Cai avião da FAB em Goiás

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Cai avião da FAB em Goiás

Post by 07_Phantom »

Cai avião da FAB em Goiás
Publicada em 06/11/2006 às 22h18m
Maria Lima e Regina Alvarez - O Globo

BRASILIA - Um avião Xavante da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou, em treinamento, junto com uma esquadrilha de quatro aeronaves de Goiânia para Anápolis, caiu nesta segunda-feira antes de chegar à base aérea de Anápolis, nas proximidades da pista de pouso da unidade militar. O piloto do avião se ejetou e o aparelho caiu em área desabitada, sem causar vítimas. O acidente ocorreu por volta das 19h. A aeronave estava em operação desde a década de 70.

O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, ligou para o brigadeiro Luiz Carlos Bueno, comandante da FAB, para colocar o órgão à disposição para ajudar. Mas Bueno disse que estava tudo bem, que o piloto nada sofrera e que não havia vítimas.

Construído pela Embraer sob licença da Aermacchi, o modelo MB-326, aqui denominado AT-26 Xavante, destina-se a missões de Treinamento e de Ataque ao Solo. Produzido em quatro continentes, ele suporta 7,5G's positivos e 3G's negativos, o que o torna extremamente manobrável. Construído na Itália, Austrália, Brasil e África do Sul, o Xavante é muito admirado pelo seu baixo custo de produção e operação, com resultados de alto desempenho e versatilidade. Na África do Sul, o Impala, como é chamado, equipa a esquadrilha de demonstração aérea Silver Falcons e operou em missões de penetração ao território angolano na Guerra da Namíbia.

No Brasil, o Xavante equipa esquadrões de Caça e Reconhecimento, além de operar no Comando Aéreo de Treinamento (CATRE). É um avião que reúne simplicidade e bom desempenho, equipando, além da Força Aérea Brasileira, as armas aéreas da Argentina, Paraguai e Togo.

Nesta terça-feira o comandante da FAB, Luiz Bueno, se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 16h.
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Post by 17_Vulture »

O Brasil precisa urgentemente de um novo avião de treinamento avançado pois os Xavas já estão no seu limite.
Há apostas em cima do Golden Eagle coreano, mas eu fecharia a escolha em 4 aviões: o MiG-AT russo, o Yak-130 também russo, o Alpha Jet francês e o altamente improvável Mako alemão.

O MiG-AT entra na estória do Flanker: é uma das melhores (senão a melhor) escolha, mas é russo, o que pode espantar a Força. É um excelente simulador para diversos aviões, e tem manobrabilidade de caça de primeira linha. A MiG, no entanto, fez uma escolha bastante acertada nesse caso, pois tornou o avião compatível com sistemas russos E ocidentais: pode lançar Sidewinders e Magics; parte (ou toda, dependendo da escolha do comprador) da aviônica é da Thales; e os motores são Turbomeca-SNECMA.

O Yak-130 seguia uma linha parecida à do MiG-AT, tendo sido inicialmente desenvolvido em parceria com a Aermacchi, que depois abandonou a Yak e decidiu tocar sozinha seu projeto do M346. Está em final de testes, e deve ser uma opção a curto prazo no mercado, tendo inclusive sido selecionado pela Força Aérea Russa. A versatilidade de armas também segue a mesma linha do MiG-AT, mas os motores são russo-ucranianos.

O AlphaJet é um produto conhecido e reconhecido. É utilizado em dezenas de países como treinador avançado e inclusive como avião de demonstração. Tem um projeto mais antigo, poderia não se encaixar se a Força quiser um avião de qualidades para o ataque leve, mas para as funções de treinamento avançado creio que se encaixaria bem, com vantagens de custo e logística. Se, no entanto, a Força estiver pensando seriamente no seu futuro, é uma opção descartada.

Já o Mako é um projeto em desenvolvimento. Seria excelente para a Força se ela ainda conseguisse entrar nessa fase, mas esta é também geralmente a fase de maiores investimentos, o que deve nos afastar. Talvez quando ele entrar em produção, mas aí ficaríamos atrás da fila de praticamente todas as forças européias e os Emirados Árabes. Além disso, o cronograma prevê primeiro vôo em 2009, pode ficar tarde demais pra substituir os Xavas.

Ah sim, na atual conjuntura das relações FAB-CASA, periga também sobrar pra um C-101...
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Post by LBR_Barkhorn »

C-101? Sei não, mas acho q eles tb estão um pouco defasados...

Por que não o AT-63 "Pampa"? É um projeto argentino em parceria com a Lockheed Martin, até a Força Aérea Israelense está interessada nele... Acho q se encaixaria bem até que a proxima geração de treinadores (Mig-AT, Yak-130 e Mako) estivesse disponível.
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Post by 17_Vulture »

Um pouco não, bastante, daí o medo...

Bem lembrado quanto ao Pampa. Embora não seja tão avançado quanto os demais, tem a antagem do preço, que fala muito no cofre da FAB. E se baseia no projeto do AlphaJet, o que traz pontos positivos pra ele, embora seja monomotor.
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