Será mais uma promessa?

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Será mais uma promessa?

Post by 32_Mariocar »

O Dia on line

4/9/2006 17:56:00

Lula promete retomar projeto da Aeronáutica interrompido no início do mandato


Anápolis (GO) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, ao cumprir agenda de presidente, que o governo poderá retomar o chamado projeto FX, interrompido no segundo dia de seu mandato, em 2 de janeiro de 2003. Na época, o presidente justificou que os US$ 700 milhões previstos para a compra de novos caças seriam destinados ao projeto Fome Zero.

"Estes avanços já são muito significativos para a Aeronáutica, mas outros certamente estão por vir. Com os Mirages, eliminamos uma lacuna em nosso dispositivo de defesa aeroespacial, mas o planejamento estratégico de nossa defesa inclui a chegada futura dos FX, imprescindível avanço tecnológico para a Força Aérea", disse Lula em Anápolis, Goiás, durante a cerimônia de incorporação de novas aeronaves Mirage 2000, compradas da França, à Força Aérea Brasileira.

Os doze Mirages, adquiridos ao custo de 80 milhões de euros, estarão integrados à FAB até 2008, em substituição aos antigos Mirage aposentados em dezembro do ano passado. Os dois aviões entregues nesta segunda-feira serão usados no desfile aéreo de 7 de setembro.

Lula afirmou que o reequipamento das Forças Armadas tem merecido sua atenção e esforço na qualidade de presidente supremo das Forças Armadas. "Estamos juntos nesta grande empreitada, que é tornar a nossa força aérea cada vez mais avançada e eficaz", expressou.

O primeiro astronauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, também estava na cerimônia, mas ficou longe do presidente Lula no palanque. Lula também não citou seu nome no discurso, apesar de ter agradecido a presença até de prefeitos e políticos da região. Pontes foi alvo de uma polêmica e de críticas por ter pedido passagem para a reserva assim que retornou ao Brasil, depois da sua missão espacial.
SP!
Mariocar
Brun0

Post by Brun0 »

Acho que é só promessa eleitoreira mesmo.

S!
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Olha, sinceramente, eu fiquei tão decepcionado quanto qualquer um pelo cancelamento (adiamento?) do FX. Ainda mais porque tinha predileção pelo vencedor técnico.

Mas numa análise fria, não dá pra classificar o último governo como desastroso na área militar... Nos últimos anos tivemos:
- tocados os projetos de modernização dos F-5 e dos A-1 (iniciados no 2o governo FHC);
- assinado o contrato de modernização dos P-3 (do programa PX);
- aquisição dos C-295 (do CLX);
- a chegada dos Super Tucanos (do ALX, esse com contrato assinado ainda no FHC II)
- substituição do avião presidencial, que já não tinha condições de operação no exterior (por favor, isso é um fórum de pessoas razoavelmente entendidas no assunto, não me venham com papo de que é o avião do Lula ou algo assim).

Claro que talvez o mais chamativo fosse o do FX, e sendo assim o que mais nos traz decepção, mas convenhamos, em 4 anos é muito mais do que foi feito no governo anterior.
Last edited by 17_Vulture on 06 Sep 2006 10:30, edited 2 times in total.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Hades

Post by Hades »

:s:

Isso sem dizer que o projeto FX só interessa e chama atenção de pessoas interessadas no assunto ou profissionais da área e não ao povo em geral, logo, não podemos classificar esta "promessa" de reativação do projeto FX como promessa eleitoreira, pois com certeza tem peso eleitoral quase que zero.

Concordo com o Vulture, nos últimos 4 anos foram feitas muitas coisas para o setor militar.

Abraço
SP!
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Esse Lula Molusco me mata sabem? O q mais ele Prometeu? Comprar um Porta Aviões Russo como fez a Índia lotado de Mig-29K?

Pra mim, qualquer coisa q eo Lula fala provem do fundo do copo ou da garrafa.

Façam algo pelo Brasil pelo Amor de Deus!
Votem em candidatos novos! Nenhum voto para a tradicional Máfia do Planalto. Passem essa ideia a suas famílias.
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

Gutierrez,

Como o Vult falou estamos num plano de discussão extra-eleitoral/partidário, vamos manter assim, beleza?

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Queira não desculpar. Não se repetira a gafe.
Post Reply