Grupo de Montagem I: Bf-109D - Hendrick.
Olá Turma,
Vamos ao progresso desses últimos dois dias:
OK - 3/11- Banho de future/klir e Mascarar o Canopi (usando masking tape)
OK - 3/11- Montar a fuselagem (2)
OK - 3/11- Montar Asa (3)
OK - 3/11- Mascarar cockpit/compartimento do trem.
OK - 3/11- Emasssar e lixar, depois primer (repetir até aprovar) Em andamento.
Bem, como esses passos se complementam, eu farei uma descrição geral de depois apresentarei as fotos do progresso, ok?
Quando começei os trabalhos dei uma boa limpada no canopi e mergulhei em um vidro com Klir, uma cera para polir chão como a future, porém não tão boa. Dei três banhos ao todo e o canopi ficou brilhando bem. O legal que ela pode ser removida com windex, se for o caso.
Começei montando as bandas da fuselagem, dei uma passada de massa tamiya, depois lixei. Fiz o mesmo com as asas, emassando e lixando em seguida. Isolei o cockpit com masking tape e o trem de pouso com Maskol (que é um líquido que vira borracha). Depois de pronto se remove o masking tape com uma pinça de ponta e o maskol com um palito dentes. Coisa simples.
Uni a asa e a fuselagem, mas achei que ficaram alguns ressaltos. O jet funcionou perfeitamente, mas iniciei o trabalho de emassar e lixar. Acho que fiz e refiz uma quatro vezes. Penso que agora está pronto para o primer. Se for o caso repetirei o processo.
Como o trabalho de emassar e lixar acaba diminuindo o baixo relevo, fiz um pequeno trabalho de scratching para ressalta-los novamente. Também achei o resultado satisfatório.
Aproveitei já colei os profundores. Achei que o direito ficou um pouco mais baixo, mas isso se consertará naturalmente quando encaixar os montantes do profundor. Acho que é exagero, mas nesse caso, todos nós temos a mesma característica: perfecionismo.
Olhem as fotos:
Fuselagem e Asa antes de unir e mascarar:


Já com cockpit mascarado e antes do primer.



Canopi mascarado (masking tape por fora e maskol por dentro).

Sempre procurar simetria no modelo:

Uma idéia de como ele ficará!

Material usado: Régua de alumínio, granito e estilete para cortar o masking tape. Pinçel, Putty, acetona, limas e lixas (300, 600 e 1500) para polir. Scratcher. Mascol e pinçel.

O projeto está andando bem, mas não farei muita coisa no final de semana. Segunda já viajo e só volto na quinta, ou seja, o projeto vai parar um pouco, mas até que já foi bem.
Estou na escuta para dicas pessoal. Grande abraço
Vamos ao progresso desses últimos dois dias:
OK - 3/11- Banho de future/klir e Mascarar o Canopi (usando masking tape)
OK - 3/11- Montar a fuselagem (2)
OK - 3/11- Montar Asa (3)
OK - 3/11- Mascarar cockpit/compartimento do trem.
OK - 3/11- Emasssar e lixar, depois primer (repetir até aprovar) Em andamento.
Bem, como esses passos se complementam, eu farei uma descrição geral de depois apresentarei as fotos do progresso, ok?
Quando começei os trabalhos dei uma boa limpada no canopi e mergulhei em um vidro com Klir, uma cera para polir chão como a future, porém não tão boa. Dei três banhos ao todo e o canopi ficou brilhando bem. O legal que ela pode ser removida com windex, se for o caso.
Começei montando as bandas da fuselagem, dei uma passada de massa tamiya, depois lixei. Fiz o mesmo com as asas, emassando e lixando em seguida. Isolei o cockpit com masking tape e o trem de pouso com Maskol (que é um líquido que vira borracha). Depois de pronto se remove o masking tape com uma pinça de ponta e o maskol com um palito dentes. Coisa simples.
Uni a asa e a fuselagem, mas achei que ficaram alguns ressaltos. O jet funcionou perfeitamente, mas iniciei o trabalho de emassar e lixar. Acho que fiz e refiz uma quatro vezes. Penso que agora está pronto para o primer. Se for o caso repetirei o processo.
Como o trabalho de emassar e lixar acaba diminuindo o baixo relevo, fiz um pequeno trabalho de scratching para ressalta-los novamente. Também achei o resultado satisfatório.
Aproveitei já colei os profundores. Achei que o direito ficou um pouco mais baixo, mas isso se consertará naturalmente quando encaixar os montantes do profundor. Acho que é exagero, mas nesse caso, todos nós temos a mesma característica: perfecionismo.
Olhem as fotos:
Fuselagem e Asa antes de unir e mascarar:


