S!
Bom, wheathering é um processo que exige prática, muita observação e o mais importante: traduzir essa observação em resultado.
A primeira coisa a fazer é recolher o máximo de fotos possível do avião que quer pintar... não necessariamente com a pintura que quer reproduzir, mas sim fotos do modelo do avião. Cada avião, pela sua engenharia, vai exigir um tratamento diferenciado.
Com esse material de referência, já é possível começar a pintar. O Photoshop sem dúvidas é o software de referência, mas acredito que com o Paint Shop dê pra se ter uma versatilidade parecida. O principal mesmo é saber mexer nos pincéis, como o Costa falou acima.
Existem diversas técnicas para se pintar descascados de pintura, por exemplo. Eu gosto é de criar uma camada só para o efeito de descascado, que fica por cima da pintura. Nessa camada eu uso um pincel de 1 ou 2 pixels de largura e pinto de pouco a pouco os descascados em uma cor próxima ao bege claro. O grande macete é usar as linhas de painel como referência para colocar os desgastes... É na junta das placas da fuselagem onde mais aparecem os descascados...
É importante saber quais as partes do avião são mais manuseadas, como as portas de munição em cima das asas e as placas do cowling. Essas são as partes que sofreram mais desgaste de pintura, assim como os bordos de ataque.
Ainda sobre os descascados, eu uso bastante a borracha, talvez até mais do que o pincel em si. Eu gosto de fazer um bloco de tinta e ir moldando ela com a borracha mais e mais vezes até que fique como eu quero... Se sair pintando direto, sem usar a borracha, não fica natural. O importante é que a borracha tenha a opacidade abaixo de 100%, pra ir apagando aos poucos e não de uma vez só.
Agora, sobre manchas de óleo, eu gosto de usar um tom marrom escuro e dar só uma "espreiada" na saída de óleo. Aí eu seleciono a "Smudge Tool" (o "dedinho" do Photoshop) e começo a fazer o formato da mancha.
Um dica para simular manchas na pintura é usar as ferramentas "Dodge" e "Burn"... Com elas é possível clarear e escurecer partes da pintura, simulando tinta fresca ou tinta desgastada. Para fazer o efeito de tinta desbotada nos
P-47 do Pacífico que fiz, usei estas ferramentas.
Muito por alto é isso. O importante é conhecer bem a ferramenta que está usando, assim você sabe exatamente o que é possível de ser feito ou não. Ajuda e muito se tiver uma caneta digital, como as da Wacom. Mas, geralmente é um investimento que vale a pena apenas para profissionais da área, pois gastar uns R$ 1000,00 por um modelo barato é um passatempo caro...
Lembrando: a prática leva à perfeição, então não esperem conseguir resultados ultra-realistas logo de cara.
SP!