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O que aconteceu com o vôo 1907?
Posted: 01 Oct 2006 01:29
by JRRJ
Rapaziada,
Depois de todas as noticias a respeito do vôo 1907 da Gol o que pode ter acontecido?
Como pode duas aeronaves novas terem colidido?
O que pode ter dado errado?
Houve colisão?
E o Tcas?
É possível após a provável colisão não ter contato de rádio?
Queria saber o que cada um acha...
Posted: 01 Oct 2006 06:44
by Gutierrez
Eu lamento muito a morte dos 155 ocupantes do Boeing mas, acho que a pontos bastante intrigantes na história desta tragédia:
1-Os aviões se chocaram. Bom, esta é a hipotese mais difundida apesar da extranha declaração do piloto do Legacy: "Bati em alguma coisa mas, não sei o que".
Olha eu não sei qto a vocês mas tenho para mim que mesmo no céu e numa cabine presurizada, estar à distância de uma asa de um Boeing não é algo que não se perceba até em termos sonoros. Isso está bastante obscuro.
2- O "choque" foi sobre a Serra do Cachimbo. Para nós paraenses que conhecemos as histórias da aviação na amazônia, essa região é um cemitério de aviões. E o 1907 caiu no norte do Mato Grosso. Acho extranho visto que a distância do suposto ponto de colisão ao local da queda é uma razoavel distância, no mínimo o comandante conseguiu manter a duras penas o controle da aeronave ate seu ponto de impacto.
É importante frisar que a região é ponto de transição entre a Floresta amazônica e o Planalto. A vegetação é bastante dença e o relevo bastante irregular o que torna um pouso de emergência um verdadeiro suicidio apesar que em situações como essa ou vc cai ou se arrisca.
3- Acho muito curiosos a questão dos TCas de ambas as aeronaves não terem aparentemente alertado ambas as aeronaves da presença uma da outra no mesmo nível. E o Cindacta e o SIVAM? <font color="red"><i>hoje</i></font> o espaço aéreo brasileiro esta 100% coberto pelo radar. Então me pergunto... Essa situação não voi vista nos radares? O operadores de radar não notaram algo de irregular? E o rádio? Porque não se tentou um contato com o 1907 ou o Legacy alertando quanto a possibilidade de colisão? Ouve omissão de quem estava acompanhando a imagem-radar naquele momento? Isso ao meu ver deve ser averiguado.
Posted: 01 Oct 2006 10:45
by 09_Guerra
Basta aguardar por mais detalhes

Posted: 01 Oct 2006 11:45
by Hades
:s:
Houve uma especulação de que os TCAS não funcionaram por conta de nuvens muito carregadas, porém acho esta possibilidade muito remota, pois a formação de nuvens deste tipo aqui na Região Norte, se dá em baixa altitude e não a 31.000 pés, altitude da possível colisão.
No site da Globo tem uma matéria(
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html) que diz que o Piloto do Legacy teria desligado o transponder, para poder voar mais alto, mais rápido e com mais economia de combustível, se foi isso mesmo este cara está ferrado.
Que me ajudem os colegas criminalistas, mas se esta teoria for verdadeira, ele respoderia por homicídio correto?
Abraços
SP!
Posted: 01 Oct 2006 13:26
by Gutierrez
Não sou da área de direito mas acredito que não chega a ser tanto mas com certeza ele pode ser enquadrado como o responsável pelo acidente.
Porém, devemos aguardar a perícia nos destroços para termos uma real ideia do que aconteceu.
Isso irá ou não confirmar as suposições que ate agora já ouvi e debati:
1- O choque atingiu o ventre do 1907
2- O choque atingiu o dorso do 1907
3- O Legacy foi atingido por pedaços do 1907 que já estaria com algum problema.
4- O 1907 se desintegrou no ar.
Só a pericia irá dar uma posição real do que de fato aconteceu.
Posted: 01 Oct 2006 14:34
by 33_Costa
Por que cargas d'agua o piloto do Legacy iria desligar o transponder só para mudar de nivel? Era só solicitar ao controle, mais simples impossivel.