Já com cockpit mascarado e antes do primer.



Canopi mascarado (masking tape por fora e maskol por dentro).

Sempre procurar simetria no modelo:

Uma idéia de como ele ficará!

Material usado: Régua de alumínio, granito e estilete para cortar o masking tape. Pinçel, Putty, acetona, limas e lixas (300, 600 e 1500) para polir. Scratcher. Mascol e pinçel.

O projeto está andando bem, mas não farei muita coisa no final de semana. Segunda já viajo e só volto na quinta, ou seja, o projeto vai parar um pouco, mas até que já foi bem.
Estou na escuta para dicas pessoal. Grande abraço
S!
Ae Sydy, indo muito bem, com grande estilo!
Uma dica que te dou é a de em vez de mascarar o compartimento do trem de pouso, apenas cole as portinhas com tenas como se o trem tivesse recolhido, faça toda a pintura, wash, desgaste, etc... depois é só descolar, tirar a sujeirinha da tenas e colar com o trem de pouso.
Abraço
SP!
Ae Sydy, indo muito bem, com grande estilo!
Uma dica que te dou é a de em vez de mascarar o compartimento do trem de pouso, apenas cole as portinhas com tenas como se o trem tivesse recolhido, faça toda a pintura, wash, desgaste, etc... depois é só descolar, tirar a sujeirinha da tenas e colar com o trem de pouso.
Abraço
SP!
Goose.
Interessante a dica, mas o maskol é ridicularmente fácil de trabalhar e o acho excepcional.
Júlio, a massa deve ser interessante para fazer a camuflagem em determinados aviões (spits por ex.).
O mobi passou aqui em casa hoje e fomos ao Museu do Exércio na quinta da boa vista. Excelente museu, tem muita coisa legal mesmo. Na volta ele deu uma olhada no modelo e colocou uma pilha danada para dar uma demão de primer para ver como estava.
Puts, ainda vou ter um bocado de trabalho sim! Para a primeira vez em cinco anos, até que não ficou tão mau. Terei que trabalhar (emassar e lixar) cinco ou seis pontos ainda, par depoisa dar mais uma de primer pra ver qualé. Coloquei o modelo um pouco de lado e só trabalharei com ele pra semana provavelmente. A bem da verdade até que eu dei uma adiantada boa!
Valeu pela força pessoal.
Interessante a dica, mas o maskol é ridicularmente fácil de trabalhar e o acho excepcional.
Júlio, a massa deve ser interessante para fazer a camuflagem em determinados aviões (spits por ex.).
O mobi passou aqui em casa hoje e fomos ao Museu do Exércio na quinta da boa vista. Excelente museu, tem muita coisa legal mesmo. Na volta ele deu uma olhada no modelo e colocou uma pilha danada para dar uma demão de primer para ver como estava.
Puts, ainda vou ter um bocado de trabalho sim! Para a primeira vez em cinco anos, até que não ficou tão mau. Terei que trabalhar (emassar e lixar) cinco ou seis pontos ainda, par depoisa dar mais uma de primer pra ver qualé. Coloquei o modelo um pouco de lado e só trabalharei com ele pra semana provavelmente. A bem da verdade até que eu dei uma adiantada boa!
Valeu pela força pessoal.
Sydy, massinha funcona sim para camuflagens. Eu tinha o link de um Mig-15 camuflado com massinhas em 4 cores, era um escândalo!
MAs o correto é a PRIT TAC, uma massa branca queadere...é usada para prender posters e coisas na parede. É da Prit, a mesma fábrica da cola em bastão. Serve de um tudo, e é perfeita para segurar pequenas peças para pintura, como trem de pouso, bancos etc.
Procure em papelaria, vale cada centavo
MAs o correto é a PRIT TAC, uma massa branca queadere...é usada para prender posters e coisas na parede. É da Prit, a mesma fábrica da cola em bastão. Serve de um tudo, e é perfeita para segurar pequenas peças para pintura, como trem de pouso, bancos etc.
Procure em papelaria, vale cada centavo

