17_Vulture wrote:Se o outro avião em vez de ser brasileiro fosse europeu então as caixas pretas seriam analisadas em TRÊS locais diferentes, é isso? São múltiplos órgãos investigadores?
Vulture,
Se a matrícula do avião fosse européia, a abertura das caixas do 737 seria feita ainda no NTSB, país do fabricante, mas com um representante do JAA, órgão equivalente à ANAC na Europa.
Somente o órgão do país do acidente fica responsável pelo relatório final, mas são feitas inúmeras reuniões para se discutir o andamento das investigações. Só o CENIPA (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes) irá conduzir as investigações, mas contará com a ajuda do NTSB, da GOL, da EMB, da BOEING. da FAB (como prestadora de serviço de tráfego aéreo) e da fabricante do TCAS/Transponder com absoluta certeza.
O da Embraer foi/será aberto no Brasil mesmo, provavelmente na EMB ou no CTA, mas com presença de um representante do NTSB, órgão representante da FAA na investigação. Esse investigador já chegou no Brasil na segunda. A Boeing enviou dois técnicos dela para "colaborar". Isso é "standard operations procedures" em acidente. Todo mundo fica de olho para não levar a culpa de graça.
O piloto é sempre o lado mais fraco no quadrilátero piloto-fábrica-país-cia aérea. É muita, mas muita grana envolvida nisso. Pense só no efeito em cima do seguro da GOL, isso só para começar. Falar em vendas do Legacy nem se fala... E da fabricante do TCAS? Provavelmente era Honneywell. Vc sabia que o TCAS não é feito pela Boeing ou pela Embraer? É duro!!! É muita coisa para eles administrarem.
Falando da atitude da GOL até esse momento, eu só tenho uma palavra para descrever:
exemplar. Não falo com experiência de RP, até pq não tenho nenhuma, mas falo com a experiência de "Team Leader" em caso de emergências e acidentes aeronáuticas, pois fazia parte do "Special Assistance Team" da Varig. Eu fiz treinamento e especialização no ECC - Emergency Communication Center, por isso eu afirmo de forma categorica que a GOL está atuando exemplarmente. Acho que continuarão com essa atitude. Na empresa que estou agora o núcleo funciona praticamente da mesma forma.
Existe uma série de procedimentos padrões que devem ser seguidos em caso de acidentes. Nada é feito ou dito por acaso pela cia aérea. Um excepcional comportamento durante um evento como esse pode reverter em imagem positiva para a cia, isso sem falar no lado humanitário da coisa. Um mau atendimento em uma hora dessas traz inúmeros prejuízos, isso é comprovado pela história de acidentes aeronáuticos. Inúmeras companhias faliram depois de grandes acidentes. Exemplo: Pan Am já estava ruim e faliu depois da bomba de Lockerbie. A Swissair vinha ruim e faliu depois do acidente com MD-11 na nova escócia. Por ai vai...
A GOL está perfeita até agora!
Grande abraço,