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Cadê os Embraer?

Posted: 21 May 2006 10:19
by 37_Tupan
S!

Inspirado nas fotos do salão da Embraer, lembrei de perguntar algo que sempre sempre esqueço:

Por que diabos as empresas aéreas brasileiras não voam aviões da Embraer?

Eu sei que a Rio Sul voa alguns Embraer, já voei em um deles, mas e as outras? Por que diabos a TAM não substituiu os Fokker por Embraers?

Afinal, eles são melhores que os Boeing e Airbus para linhas de pequenas e médias cidades.

Será que é questão de financiamento na compra das aeronaves?

SP!

Posted: 21 May 2006 12:25
by 09_Guerra
Muita política por parte dessas empresas de aviação ...

Oceanair mesmo, pegou bastante MK-28, porque não EMBRAER? Já que o dono tem muito $$ ...

BRA acho que fechou algumas encomendas com a EMBRAER, agora nãos ei se a fonte de aeroporto é confiável ...

Posted: 21 May 2006 12:32
by 17_Vulture
Tupan,

Li há alguns dias uma AERO Magazine que tem exatamente a resposta pra essa sua pergunta.

Segundo a revista, o que ocorre é quase que exatamente na linha que você levantou. Além de questões de financiamento, existe uma série de vantagens fiscais para as empresas brasileiras comprarem aviões importados que não existem para o caso dos Embraer, o que leva a uma proteção inversa do mercado.

A boa notícia é que já está se trabalhando para reverter o quadro. O BNDES lançou um plano de financiamento em reais (assim, isento de eventuais flutuações radicias no câmbio, já que a receita das empresas é também em reais), com taxas melhroes que as anteriores. A expectativa do banco é de ter 10 a 20 aeronaves financiadas ainda esse ano.

Outra ação é a isenção de ICMS até o final de 2009, dada pelo governo paulista.

O mercado, no entanto, parece ainda estar em compasso de espera. Muitos criticam o fato do financiamento do BNDES ser só para compra, enaunto muitas cias aéreas preferem adquirir aeronaves por leasing. Aiunda segundo a revista, o leasing de um ERJ-145 fica em US$130k mensais, enquanto o de um 737-200 fica em US$40k.

Posted: 21 May 2006 14:01
by 33_Costa
É justamente isso,

as empresas internacionais fornecem condições muito melhores de financiamento, em contra partida, as condições de financiamento que a EMB propoem para empresas estrangeiras é atrativa, muito melhores que as oferecidas para as brasileiras.

É só ver a quantidade de aeronaves EMB em empresas estrangeiras. (JetBlue etc.)

A TAM estava com plano de comprar os EMB-195, porém a AIRBUS já reduziu bastante os preços do A318 (se não me engano) e a TAM parece que já mudou de idéia.
Jetsite: E a Embraer?
Em 2001, em Le Bourget, o Cmte. Rolim anunciou que a TAM compraria 40 Airbus A318 e mais de 50 jatos das famílias 170/195. Os jatos da Embraer significam uma oportunidade para rotas de média densidade e etapas mais longas, sem passar por hubs. O Embraer 190/195 seria ideal para rotas como Florianópolis / Brasília. Se o ICMS cair, se essa restrição fiscal cair, houver financiamento de longo prazo, em moeda local, aí fica imbatível.
http://www.jetsite.com.br/2006/mostra_gente.asp?codi=47

Posted: 22 May 2006 13:44
by 37_Tupan
S!
17_Vulture wrote: Aiunda segundo a revista, o leasing de um ERJ-145 fica em US$130k mensais, enquanto o de um 737-200 fica em US$40k.
Foi o que eu imaginei: financiamento... Absurdo.

SP!

Posted: 22 May 2006 20:53
by 06_Colorado
S! TCHE!


BRASILSILSILLL!!!!!


SP! TCHE!

Posted: 16 Aug 2006 16:32
by 37_Tupan

Posted: 16 Aug 2006 22:40
by 09_Guerra
Torcemos para que isso aconteça ...

Posted: 16 Aug 2006 23:21
by 17_Vulture
É... são (ou podem vi a ser) os primeiros frutos...

Mas pq "torto" ?

Posted: 17 Aug 2006 01:33
by 37_Tupan
S!
17_Vulture wrote:É... são (ou podem vi a ser) os primeiros frutos...

Mas pq "torto" ?
Por que vei através de uma companhia virtualmente falida, sob qualquer ponto de vista prático.

Mas espero que dê certo...

SP!