*Alis Grave Nil*
Olá pessoal,
Hoje foi um dia interessante. Vamos ao progresso.
Ok - 7/11- O impressionante é que achei no Jagdwaffe da guerra civil espanhola a referência do RLM 62 para os 36 D-1 que foram para a Espanha. As outras referências não são tao confiáveis e agora tenho que catar o RLM 62! Comparei com muita calma e realmente vi que os D-1 não eram RLM 63 mesmo!
Achei um livro na estante que nem lembrava que tinha: "Modeling the Me-109" que mostra 13 kits sendo montados, além de inúmeras referências legais. Dei uma estudada virando a noite e por isso resolvi fazer todos esses mods e alterações na ordem de montagem.
Modificar modelo dentro do possível. Fiz furos das MGs 17 da asa, do starter de da lado direito do cowling. Furei o acesso de ar do do 'air intake'. Refiz o air intake deixando uma borda fina de modo a apareçer o buraco do ar.
Fiz dois tubos de pitot para ter opção de escolha, mas acho que ainda podem ficar melhor, assim como duas MG17 para colocar no cowling do motor.
Quebrei os profundores, pois notoriamente eles não se encaixavam perfeitamente (o Mobi que ressaltou isso). Os quebrei, estudei a posição correta e os reposicionei (deu um baita trabalho mobi!).
Fiz uma divisória na tomada de ar do radiador de óleo que não tinha no kit original.
Vou refazer as MG17 e o tubo de pitot (acreditam que não tem no kit!?!?!).
Por entanquanto não tirei fotinhos. Deixem ficar pronto que coloco o processo todo.
Abraços,
Hoje foi um dia interessante. Vamos ao progresso.
Ok - 7/11- O impressionante é que achei no Jagdwaffe da guerra civil espanhola a referência do RLM 62 para os 36 D-1 que foram para a Espanha. As outras referências não são tao confiáveis e agora tenho que catar o RLM 62! Comparei com muita calma e realmente vi que os D-1 não eram RLM 63 mesmo!
Achei um livro na estante que nem lembrava que tinha: "Modeling the Me-109" que mostra 13 kits sendo montados, além de inúmeras referências legais. Dei uma estudada virando a noite e por isso resolvi fazer todos esses mods e alterações na ordem de montagem.
Modificar modelo dentro do possível. Fiz furos das MGs 17 da asa, do starter de da lado direito do cowling. Furei o acesso de ar do do 'air intake'. Refiz o air intake deixando uma borda fina de modo a apareçer o buraco do ar.
Fiz dois tubos de pitot para ter opção de escolha, mas acho que ainda podem ficar melhor, assim como duas MG17 para colocar no cowling do motor.
Quebrei os profundores, pois notoriamente eles não se encaixavam perfeitamente (o Mobi que ressaltou isso). Os quebrei, estudei a posição correta e os reposicionei (deu um baita trabalho mobi!).
Fiz uma divisória na tomada de ar do radiador de óleo que não tinha no kit original.
Vou refazer as MG17 e o tubo de pitot (acreditam que não tem no kit!?!?!).
Por entanquanto não tirei fotinhos. Deixem ficar pronto que coloco o processo todo.
Abraços,
Puts Júlio!!!
Valeu, mas não recebi a tempo e acabei completando minha série de RLMs em Milão. De qualquer forma eu dei uma adiantada boa por aqui em termos de montagem. Vamos ao progresso:
Ok - 11/11-
Grudei os montantes e os flaps, emassei e lixei. Refiz as duas MG17 e o tubo de pitot. Grudei a antena no canopi.
Emassei e lixei mais uma vez algumas partes que achava que poderiam melhorar
Colados o pitot e os contrapesos de aileron.
Aqui estão as fotos dessa fase do projeto. Depois é só dar primer e mandar ver no resto
Vista lateral esquerda.

