O que aconteceu com o vôo 1907?

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
JRRJ

O que aconteceu com o vôo 1907?

Post by JRRJ »

Rapaziada,

Depois de todas as noticias a respeito do vôo 1907 da Gol o que pode ter acontecido?

Como pode duas aeronaves novas terem colidido?
O que pode ter dado errado?
Houve colisão?
E o Tcas?
É possível após a provável colisão não ter contato de rádio?

Queria saber o que cada um acha...
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Eu lamento muito a morte dos 155 ocupantes do Boeing mas, acho que a pontos bastante intrigantes na história desta tragédia:

1-Os aviões se chocaram. Bom, esta é a hipotese mais difundida apesar da extranha declaração do piloto do Legacy: "Bati em alguma coisa mas, não sei o que".
Olha eu não sei qto a vocês mas tenho para mim que mesmo no céu e numa cabine presurizada, estar à distância de uma asa de um Boeing não é algo que não se perceba até em termos sonoros. Isso está bastante obscuro.

2- O "choque" foi sobre a Serra do Cachimbo. Para nós paraenses que conhecemos as histórias da aviação na amazônia, essa região é um cemitério de aviões. E o 1907 caiu no norte do Mato Grosso. Acho extranho visto que a distância do suposto ponto de colisão ao local da queda é uma razoavel distância, no mínimo o comandante conseguiu manter a duras penas o controle da aeronave ate seu ponto de impacto.
É importante frisar que a região é ponto de transição entre a Floresta amazônica e o Planalto. A vegetação é bastante dença e o relevo bastante irregular o que torna um pouso de emergência um verdadeiro suicidio apesar que em situações como essa ou vc cai ou se arrisca.

3- Acho muito curiosos a questão dos TCas de ambas as aeronaves não terem aparentemente alertado ambas as aeronaves da presença uma da outra no mesmo nível. E o Cindacta e o SIVAM? <font color="red"><i>hoje</i></font> o espaço aéreo brasileiro esta 100% coberto pelo radar. Então me pergunto... Essa situação não voi vista nos radares? O operadores de radar não notaram algo de irregular? E o rádio? Porque não se tentou um contato com o 1907 ou o Legacy alertando quanto a possibilidade de colisão? Ouve omissão de quem estava acompanhando a imagem-radar naquele momento? Isso ao meu ver deve ser averiguado.
User avatar
09_Guerra
Posts: 1294
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Campo dos Afonsos - RJ
Contact:

Post by 09_Guerra »

Basta aguardar por mais detalhes :sad:
SP!

Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
Hades

Post by Hades »

:s:

Houve uma especulação de que os TCAS não funcionaram por conta de nuvens muito carregadas, porém acho esta possibilidade muito remota, pois a formação de nuvens deste tipo aqui na Região Norte, se dá em baixa altitude e não a 31.000 pés, altitude da possível colisão.

No site da Globo tem uma matéria(http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html) que diz que o Piloto do Legacy teria desligado o transponder, para poder voar mais alto, mais rápido e com mais economia de combustível, se foi isso mesmo este cara está ferrado.

Que me ajudem os colegas criminalistas, mas se esta teoria for verdadeira, ele respoderia por homicídio correto?

Abraços
SP!
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Não sou da área de direito mas acredito que não chega a ser tanto mas com certeza ele pode ser enquadrado como o responsável pelo acidente.

Porém, devemos aguardar a perícia nos destroços para termos uma real ideia do que aconteceu.

Isso irá ou não confirmar as suposições que ate agora já ouvi e debati:

1- O choque atingiu o ventre do 1907

2- O choque atingiu o dorso do 1907

3- O Legacy foi atingido por pedaços do 1907 que já estaria com algum problema.

4- O 1907 se desintegrou no ar.

Só a pericia irá dar uma posição real do que de fato aconteceu.
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Post by 33_Costa »

Por que cargas d'agua o piloto do Legacy iria desligar o transponder só para mudar de nivel? Era só solicitar ao controle, mais simples impossivel.

