airwolf wrote:
Eu posso usar uma placa Arduino PRO Micro para cada equipamento, certo? Cada equipamento seria plugado em porta distinta do gabinete e iria funcionar tudo em conjunto, estou correto? Isso, independentemente do 'simulador' ou game?
Sim, os simulatores atuais verão os diversos "controladores de jogos" (joysticks, throttle, pedal...) como:
Joy0
Joy1
Joy2
Joy3
....
Uma vez configurado nos controladores tanto faz se voce configurou botão 1 do joy 0 ou o botão 32 do joy3 para disparar metralhadoras.
Jogos simuladores muito antigos, ou jogos FPS (de tiro) com "coisas que voam" (exemplo Battlefield) podem reconhecer só um controlador de jogos - e neste caso os números de VID/PID fazem diferença porque se os números do pedal forem menores que do joystick o jogo antigo/simplificado verá só o pedal.
Nestes casos a um quebra galho que é usar um programa chamado PPJOY que combina vários controladores num único virtual - mas é chato de configurar.
Eu também poderia usar uma Arduino PRO Micro no Throttle ou no Pedal (por questão de espaço) e teria que ligar os componentes dos outros equipamentos por meio de cabo. Seria mais ou menos o seguinte?
Mas, iria funcionar? Poderia usar os cabos gameport que iriam ser descartados? Haveria muita perda nesse tipo de ligação? Daria problema? Pergunto isso, porque li alguns comentários que recomendam usar a menor distância de cabo possível.
Isso mesmo - é assim que certos HOTAS, exemplo HOTAS Cougar, Saitek X-45, X-52 funcionam, um dos controles tem o circuito, o outro é "burro".
O ideal seria o circuito controlador dentro do joystick, pois assim os eixos mais importantes o X e Y teriam os cabos mais curtos possíveis. Num Suncom F-15 é apertado colocar, mas já coloquei um BU0836.
No caso do MMjoy este tem a vantagem de que se usados os sensores resistivos TLE501x estes funcionam em modo digital - enviam código binário para o circuito controlador - e não no modo analógio como potenciometros, sensor HALL... que enviam variação de voltagem para este circuito e portando subjetos a captar ruído espurios com cabos muito compridos.
Poderia usar os cabos gameport que iriam ser descartados? Haveria muita perda nesse tipo de ligação? Daria problema?
Sim pode e deve usar, até porque precisará de um cabo com muitos fios internos para fazer estas ligações e no comércio de material eletrico/eletronico eles "não existem".

O cabo de gameporte tem entre 10 e 15 fios e alguns tem malha de aterramento em volta dos cabos internos.
No caso de eixos pode usar cabos para microfone, pois eles tem uma boa blindagem.
Neste caso, se precisar, use dois cabos para cada controle , um para botões (o da gameporte) e um (de microfone) para os eixos.
Foi o que fiz neste CH Combatstick + PRO throttle
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost2334380
Outra dúvida. Você disse que "com o novo circuito USB (BU0836, DSD, MMJoy2...) só vai aproveitar botões, HAT's, fios e se estiverem bom os potenciometros. O resto, placas de circuito, conectores é removido". Tanto o Throttle, quanto o Talon Stick possuem mais de uma placa de circuito, inclusive sob os botões. Todas as placas de circuito deveriam ser descartadas? E como fica a ligação de cada componente? Vai direto tudo para a a Arduino? Vou precisar acrescentar componentes eletrônicos como diodos ou resistências? Tem esquema para isso?
Eliminará as placas de circuito que tem na base, elas são o controlador eletrônico padrão gameporte.
As placas de circuito (PCB) embaixo de botão e HAT's tem apenas função de suporte fisico e serão mantidas, dependo do joystick podera ser necessário remover alguma trilha, acrescentar um fio e colocar um diodo em um dos pinos de cada botão, pois a ligação obedece a um esquema de linhas x colunas chamado "matrix" e a usada num determinado joystick pode não ser pratica para ligar num determinado controlador.
Tempos atrás fiz este "mapa" das ligações do Suncom SFS, para usar com o mínimo de modificações possíveis:
upload pic
- Acrescentei mais um botão no "pinkie switche" (20), o que exigiu passar mais um fio descendo para a base. No original as posições para frente e para trás apertavam o mesmo botão, coloquei dois individuais.
- Mudei as trilhas e acrescentei diodos no circuito do "mic switch" para deixar no padrão matrix, pois não "decifrei" a lógica do original. Conforme no desenho.
Os cabos e conectores que descem dos grips ficaram inalterados - apenas com o fio extra do "pinkie switch" a mais.
No F-15 achei mais fácil remover as trilhas do PCB sob os HATs e ligar fios direto neles.
Mais uma dúvida: posso substituir os potenciômetros por outros de outra faixa de resistência, como 10k ou 50k?
A gameporte trabalhava com os pot's no modo resistência, então o valor de "K" era importante.
