Page 1 of 1

Será mais uma promessa?

Posted: 04 Sep 2006 22:24
by 32_Mariocar
O Dia on line

4/9/2006 17:56:00

Lula promete retomar projeto da Aeronáutica interrompido no início do mandato


Anápolis (GO) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, ao cumprir agenda de presidente, que o governo poderá retomar o chamado projeto FX, interrompido no segundo dia de seu mandato, em 2 de janeiro de 2003. Na época, o presidente justificou que os US$ 700 milhões previstos para a compra de novos caças seriam destinados ao projeto Fome Zero.

"Estes avanços já são muito significativos para a Aeronáutica, mas outros certamente estão por vir. Com os Mirages, eliminamos uma lacuna em nosso dispositivo de defesa aeroespacial, mas o planejamento estratégico de nossa defesa inclui a chegada futura dos FX, imprescindível avanço tecnológico para a Força Aérea", disse Lula em Anápolis, Goiás, durante a cerimônia de incorporação de novas aeronaves Mirage 2000, compradas da França, à Força Aérea Brasileira.

Os doze Mirages, adquiridos ao custo de 80 milhões de euros, estarão integrados à FAB até 2008, em substituição aos antigos Mirage aposentados em dezembro do ano passado. Os dois aviões entregues nesta segunda-feira serão usados no desfile aéreo de 7 de setembro.

Lula afirmou que o reequipamento das Forças Armadas tem merecido sua atenção e esforço na qualidade de presidente supremo das Forças Armadas. "Estamos juntos nesta grande empreitada, que é tornar a nossa força aérea cada vez mais avançada e eficaz", expressou.

O primeiro astronauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, também estava na cerimônia, mas ficou longe do presidente Lula no palanque. Lula também não citou seu nome no discurso, apesar de ter agradecido a presença até de prefeitos e políticos da região. Pontes foi alvo de uma polêmica e de críticas por ter pedido passagem para a reserva assim que retornou ao Brasil, depois da sua missão espacial.

Posted: 05 Sep 2006 18:01
by Brun0
Acho que é só promessa eleitoreira mesmo.

S!

Posted: 05 Sep 2006 22:43
by 17_Vulture
Olha, sinceramente, eu fiquei tão decepcionado quanto qualquer um pelo cancelamento (adiamento?) do FX. Ainda mais porque tinha predileção pelo vencedor técnico.

Mas numa análise fria, não dá pra classificar o último governo como desastroso na área militar... Nos últimos anos tivemos:
- tocados os projetos de modernização dos F-5 e dos A-1 (iniciados no 2o governo FHC);
- assinado o contrato de modernização dos P-3 (do programa PX);
- aquisição dos C-295 (do CLX);
- a chegada dos Super Tucanos (do ALX, esse com contrato assinado ainda no FHC II)
- substituição do avião presidencial, que já não tinha condições de operação no exterior (por favor, isso é um fórum de pessoas razoavelmente entendidas no assunto, não me venham com papo de que é o avião do Lula ou algo assim).

Claro que talvez o mais chamativo fosse o do FX, e sendo assim o que mais nos traz decepção, mas convenhamos, em 4 anos é muito mais do que foi feito no governo anterior.

Posted: 05 Sep 2006 23:07
by Hades
:s:

Isso sem dizer que o projeto FX só interessa e chama atenção de pessoas interessadas no assunto ou profissionais da área e não ao povo em geral, logo, não podemos classificar esta "promessa" de reativação do projeto FX como promessa eleitoreira, pois com certeza tem peso eleitoral quase que zero.

Concordo com o Vulture, nos últimos 4 anos foram feitas muitas coisas para o setor militar.

Abraço
SP!

Posted: 05 Sep 2006 23:57
by Gutierrez
Esse Lula Molusco me mata sabem? O q mais ele Prometeu? Comprar um Porta Aviões Russo como fez a Índia lotado de Mig-29K?

Pra mim, qualquer coisa q eo Lula fala provem do fundo do copo ou da garrafa.

Façam algo pelo Brasil pelo Amor de Deus!
Votem em candidatos novos! Nenhum voto para a tradicional Máfia do Planalto. Passem essa ideia a suas famílias.

Posted: 06 Sep 2006 09:55
by 36_Killer-Ants
Gutierrez,

Como o Vult falou estamos num plano de discussão extra-eleitoral/partidário, vamos manter assim, beleza?

:drink:
K-A

Posted: 06 Sep 2006 18:01
by Gutierrez
Queira não desculpar. Não se repetira a gafe.