www.fab.mil.br
A Força Aérea Brasileira escreve mais uma importante página da sua história. No dia 14 de setembro de 2006, a aeronave Hércules C-130 (FAB 2451) do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – sediado na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), utilizou pela primeira vez o Sistema Modular Aerotransportado de Combate a Incêndio (MAFFS), ao decolar do aeródromo de KCIC, localizado na cidade de Chico, Califórnia.
O MAFFS, em operação há mais de 30 anos em países como a Grécia, Tunísia, Marrocos, Itália, Turquia e os Estados Unidos, é um sistema pressurizado que, por meio de um conjunto de cinco tanques, é capaz de dispersar 3.000 galões (11.340 lts) de agente retardante no combate a incêndios florestais, possibilitando que aeronaves de transporte C-130 Hércules sejam configuradas em um curto espaço de tempo para o combate a incêndio.
O agente retardante (uma mistura de fosfatos, com argila e água) forma uma barreira de retenção ao avanço do fogo, de forma a permitir às equipes de bombeiros a preparação de linhas de contenção que venham a diminuir ou debelar o incêndio.
Foram adquiridos dois equipamentos MAFFS para capacitar a Força Aérea Brasileira neste tipo de missão. Pioneiro na América do Sul, o Sistema irá apoiar as equipes de solo dos bombeiros no combate a incêndios de grandes proporções, além do lançamento do composto retardante e água, reconhecimento aéreo e o transporte de pessoal operacional.
A equipe da Força Aérea Brasileira, composta por militares do 1°GTT, PAMA-GL e CABW, recebeu instrução de operação e manutenção do equipamento, além de realizar os vôos de treinamento, contando com instrutores da Air National Guard.



