Cadê os Embraer?
Cadê os Embraer?
S!
Inspirado nas fotos do salão da Embraer, lembrei de perguntar algo que sempre sempre esqueço:
Por que diabos as empresas aéreas brasileiras não voam aviões da Embraer?
Eu sei que a Rio Sul voa alguns Embraer, já voei em um deles, mas e as outras? Por que diabos a TAM não substituiu os Fokker por Embraers?
Afinal, eles são melhores que os Boeing e Airbus para linhas de pequenas e médias cidades.
Será que é questão de financiamento na compra das aeronaves?
SP!
Inspirado nas fotos do salão da Embraer, lembrei de perguntar algo que sempre sempre esqueço:
Por que diabos as empresas aéreas brasileiras não voam aviões da Embraer?
Eu sei que a Rio Sul voa alguns Embraer, já voei em um deles, mas e as outras? Por que diabos a TAM não substituiu os Fokker por Embraers?
Afinal, eles são melhores que os Boeing e Airbus para linhas de pequenas e médias cidades.
Será que é questão de financiamento na compra das aeronaves?
SP!
Muita política por parte dessas empresas de aviação ...
Oceanair mesmo, pegou bastante MK-28, porque não EMBRAER? Já que o dono tem muito $$ ...
BRA acho que fechou algumas encomendas com a EMBRAER, agora nãos ei se a fonte de aeroporto é confiável ...
Oceanair mesmo, pegou bastante MK-28, porque não EMBRAER? Já que o dono tem muito $$ ...
BRA acho que fechou algumas encomendas com a EMBRAER, agora nãos ei se a fonte de aeroporto é confiável ...
SP!
Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
Jambock__09 Guerra
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- 17_Vulture
- Arataca
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- Joined: 07 Apr 2003 21:00
- Location: Cidade Maravilhosa, RJ
Tupan,
Li há alguns dias uma AERO Magazine que tem exatamente a resposta pra essa sua pergunta.
Segundo a revista, o que ocorre é quase que exatamente na linha que você levantou. Além de questões de financiamento, existe uma série de vantagens fiscais para as empresas brasileiras comprarem aviões importados que não existem para o caso dos Embraer, o que leva a uma proteção inversa do mercado.
A boa notícia é que já está se trabalhando para reverter o quadro. O BNDES lançou um plano de financiamento em reais (assim, isento de eventuais flutuações radicias no câmbio, já que a receita das empresas é também em reais), com taxas melhroes que as anteriores. A expectativa do banco é de ter 10 a 20 aeronaves financiadas ainda esse ano.
Outra ação é a isenção de ICMS até o final de 2009, dada pelo governo paulista.
O mercado, no entanto, parece ainda estar em compasso de espera. Muitos criticam o fato do financiamento do BNDES ser só para compra, enaunto muitas cias aéreas preferem adquirir aeronaves por leasing. Aiunda segundo a revista, o leasing de um ERJ-145 fica em US$130k mensais, enquanto o de um 737-200 fica em US$40k.
Li há alguns dias uma AERO Magazine que tem exatamente a resposta pra essa sua pergunta.
Segundo a revista, o que ocorre é quase que exatamente na linha que você levantou. Além de questões de financiamento, existe uma série de vantagens fiscais para as empresas brasileiras comprarem aviões importados que não existem para o caso dos Embraer, o que leva a uma proteção inversa do mercado.
A boa notícia é que já está se trabalhando para reverter o quadro. O BNDES lançou um plano de financiamento em reais (assim, isento de eventuais flutuações radicias no câmbio, já que a receita das empresas é também em reais), com taxas melhroes que as anteriores. A expectativa do banco é de ter 10 a 20 aeronaves financiadas ainda esse ano.
Outra ação é a isenção de ICMS até o final de 2009, dada pelo governo paulista.
O mercado, no entanto, parece ainda estar em compasso de espera. Muitos criticam o fato do financiamento do BNDES ser só para compra, enaunto muitas cias aéreas preferem adquirir aeronaves por leasing. Aiunda segundo a revista, o leasing de um ERJ-145 fica em US$130k mensais, enquanto o de um 737-200 fica em US$40k.
[b]Jambock__17 - Vulture
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
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Você é grande no mundo"[/i][/b]
É justamente isso,
as empresas internacionais fornecem condições muito melhores de financiamento, em contra partida, as condições de financiamento que a EMB propoem para empresas estrangeiras é atrativa, muito melhores que as oferecidas para as brasileiras.
É só ver a quantidade de aeronaves EMB em empresas estrangeiras. (JetBlue etc.)
A TAM estava com plano de comprar os EMB-195, porém a AIRBUS já reduziu bastante os preços do A318 (se não me engano) e a TAM parece que já mudou de idéia.
as empresas internacionais fornecem condições muito melhores de financiamento, em contra partida, as condições de financiamento que a EMB propoem para empresas estrangeiras é atrativa, muito melhores que as oferecidas para as brasileiras.
É só ver a quantidade de aeronaves EMB em empresas estrangeiras. (JetBlue etc.)
A TAM estava com plano de comprar os EMB-195, porém a AIRBUS já reduziu bastante os preços do A318 (se não me engano) e a TAM parece que já mudou de idéia.
Jetsite: E a Embraer?
Em 2001, em Le Bourget, o Cmte. Rolim anunciou que a TAM compraria 40 Airbus A318 e mais de 50 jatos das famílias 170/195. Os jatos da Embraer significam uma oportunidade para rotas de média densidade e etapas mais longas, sem passar por hubs. O Embraer 190/195 seria ideal para rotas como Florianópolis / Brasília. Se o ICMS cair, se essa restrição fiscal cair, houver financiamento de longo prazo, em moeda local, aí fica imbatível.
http://www.jetsite.com.br/2006/mostra_gente.asp?codi=47
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- Marraio
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