Usar rolamentos com aba: simplifica o projeto, pois não precisa trabalho extra na fixação do rolamento a estrutura. Ao apertar o parafuso do eixo acaba com a folga normal que existe no próprio rolamento. Quanto a folga do parafuso com o rolamento coloque porca de ambos os lados do rolamento, isso também permite ajuste fino das folgas tão indesejada no uso do sensor hall. Ficou um pouco de folga na furação, não tem problema use alguma massa a base de epóxi e coloque o rolamento e aperte para formar uma "cama" do rolamento.
Vlw Tche-Loko por todas as dicas! Vou usar destes rolamentos mesmo. Vai eliminar trabalho.
O principal motivo de ter modificado tantas vezes o meu joy foi o sistema de centralização.
viewtopic.php?f=49&t=18154
Porra, que evolução! No primeiro já estava excelente!
Se você não acha importante que ao largar o joy ele volte ao centro (0,0) use o sistema de molas.
O sistema de CAM considero bem democrático, pois permite adaptar a pressão de movimento conforme o freguês, mais leve/pesado; simétrico/assimétrico. pode fazer uma peça de plástico com a curva desejada e pedir para alguém reproduzir em metal.
Vou fazer com molas. Esse de CAM tá bem distante da minha pretensão. Quem sabe no futuro?
Voce tem que achar uma mola que "encolhida" seja um pouco menor que o espaço entre o suporte da mola e o suporte no eixo,
com o eixo inclinado para aquele lado.
E que possa ser espichada o necessário para chegar do outro lado, quando inclinar o eixo na direção oposta da mola.
Cada mola tem a quantidade máxima de "espichamento" - acima disso vai quebrar.
VLW Sokol! Consegui captar bem.
Inicialmente o determinante serão as dimensões da peça de alumínio que arranjar para fazer o
centro do gimbal, tubo quadrado de 4cm acho pouco, pois vai requerer uma mola bem pequena (~1,5cm),
limitando as opções.
E tubo de dimensões maiores pode ser complicado de achar no comércio local...

Pode deixar. Primeiro vou ver se consigo os tubos nas medidas aproximadas. Depois eu vejo a mola. Por enquanto vou cotando somente.
Com relação ao corte "sorriso", se optar por fazer um "U" no lugar faça os furos nos cantos antes de cortar o "U"
pois eles são os limitadores do movimento (inclinação) da alavanca central.
Boa dica! Acho q vou fazer um "U".
Sokol, tô pensando em fazer sozinho. A parte que mais incomodava era o corte do tubo. Daria para fazer na serra manual mesmo, o que ia ser complicado. Mas, descobrir que o disco de corte de metal é bem acessível (uns R$ 4,00) e posso usar na furadeira (com muito cuidado, em local isolado e com EPI's). Então sobra a parte do furo, o que pode ser feito também na furadeira, com bastante cuidado.
Um detalhe a tomar cuidado no gimbal para o Suncom:
Como o espaço é restrito, a parte central do gimbal tem que ser a mais estreia possível, ou vai bater no fundo quando inclinar:
Bem lembrado!! Tô pensando em deixar pouca coisa mais alto.
Se não achar tubo retangular de maior dimensão, pegue um tubo quadrado de 1/2 polegada para fazer frente e fundo do centro do gilbal e faça paredes de chapa de 2/3mm, unindo com arrebites ou parafusos com porca.
Ótima ideia! Pensei em usar um tubo de 1/2" X 1/2" apenas. Daria para comportar estes tipos de rolamentos:
http://www.ebay.com/itm/10pcs-MF84ZZ-LF ... Sw5ZBWIeR9
Mas, vou ver a medida do parafuso antes.