Os circuitos USB trabalham com os pots no modo de variação de voltagem - ex. 0 a 5v e o "K" não é tão significativo. A regra geral é:
Alto valor, ex. 100k vai ser mais suceptível a captar ruidos.
Baixo valor, ex. 5k vai consumir mais corrente do circuito USB.
Via de regra qualquer valor entre 10 e 50k funcionará bem.
O X da questão é ângulo (pot circular) ou comprimento de trilha (pot deslizante) necessário para que esta variação de voltagem ocorra. O tal do "pot de joystick" com 30~60 graus apenas.
E se usar um pot comum do comércio de 270 graus?
Como vair girar só os 30 ou 60 graus do movimento do gimbal (cruzeta) do joy e não os 270 graus, a voltagem não variará de 0 a 5v, variara de 0 a ...3v.
Com isso a resolução possível do circuito USB - ex. 10 bits não será atingida, será proporcionalmente menor.
Por outro lado, olha só o meu dilema:
1) Thrustmaster Top Gun gameport: 70,00 + uns 18,00 de envio.
O preço tá bom, mas não sei se os pots estão funcionando. Você poderia me indicar algum post que mostre a inclusão dos sensores hall para eu poder ver se consigo fazer a transformação?
A propósito, nas fotos do Tm FCS - "avô" do Top Gun - o cabeamento é original ou foi refeito? Se for original, creio que vai ser fácil de transformar para USB.
O Tog Gun sera um bom joy para começar a "USB'erizar" pois é bem simples, com poucos botões.
Não lembro de nenhum em que estivesse sendo mostrado a instalação de sensor HALL, mas este "how to" para Saitek X-45 mostra como é a conversão do pot para HALL - o mecanismo do pot é reaproveitado, pois ele faz parte da cruzeta do joy, no Top Gun seria a mesma coisa.
http://sfw.so/1149033286-ustanovka-datc ... ystik.html
http://il2.skyline.kh.ua/forum/viewtopic.php?f=50&t=176
Coloque o link no Google Translator e manda traduzir para Ingles que da para entender.
Nesse FCS da foto o cabeamento é o original, o cara apenas soldou os fios originais no Arduino
Eu acho mais pratico soldar os fios numa tomada PCI e plugar nos pinos do Arduino (já que soldar direto no Arduino requer habilidade e prática ou podera danifica-lo).
No tópico tem o desenho de como ligou os fios:
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost4035144
2) SFS Throttle: não sei se os pots estão bons. Se não estiverem, a transformação para USB esbarraria nesse detalhe

. Alguém já fez substituição viável desses pots para outra coisa (hall, etc.) Você comentou que o DocFlyer fez uma transformação para hall sensor. Eu estou procurando, mas nos posts que eu encontro não tem as fotos.
No SFS a instalação de HALL não sera complicada, é preciso usar linkagem para aeromodelos, similar a instalação deste HALL que fiz num Cougar TQS.
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost4224293
A proposito, este HALL Bi-Tech 6127 é montado como um pot' e é uma boa alternativa, custa 18$ na Digikey.
No SFS da para instalar pot deslizante, o original é, porém é meio grande, diferente dos que se vê por ai, pois estes não tem o problema do grau e variando o tamanho da linkagem da para fazer moverem de forma porporcional do movimento dos manetes. Vair requerer instalar o pot fora da posição original, mas nada complicado como no F-15 que não oferece outra possibilidade que não seja no lugar original.
O tutorial do DocFlyer é para converter o pot do joy F15 em sensor HALL substitituindo a trilha resistiva pelo HALL e sua caixa metálica por tiras de plastico liso (acetato), pois como faz parte do mecanismo do gimbal (cruzeta) não pode ser removido de lá.
As imagens do tópico aqui já sumiram (ImageShack), mas salvei a página em PDF tempos atrás, anexei o arquivo neste tópico - veja no final.
3) Combatstick CH, gameport: 250,00 + envio. O vendedor disse que está em excelente estado. Mas por esse preço, talvez dê para eu adquirir o Top Gun e ainda alterar tudo para USB, com sobra.
O Combatstick tem boa change dos pot' estarem bons, já que a CH usa pot de boa qualidade.
Além de uma certa
possibilidade de comprar pot' novo da CH. Se quiser tentar contacte:
dmcdowell(@)chproducts(.)com
Instalar um MMJoy2 (ou BU0836, DSD...) para deixar USB também será fácil.
O preço deste Combatstick está bom (uns 75$), a vantagem dele em relação ao ToGun é ter mais botões e HATS, além de tem uma melhor construção - é plastico reforçado com fibra/Nylon - e qualidade dos componentes (botões, HAT's), USB'erizado vai durar mais "20 anos".
Também da para instalar o HALL Bi-Tech 6127 no lugar dos pot's:
http://i172.photobucket.com/albums/w37/ ... 30ikvg.jpg
BTW - Arduino PRO Micro no M.Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onardo-_JM
No eBay - frete grátis:
http://www.ebay.com/itm/New-Pro-Micro-A ... SwrklVJ9A8