy16 vai para um dos joystick que tenho para transormar para USB:
Suncon F-15 Hawk, Ch F16-Combatstick, CH Force FX, TM TopGUN.
Para estes fiz um layout reduzido (7,5cm x 3,5cm), falta fazer o PCB:

Abri um tópico no forum "Cockpits caseiros" da Aerovirtual, muito se falou, muita gente interessou, mas não resultou na esperada confecção de PCBs comunitária para baratear o custo.

http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... opic=72091
http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... opic=72811
Sokol1
Ops. acho que então posso ajudar no caso de confeccionar PCB´s, a empresa em que trabalho produz instrumentos para automação industrial e advinhe PCB´s são produzidas também vou entrar em contato com mais detalhes depois, agora estou em viagem e muito longe da matriz, mas assim que voltar eo RJ eu passo detalhes.
Saudações Srs!
Também fiz o Mjoy8 "na mão" utilizando uma técnica de xerox e caneta de retro projetor para fazer a PCB.
Recentemente adicionei mais alguns componentes pois estavam ocorrendo acionamentos indevidos de algumas chaves.
Se forem fazer uma PCB "industrial", se for possível, gostaria de participar.
[],s
Nilton
Também fiz o Mjoy8 "na mão" utilizando uma técnica de xerox e caneta de retro projetor para fazer a PCB.
Recentemente adicionei mais alguns componentes pois estavam ocorrendo acionamentos indevidos de algumas chaves.
Se forem fazer uma PCB "industrial", se for possível, gostaria de participar.
[],s
Nilton