Grupo de Montagem I: Bf-109D - Hendrick.

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
Sydney

Post by Sydney »

Mobi,

É como te falei, se for buscar a perfeição em termos de emassamento e scracth isso vai levar a vida toda. Não estou a fim de prolongar muito não, mas ainda não decidi se dou mais uma emassada e lixada ou se parto para a pintura. Vamos ver.

Na falta do que fazer, resolvi colocar um personagem próximo ao avião. Sei que vou fazer uma base para o 109 e vale a pena colocar uma figura pra enriquecer a cena.

Como só pintarei o avião semana que vem eu mandei ver num piloto por aqui. Dei uma pesquisada no Jagdwaffe da espanha para ver como os aviadores estavam vestidos e pus mão a obra.

Deu preguiça de dar um primer no piloto e me arrependi. Na próxima eu darei um primer com certeza, pois facilita em muito a pintura.

Pra primeira figura que fiz na vida até que não ficou muito ruim, mas acho que ainda posso melhorar os olhos e a pele. Depois farei os detalhes em prata, como brevê e contornos das divisas.

Apesar de não pareçer a mão e o rosto dele estão bem diferentes quando se olha o boneco ao vivo e a cores. Notei que falta ainda o detalhe do gun metal na pistola. O olho esquerdo dele tá parecendo de tubarão branco, mas darei um jeito. :-)

Olhem a criança: (Ps: figura já repintada)

Image

Image

Um grande abraço a todos,
Last edited by Sydney on 21 Nov 2005 17:40, edited 1 time in total.
Mobi

Post by Mobi »

Capeta,

Na foto tá muito legal? É um daqueles bonecos que você comprou com três jogos? Depois dou uma olhada ao vivo para ver as diferenças que não aparecem aqui. Para quem nunca pintou um boneca, ficou ótimo. Gostei da cor de couro da jaqueta. Ficou dez!

Você poderia colocar mais alguns detalhes. O lenço que está na mão dele podia ser branco, detalhes na fivela do cinto e no coldre, coisas desse tipo. Depois mostra aqui...

Na escuta...

Senta a Pua!
08_Goose
Manicaca
Manicaca

Post by 08_Goose »

S!

Show Sydy!

Acho que ele merece um verniz fosco!

SP!
Sydney

Post by Sydney »

Mobi wrote:Capeta,

Na foto tá muito legal? É um daqueles bonecos que você comprou com três jogos? Depois dou uma olhada ao vivo para ver as diferenças que não aparecem aqui. Para quem nunca pintou um boneca, ficou ótimo. Gostei da cor de couro da jaqueta. Ficou dez!

Você poderia colocar mais alguns detalhes. O lenço que está na mão dele podia ser branco, detalhes na fivela do cinto e no coldre, coisas desse tipo. Depois mostra aqui...
Mobi,

Observação perfeita. Ele ainda tem muito o que ser detalhado. Ai é a parte inicial para ver como ele ficaria. Falta ainda detalhe de fivelas, arma, lenço, casquete e consertar os olhos e a cruz de ferro (sei que não tinham ainda, mas o boneco tem...). Acho que dá até pra fazer os lábios mais claros.

A maior dificuldade é que não tenho experiência alguma com figuras e acho muito difícil fazer os detalhes minúsculos. Já tentei palido de dentes, agulha, alfinete... tá fogo!

Ah! Mobi, esse dai não é do jogo que vc tem, é do outro de sprue branca.
Goose wrote:Acho que ele merece um verniz fosco!
Outra observação perfeita. Quando terminar ele vai levar somente uma de fosco pra finalizar. Quando estiver pronto eu coloco aqui.

Grande abraço a todos e até quinta-feira!
08_Goose
Manicaca
Manicaca

Post by 08_Goose »

S! Sydy

Eu fiz um pó de bombril enferrujado que está dando aquele toque especial em minhas peças, e ficaria muito bom em seu piloto e nos aviões também.

Pega um daqueles copinhos de medida para remédio que você não esteja usando, preenche com bombril, molha bem e deixa quieto por uns dias. Ele vai começar a enferrujar, ae novamente você molha, e assim você faz por mais umas 3x. Depois que ver que está bem enferrujado já, deixa secar bastante tempo em algum lugar, mais que uma semana por exemplo. Quando você ver que ele está sequinho, pega alguma coisa para macetar tudo e formar um pó.
Feito o pó, é só pegar um pincel grande de cerdas duras e retas, por no pó e passar na peça, fica MUITO BOM!

Deixei um pouco deste pó com o Urubu, senão estiver conseguindo fazer da um toque pra mim...

Abraço
SP!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado

Post by 01_Urubu »

Tá show Sydão!

Dica para figuras: Pinte com tinta de quadro, acrilicas ou não. Aquelas de bisnaga da Acrilex ou Gato Preto. Compre branco, preto, siena clara, siena queimada e amarelo. Com estas cores você fará qualquer tom de pele e fica muito melhor que qualquer tinta que você possa imaginar.
*Alis Grave Nil*
Sydney

Post by Sydney »

Júlio,

Mais uma dica anotada!!! Goose também... Depois explica mais como usar esse tal pó, por favor!!!

Vamos ao progresso do projeto:

OK - 19/11 - Pintar Pneus (calota preto blilhante/Pneus fosco)

Pintar hélice (alumínio)

Terminar figura.

Terminei a figura como vcs podem ver, agora só falta uma camada de verniz fosco e pronto. Também aproveitei para pintar as MG17 do cowling de gunmetal e os pneus (tire black) e as calotas (preto brilhante).

Hoje foi bem legal, pois o Amilcar (mobi) e o Ronaldo (Robtec) vieram aqui em casa pela manhã e fizemos um brain storm de plastimodelismo e combate. Ficamos até quase uma hora batendo um papão e vendo altos filmes de combate.

