Page 7 of 8

Posted: 20 Sep 2009 15:17
by 31_CrossBones
:skull:

S!
FAB e Embraer preferem caça da Boeing

Como já se sabe, se depender do presidente Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a França - com quem o Brasil já fechou negócio para a compra de cinco submarinos e 50 helicópteros - também deverá fornecer um pacote de 36 caças Rafale para a Força Aérea Brasileira, a FAB, numa transação que pode variar entre 4 bilhões e 8 bilhões de reais.

Além do Rafale, fabricado pela Dassault, também estão na disputa os caças FA-18 Hornet, da americana Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Os três concorrentes devem apresentar uma nova rodada de propostas à FAB na próxima segunda-feira. A decisão do governo deve sair em outubro.

Mas ainda que não comentem a respeito - tanto a FAB, quanto a Embraer, que deverá participar da contrução dos caças e assimilar a transferência de tecnologia exigida do governo brasileiro do fornecedor - preferem o caça FA-18 Hornet, da Boeing.

Para a Embraer, a preferência pela Boeing é claramente comercial. De saída, a empresa brasileira participa de uma licitação de 100 aviões leves de combate, como o Super Tucano, para a Força Aérea Americana, que pretende usá-los em cenários de guerra de guerrilha, como no Afeganistão.

A decisão ianque sobre a compra, que pode alcançar 90 milhões de dólares, deve ser anunciada em 2010.

As duas transações são independentes. Mas se o Brasil optar pelo FA-18, a Embraer deverá contar com maior simpatia dos americanos pelos Super Tucanos.

Outro ponto importante para a Embraer é o interesse já manifesto pela Boeing em desenvolver com a empresa brasileira um avião cargueiro militar, o KC-390, também a ser vendido para as forças armadas brasileiras.

O presidente francês Nicolas Sarkozy disse que a França gostaria de desenvolver um cargueiro com a Embraer. Mas acontece que a Airbus, que é sediada na França, já trabalha num projeto similar ao KC-390.

Já do ponto de vista da FAB, a preferência pela Boeing diz respeito à superioridade técnica do FA-18 sobre o próprio Rafale e o Gripen.

Aliás, nos últimos anos, o Rafale, que é fabricado pela Dassault, perdeu cinco disputas internacionais para o FA-18, em países como a Coreia.

Um dos trunfos do FA-18 é o seu sistema de radar AESA, desenvolvido pela Raytheon, que permite que o avião se torne invisível para o inimigo, que uma vez detectado pode ser fulminado antes mesmo de saber que estava sendo perseguido.

Além disso, para a FAB, a superioridade técnica da Boeing tem a ver com o sistema de navegação GPS.

Os americanos possuem a única constelação de satélites do mundo dotada da tecnologia. O GPS permite a localização exata de um objeto na superfície terrestre ou próximo dela, independente de condições meteorológicas ou de luminosidade.

Cabe ao Pentágono licenciar o uso do GPS para fins civis e militares em todo o mundo.

Logo, se comprar os Rafales, o Brasil continuará dependente dos americanos, ainda que indiretamente. A importação do GPS certamente tornará o pacote francês mais caro para o Brasil.

Desde o início da década que a União Europeia analisa a construção de um sistema GPS próprio. Mas a proposta, que está longe de sair do papel, custaria pelo menos 20 bilhões de dólares.

Outro aspecto que até agora vem sendo ignorado por Lula e Jobim - mas que é de interesse dos comandantes brasileiros - é a transferência tecnológica enquanto treinamento.

Só um piloto muito bem treinado consegue um rendimento máximo em ação. E nesse quesito, mais uma vez os militares brasileiros tem mais intimidade com os americanos, que por sinal tem as forças armadas mais bem treinadas do mundo.

A discussão sobre transferência tecnológica dos caças está restrita à resistência americana em permitir que a tecnologia a ser cedida para o FA-18 Hornet no Brasil seja revendida para países indesejáveis para os EUA, como a Venezuela ou o Irã.

Os americanos já declararam que o Brasil não teria carta branca para revender os FA-18 "made in Brazil".

De forma explícita, a provável decisão brasileira em comprar os Rafales vai se apoiar nesse aspecto.

Mas de forma velada, a intenção do governo Lula em se alinhar à França tem a ver com a intenção de demonstrar aos nossos vizinhos latino-americanos independência em relação a Washington.

No governo brasileiro, o Itamaraty tem dado sinais de que essa seria uma resposta em boa hora à Casa Branca, poucos meses depois do anúncio da instalação de bases militares americanas na Colômbia de combate ao narcotráfico.

O anúncio gerou uma enorme polêmica na Unasul, que reúne os países sul-americanos, com anti-americanistas notórios, como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Rafael Corrêa, do Equador.

Com razão, o Brasil não gostou da maneira como os americanos trataram o tema, não consultando, ou pelo informando Brasília de antemão a respeito.

Mas para o bem da segurança nacional, da FAB e do contribuinte brasileiro - que vai pagar a conta - é preciso esclarecer todos os aspectos - geopolíticos, técnicos e comerciais - que cercam a maior compra de aviões militares pelo Brasil desde 1973.

PortalExame
SP!

Posted: 21 Sep 2009 01:14
by 17_Vulture
Esses dias comentava-se em alguns fóruns que uma carta ainda não explorada pelos suecos seria a oferta de caças Gripen "atuais" enquanto os NG não saem do papel.