Por mais absurda que seja, a teoria que eu vi fazer mais sentido e que alguma parte do 737 teria se soltado e acertado o Legacy. Prefiro acreditar nisso doque na possibilidade de 2 TCAS terem falhados e o Controle também.

Mas só saberemos oque aconteceu depois da investigação mesmo.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!


Não tem jeito, tem que esperar as investigações...

Espero que estas estejam à altura da complexidade do incidente...

Aqui, no JT mostrou-se um desenho do Legacy perdendo a cauda na batida com o Boing, mas isso me parece mal interpretado... os profundores não ficam aí nesse avião? Por falar nisso, tem alguma foto do Legacy?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Comparativo meia boca - sem as devidas proporções, entre o Legacy (real) e um 3View do 737, dificil imaginar como o Legacy em vôo nivelado teria batido na cauda do Boeing, ou mesmo no fundo de sua fuselagem, já que a turbina estaria no seu caminho.

Image
Edit.: imagem com proporções aproximadas: envergadura do Boeing ~1,7 vezes a do Legancy.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 01 Oct 2006 16:57, edited 1 time in total.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Post by 32_Mariocar »

Apenas uma suposição. Seria possível o Legacy ter arrancado parte da asa do Boeing e desse modo ele ter caído em parafuso (segundo testemunhas do local) ?

:-?
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Mario,

Tambem acho isto, o winglet do Legacy arrancou a ponta da asa esquerda do 737, e ele ou esta ponta arrancada danificou o profundor do Legacy, o
Boeing ficou sem controle, caindo.

Estranho são as partes espalhadas no meio das arvores sem derruba-las como se o avião tivesse desmanchado no ar.

Sokol1
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Post by 33_Costa »

Caindo de 37.000 pés concerteza ele deve ter atingido uma velocidade muito alta e por isso a aeronave começou a se despedaçar.
Hades

Post by Hades »

:s:

Somente com a analise da caixa preta dos dois aviões é que realmente vai dar para ser o que aconteceu.

Mas vendo a foto do Legacy, com poucas avarias, e a não ser que o mesmo danificou os profundores do 737, não dá para imaginar outro tipo de dano causaria uma queda assim.

Será que a tese de que o Legacy que foi atingido por um pedaço ou peça do 737 vai ganhar força?

Abraços
SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Fotos da seção central da asa:

Image

Sokol1
User avatar
20_S3V3RUS
Posts: 353
Joined: 22 Apr 2003 21:00
Location: Belo Horizonte - MG

Post by 20_S3V3RUS »

Sera que o tem de pouco estava baixado e travado na hora da colisão ?
Tive essa ligeira impressão pela foto !
27_S3V3RUS
[color=red][i]
"Do what thou wilt shall be the whole of the Law"[/color][/i]
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!
Hades disse:
No site da Globo tem uma matéria(http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html) que diz que o Piloto do Legacy teria desligado o transponder, para poder voar mais alto, mais rápido e com mais economia de combustível, se foi isso mesmo este cara está ferrado.

Que me ajudem os colegas criminalistas, mas se esta teoria for verdadeira, ele respoderia por homicídio correto?
Então Hades, eu acho que no caso que você salientou o cara teria cometido homicídio sim, é bem verdade que homicídio culposo (tem culpa aquele que age com imprudência, negligência ou imperícia) e ocorre quando o autor não queria matar e nem imaginou que poderia matar, e em tal situação o sujeito teria sido no mínimo imprudente! Ocorre, porém, que se o cara avaliou a situação e chegou a cogitar com clareza que seu ato poderia causar perigo, perigo real de efetivo risco de vida de outrem e mesmo assim prosseguiu seu ato ele tomou a atitude com o chamado "dolo eventual", ou seja, ele não queria assassinar ninguém, mas assumiu o risco de matar em atender o seu objetivo!

Eu acho que é mais ou menos isso! Vou reler uns livros aqui, mas eu acho que é isso mesmo.

Abraço

SP!
Post Reply