Vista superior. Baita trabalho para assentar o cowling.

Vista inferior. Notem o trabalho do intake do motor e a baia de trem com maskol (roxo)/

Sempre procurando a simetria. Na primeira colocação dos profundores eles não ficaram legais. Tive que quebra-los e recoloca-los mais para a frente.

Visão frontal. Olhem o mod das MG17 das asas. Não tinha no kit original

Visão inf. esquerda. Só pra mostrar o mod do pitot e os contra-pesos do aileron já instalados

Final da tarde vou dar uma mão de primer e deixar secar por quase uma semana (durante minha viagem).
Fiquei satisfeito com o trabalho de montagem e emassamento, agora vamos pra pintura (ai meu Deus!!!).
,
Valeu, mas não recebi a tempo e acabei completando minha série de RLMs em Milão. De qualquer forma eu dei uma adiantada boa por aqui em termos de montagem. Vamos ao progresso:
Ok - 11/11-
Grudei os montantes e os flaps, emassei e lixei. Refiz as duas MG17 e o tubo de pitot. Grudei a antena no canopi.
Emassei e lixei mais uma vez algumas partes que achava que poderiam melhorar
Colados o pitot e os contrapesos de aileron.
Aqui estão as fotos dessa fase do projeto. Depois é só dar primer e mandar ver no resto
Vista lateral esquerda.

Vista superior. Baita trabalho para assentar o cowling.

Vista inferior. Notem o trabalho do intake do motor e a baia de trem com maskol (roxo)/

Sempre procurando a simetria. Na primeira colocação dos profundores eles não ficaram legais. Tive que quebra-los e recoloca-los mais para a frente.

Visão frontal. Olhem o mod das MG17 das asas. Não tinha no kit original

Visão inf. esquerda. Só pra mostrar o mod do pitot e os contra-pesos do aileron já instalados

Final da tarde vou dar uma mão de primer e deixar secar por quase uma semana (durante minha viagem).
Fiquei satisfeito com o trabalho de montagem e emassamento, agora vamos pra pintura (ai meu Deus!!!).
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OK -13/11- Passar primer em tudo.
Hoje passei o primer no avião, no cockpit e nas mg17 que fiz. Ainda acho que posso melhorar alguns pontos do avião, como topo do cowling e alguns scratches, mas acho que isso ia ser uma brincadeira sem fim. Acho que vou deixar assim mesmo. Dane-se.
De qualquer forma, tenho uma semana para pensar se toco a pintura ou refaço os pontos que posso melhorar. De qualquer forma ai estão as fotos depois do primer.
Ah! Encaixei o canopi para vcs terem uma idéia de como ficará.
Obrigado pela força e um grande abraço,






Hoje passei o primer no avião, no cockpit e nas mg17 que fiz. Ainda acho que posso melhorar alguns pontos do avião, como topo do cowling e alguns scratches, mas acho que isso ia ser uma brincadeira sem fim. Acho que vou deixar assim mesmo. Dane-se.
De qualquer forma, tenho uma semana para pensar se toco a pintura ou refaço os pontos que posso melhorar. De qualquer forma ai estão as fotos depois do primer.
Ah! Encaixei o canopi para vcs terem uma idéia de como ficará.
Obrigado pela força e um grande abraço,