Neste cenário, e com o Brasil podendo comprar 72 Gripens NG pelo preço de 36 Rafales, os franceses perderiam bastante em termos técnicos: o Brasil ficaria com um bom caça enquanto participa efetivamente do desenvolvimento de um melhor (e com a vantagem de ser armado com praticamente tudo que o Brasil utiliza hoje, M2k à parte).

E 72 caças é esquadrão que não acaba mais... Daria pra dotar (bem) SC, CO, AN e ainda sobrariam três esquadrões por Norte/NE (dois, se fosse dotar ambos os esquadrões de SC). E isso só contando os vetores novos.

Posted: 21 Sep 2009 08:34
by Hotsea
Desde o início da década que a União Europeia analisa a construção de um sistema GPS próprio. Mas a proposta, que está longe de sair do papel, custaria pelo menos 20 bilhões de dólares.

E o GPS russo?

Posted: 05 Oct 2009 12:20
by 32_Mariocar

Posted: 05 Oct 2009 15:14
by 31_CrossBones
:skull:

S!

Show, hein? A SAAB está jogando todas suas cartas nessa licitação.....

Mas essa corrida já tem um vencedor ;)

SP!

Posted: 09 Oct 2009 14:24
by saraiva
Entrevista com Anatoly Isaikin Diretor General da EEFU "Rosoboronexport" sobre o Projeto F-X2

É conhecido que no fim de Outubro o Brasil vai anunciar o resultado do Projeto F-X2. Quais os seus comentários?

Sabemos que no fim de Outubro deste ano é esperada a decisão sobre os resultados da licitação da Força Aérea Brasileira (FAB) dentro do Projeto F-X2 para substituição dos seus envelhecidos caças de vários tipos por um novo modelo de aeronave. É prevista dentro da licitação que até o ano 2015 (primeira etapa) sejam adquiridos 36 aeronaves multifuncão e na segunda etapa que vai até 2024 a produção conjunta no Brasil de mais 84 caças. De tal maneira a quantidade total dos aviões será 120 unidades.

Mai em: http://defesanet.web.terra.com.br/ru1/su-35.htm

Posted: 09 Oct 2009 15:01
by 17_Vulture
Falta só combinar com a FAB, né?

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3898
"...o Comando da Aeronáutica informa que, por meio da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), recebeu das empresas participantes, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG)..."

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3799
"...a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo, até o dia 2 de outubro de 2009, para os três competidores (Boeing, Dassault e SAAB)..."

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753
"O Comando da Aeronáutica informou aos fabricantes finalistas do Projeto F-X2 (Boeing, Dassault e SAAB)..."

Pronunciamento infeliz do camarada e materiazinha sem sentido por parte da Defesanet...

Posted: 12 Oct 2009 22:40
by 32_Mariocar
No Jornal do Brasil

Image

:-D

Posted: 29 Nov 2009 17:04
by 21_Sokol1
Mais uma enrrolada na novela:

http://www.defesabrasil.com.br/site/not ... r-caca.php

Sokol1

Posted: 29 Nov 2009 21:31
by 28_Condor
S!
Há incômodo na FAB com o que alguns oficiais consideram desprezo civil por seu trabalho. O processo transcorreu com prazos fixos e produziu mais de 25 mil páginas sobre cada um dos aviões e suas propostas. Um representante de um dos concorrentes, experiente de outras campanhas de venda, diz nunca ter visto análise tão detalhista.
PT é isso, infelizmente, desprezo contumaz e arrogante pela meritocracia, tudo que conta é a sabedoria dos "companheiros" :P

Já fui governado por essa turma e espero não ser nunca mais, mas infelizmente é um partido grande, e cedo ou tarde vou ter que aguentar de novo seus métodos amigocráticos :(

Dizem que a opção pelo Rafaele é por causa da transferencia de submarino nuclear, mas se tivesse um algo a mais nessa história não me surpreenderia...

O foda é ver uma decisão que levará bilhões do povo ser levada com leviandade política :roll:


SP!

Posted: 30 Nov 2009 08:44
by 17_Vulture
Notícia pra ocupar espaço de jornal...

A própria Força já havia falado meses atrás que o relatório detalharia prós e contras de cada opção sem indicar um preferido especificamente.

Posted: 30 Nov 2009 13:43
by 04_Nospheratus
Aliás, corretíssima nossa Força Aérea.

Ora, a licitação busca garantir o cumprimento de princípios
constitucionais, selecionando a proposta mais interessante
para a administração pública, devendo respeitar os princípios
da legalidade, impessoalidade, publicidade, igualdade,
moralidade, probidade etc.

Em sendo assim, o parecer da FAB deve ser técnico. Emitir
preferência pode violar princípios básicos da licitação...

Lembrando sempre, que as manifestações políticas relativas
à eventual preferência pela Dassault podem ser blefe para
atrair a atenção das outras concorrentes. Assim espero,
pois se este posicionamento contar expressamente na decisão,
o processo vai para o vinagre...
:)

Posted: 30 Nov 2009 15:19
by 44_Santo
O maior problema é que, por ser uma decisão exclusivamente política, sempre rolam outros interesses alheios aos interesses da nação e geralmente as licitações vencem por esses interesses. :(
Infelizmente. :sad:

santo.

Posted: 30 Nov 2009 15:31
by 31_CrossBones
:skull:

S!

Eu duvido, e muito, que isso seja apenas um blefe. O governo francês é o maior incentivador para que o Brasil tenha uma cadeira permanente no Conselho de segurança da ONU.

Alguém acredita que isso é "for free" :roll:

SP!

Posted: 21 Dec 2009 16:48
by 39_HeadShot
novidades?