Por mais absurda que seja, a teoria que eu vi fazer mais sentido e que alguma parte do 737 teria se soltado e acertado o Legacy. Prefiro acreditar nisso doque na possibilidade de 2 TCAS terem falhados e o Controle também.
Mas só saberemos oque aconteceu depois da investigação mesmo.
Posted: 01 Oct 2006 14:50
by 28_Condor
S!
Não tem jeito, tem que esperar as investigações...
Espero que estas estejam à altura da complexidade do incidente...
Aqui, no JT mostrou-se um desenho do Legacy perdendo a cauda na batida com o Boing, mas isso me parece mal interpretado... os profundores não ficam aí nesse avião? Por falar nisso, tem alguma foto do Legacy?
SP!
Posted: 01 Oct 2006 16:08
by 21_Sokol1
Comparativo meia boca - sem as devidas proporções, entre o Legacy (real) e um 3View do 737, dificil imaginar como o Legacy em vôo nivelado teria batido na cauda do Boeing, ou mesmo no fundo de sua fuselagem, já que a turbina estaria no seu caminho.

Edit.: imagem com proporções aproximadas: envergadura do Boeing ~1,7 vezes a do Legancy.
Sokol1
Posted: 01 Oct 2006 16:42
by 32_Mariocar
Apenas uma suposição. Seria possível o Legacy ter arrancado parte da asa do Boeing e desse modo ele ter caído em parafuso (segundo testemunhas do local) ?
:-?
Posted: 01 Oct 2006 17:00
by 21_Sokol1
Mario,
Tambem acho isto, o winglet do Legacy arrancou a ponta da asa esquerda do 737, e ele ou esta ponta arrancada danificou o profundor do Legacy, o
Boeing ficou sem controle, caindo.
Estranho são as partes espalhadas no meio das arvores sem derruba-las como se o avião tivesse desmanchado no ar.
Sokol1
Posted: 01 Oct 2006 17:06
by 33_Costa
Caindo de 37.000 pés concerteza ele deve ter atingido uma velocidade muito alta e por isso a aeronave começou a se despedaçar.
Posted: 01 Oct 2006 17:12
by Hades
:s:
Somente com a analise da caixa preta dos dois aviões é que realmente vai dar para ser o que aconteceu.
Mas vendo a foto do Legacy, com poucas avarias, e a não ser que o mesmo danificou os profundores do 737, não dá para imaginar outro tipo de dano causaria uma queda assim.
Será que a tese de que o Legacy que foi atingido por um pedaço ou peça do 737 vai ganhar força?
Abraços
SP!
Posted: 01 Oct 2006 18:31
by 21_Sokol1
Fotos da seção central da asa:
Sokol1
Posted: 01 Oct 2006 23:37
by 20_S3V3RUS
Sera que o tem de pouco estava baixado e travado na hora da colisão ?
Tive essa ligeira impressão pela foto !
Posted: 02 Oct 2006 00:24
by 42_Hildebrand
S!
Hades disse:
No site da Globo tem uma matéria(
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html) que diz que o Piloto do Legacy teria desligado o transponder, para poder voar mais alto, mais rápido e com mais economia de combustível, se foi isso mesmo este cara está ferrado.
Que me ajudem os colegas criminalistas, mas se esta teoria for verdadeira, ele respoderia por homicídio correto?
Então Hades, eu acho que no caso que você salientou o cara teria cometido homicídio sim, é bem verdade que homicídio culposo (tem culpa aquele que age com imprudência, negligência ou imperícia) e ocorre quando o autor não queria matar e nem imaginou que poderia matar, e em tal situação o sujeito teria sido no mínimo imprudente! Ocorre, porém, que se o cara avaliou a situação e chegou a cogitar com clareza que seu ato poderia causar perigo, perigo real de efetivo risco de vida de outrem e mesmo assim prosseguiu seu ato ele tomou a atitude com o chamado "dolo eventual", ou seja, ele não queria assassinar ninguém, mas assumiu o risco de matar em atender o seu objetivo!
Eu acho que é mais ou menos isso! Vou reler uns livros aqui, mas eu acho que é isso mesmo.
Abraço
SP!