Olhem como ficou a figura do Hendrick depois de finalizada (faltando o verniz ainda).

Image

Image

Agora olhem o resto das coisas pintadas. A hélice ainda tem coisa a fazer pra melhorar um pouco:

Image

Amanhã vou pintar o RLM 2 da cabine e o branco das pontas de asa, rudder e spinner.

Abraços,
Sydney

Post by Sydney »

OK - 20/11 Deixar secar por 24hrs

Pintar wing upper and lower wing tips, rudder e Spinner(branco/RLM 63)de branco.

Pessoal,

Deixei secar bem o primer, pois já iria usar um pouco de mascaramento e não queria arrancar nada da pintura, por isso estabeleci um intervalo de 24hrs entre as pinturas principais.

Mascarei o profundor para não 'contaminar' muito o primer e mandei ver o RLM 21 (Weiss - branco para os não-iniciados).

Sempre acho ruim pintar branco, pois nunca sei se a camada ficou boa ou não. Dei umas quatro passadas até me satisfazer e coloquei para secar.

Olhem o 109 já pintado. Notem no profundor direito do avião a máscara simplérrima para não contamina-lo muito de branco:

Image

Deixar secar por 24hrs

OK - 21/11 Isolar o RLM21 (branco).

Deixei secar bem, medi as minhas referência para saber o tamanho da wing-tip branca do 6*56. Isolei o wing tip, rudder e guardei o spinner.

A referência que usei foi essa:
Image

Olhem a máscara pronta para o RLM65:
Image

Pintar RLM 02 a cabine.
Aproveitei para pintar atrás do encosto do pilot em RLM 02 que havia sido contaminado pelo primer.

Pintar RLM 65 (HellBlau) Incluir: Flap/ Porta do trem e contra-pesos de aileron)
Pintado a contento o RLM65.

Olhem como ficou:
Image

Abraços a todos,
38_Soares
Marraio
Marraio

Post by 38_Soares »

S!
ta ficando show Sidy! manda ver!
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
Sydney

Post by Sydney »

OK - 22/11 Isolar o RLM65 do profundor e o RLM2 da cabine.

Pintar RLM62 (Grun) (incluir Montante do profundor, antena e canopi).

Fiz o mascaramento da superfície inferior do profundore o RLM02 da cabine.

Antes de pintar o RLM62 resolvi fazer um suporte de pintura. Cheraram mais dois livros da Amazon <font color="red"><i>hoje</i></font> pra mim (último Jagdwaffe e o Me109s over Sicily do Steinhoff). A ídéia surgiu da caixa.

Coloquei uns isopores por dentro pra servir de base para os suportes. Usei três pares de 'hashi' como suportes e mandei ver com a Dremel.

Olhem a geringonça!!! A do Júlio está muito melhor que a minha, mas essa até que quebrou o galho e serviu para eu brincar com a Dremel um pouco.

Image

Usei a técnica do esmaecimento (faded) da tinta principal, para usar a tinta principal pura como 'marcador'.

Até que ficou legal, mas ainda falta pegar a mão. Escorri a tinta em dois lugares e passei do ponto em mais dois. O escorrimento dei uma disfarçada já, mas terei que repintar o RLM65 na parte inferior do cone de cauda. Amanhã farei isso usando um pouco de máscara para não perder o serviço feito hoje.

Olhem como ficou:

Image

Image

Image

O cockpit está só encaixado em cima. Ainda tem a máscara para remover e, ai sim, ele encaixará legal.

Acho até que tá ficando legal o modelo, mesmo depois de 5 anos sem montar nada.

Abraços,
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Ô Syd esse efeito de esmaecimento não poderia ser reproduzido com um pré-shading?

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Mobi

Post by Mobi »

Capeta,

Tá ficando o bicho!!! Hoje ou amanhã vou ver se vou aí dar uma olhada mais de perto.

Senta a Pua!
Sydney

Post by Sydney »

36_Killer-Ants wrote:S!

Ô Syd esse efeito de esmaecimento não poderia ser reproduzido com um pré-shading?

:drink:
K-A
KA,

Não sei, pois não tenho experiência em pré-shading. Eu particularmente gosto de esmaeçer a cor. Em aviões muito castigados pelo sol, chego a fazer três camadas de esmaecimento.

A primeira bem com 3 gotas de branco uso nas áreas vista de cima, como asa, topo do profundor e fuselagem; a segunda com só uma ou duas gotas de branco eu aplico nas laterais e já mando uma passada nas juntas das placas; e a terceira, pura, nas linhas de junção da fuselagem, raiz de asa, profundor e por ai vai...

Não sei fazer pré-shading, não... :-(

Na verdade eu sou meio limitado em técnicas.

Na escuta! :-)
Hades

Post by Hades »

:s:

Imagina eu que nem sei o que significa pré-shading :shock: ?

Tá chingando quem aí o Killer?

Como faz isso?

Podiamos fazer um Glossário para os analfas :bang: como eu, em termos assim. :naosei

Abraços
SP!
Sydney

Post by Sydney »

11_Hades wrote: Podiamos fazer um Glossário para os analfas :bang: como eu, em termos assim. :naosei
Você quer dizer como nós, né? :coça:

Mas... de qualquer forma hoje de tarde refiz a pintura que estava fora do ponto e consegui consertar o que queria.

Amanhã irei fazer o exhaust (máscara e pintura) para no fina da tarde dar uma mão de verniz. Acho que ficou bem satisfatório o meu primeiro trabalho depois de tanto tempo. Vamos ver se realmente mantenho o rítmo nos decalques.

Inté mais tarde.
Post Reply