Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
27_Zylan
Manicaca
Manicaca

Re: Pedal de leme em metal - "cooperativa".

Post by 27_Zylan »

Independente da quantidade de interessados, vamos tocar pra frente, porém seria prudente elaborar um protótipo funcional, antes de fazer os outros 3 ou 4.

O que acham ?

A parte de chaparia é só me passar em DWG que o software da Laser converte na linguagem dela. O equipamento em questão é Bystronic.
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!
27_Zylan wrote:Independente da quantidade de interessados, vamos tocar pra frente.
Esse é o meu garotooooooo :D

E aí, titio Sokol? Você consegue os desenhos?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bad news!

O russo não fornece os desenhos (afinal ele vende os kits).
Bauer

Hello Iran, I misunderstood your letter.

You want to get drawings of these pedals?

I can not give them to you.

I do not speak English and Portuguese
Sokol1
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Nesse caso teríamos que criar o nosso próprio projeto ou comprar um e fazer uma engenharia reversa. :P

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bom, eu acho que adaptar o Baloo Pedal a este tipo de fabricação a laser é o caminho.

Image
PDF > https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... YjVm&hl=es

O detalhe é incluir os suportes de rolamento como o russo fez - sem precisar torno/fresa ou solda. Os desenhos são disponíveis.

As dimensões básicas do Simped também:

http://www.dhs-electronic.de/index2.php?id=211&lng=en

Sokol1
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!
27_Zylan wrote: Mas preciso dos desenhos e tipo de chapa pelo que vi na foto era chapa de aço normal pintada, de repente posso verificar o custo de uma chapa de inox, e não precisa de tinta, acredito que uma de 2mm de espessura seja mais que suficiente.
Seria ótimo se fosse de inox mesmo, assim o pedal teria uma durabilidade excelente!! Nada de ferrugem!

SP!
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Bonito esse desenho.
Existe algum desenho matemático disponível de algum projeto desses ou somente jpg mesmo?

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bem, não sei o que é esse matemático, mas se servir em .DWG (Com o Solidworks Edrawin Viever da para para ver o desenho em 3D também).

https://www.yousendit.com/download/eURD ... UjZ4dnc9PQ

O apoio para os pés do Baloo é semelhante ao pedal do Baeur ou do WKB - uma chapa de aço estilizando o pedal do 109/190, porem a estrutura (o paralelogramo deformável) foi desenhada para ser feita em madeira ou perfis de metal, então teria que adaptar esta parte para chapas de 1/2mm cortadas a laser, pois as duas primeiras opções exigem ferramentaria apropriada para fazer o encaixe para os rolamentos.

Sokol1
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Legal! Justamente o 3D que chamamos de matemático. ;)

santo.
Senta a Pua!

MaGOid

Post by MaGOid »

Quanto ao suporte do rolamento, eu acho que vi por aí uma possível solução. Ao invéz de fazer um furo na chapa ou barra para encaixar o rolamento, pode-se fazer 4 furos pequenos ao redor do rolamento, para fixa-lo no lugar com pequenos parafusos e porcas. Tenho quase certeza que alguém já fez isso por aí. Um furo maior, por trás do rolamento, permitiria a passagem do eixo que é fixado ao rolamento.

Resumindo, ao invéz de encaixar o rolamento num buraco, fixa-se o mesmo com 3 ou 4 parafusos pequenos.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

MadGOid,

Veja se consegue fotos ou desenhos do sistema - precisamos de soluções que evitem:
torno, fresa e solda.

Quanto a parte de conseguir o metal adequado, montagem, já esgotei minhas fichas,
não achei solução prática e viável ($) aqui.

Para que saia um prótotipo, coloco a disposição da "cooperativa" um controlador DIY
Mjoy8-Mercury de 3 eixos (controla tambem 20 botões mas só tem pinos para ligar um
para fins de calibragem, já que ninguem vai querer apertar botões com os dedos do pé :P ).

1 eixo de 10 bits (1.024 pontos de resolução).
2 eixos de 8 bits (256 pontos de resolução).
Frequencia de operação 120 MHZ.

Image

Como o firmware é voltado para simulador de corridas os eixos aparecem no rWindows com os nomes:
X, Accelerator, Brake - mas para o simulador (de vôo) isso não faz diferença.

Caso alguem domine o programa AVR e se disponha a modificar estes nomes, é só regravar o firmware.

Sokol1
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Ué, tem o meu! :P

Image

Os rolamentos ficaram presos entre as porquinhas e a porca cônica de eixo de bicicleta.
Uma bicicleta aguenta pressões muito maiores que 100kg quando passa por algum obstáculo como um buraco ou uma descida de guia, então o conjunto é muito resistente.
Como eu não possuo ferramental para furar com precisão, os parafusos que ficaram meio fora, eu coloquei pedaços de mangueiras de aquário, mas isso não será necessário usando medidas e furadeira de bancada.

santo.
Senta a Pua!

MaGOid

Post by MaGOid »

Olha aí, eu sabia que tinha visto em algum lugar.

Quanto as barras, elas podem ser as que se encontram em qualquer loja que venda ferro. Não são inoxidáveis, mas são muito baratas. Para furar, o ideal é usar uma furadeira de bancada, que custa na faixa de 200 a 250 reais (eu tenho uma :-) ). Mas pode-se encomendar isso a qualquer serralheiro, afinal, fazer 10 ou 12 furos numa barra dessas não pode confundir esse pessoal... Um desenho impresso com as medidas deve ser o suficiente.

Eu só não sei como fazer facilmente os pedais de metal, sem precisar comprar uma enorme (e cara) chapa de aço antes.
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!

Senhores. E quanto a montagem? Fica cada um por si?

SP!
Last edited by 42_Hildebrand on 15 Mar 2011 18:21, edited 1 time in total.
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!
21_Sokol1 wrote: Quanto a parte de conseguir o metal adequado, montagem, já esgotei minhas fichas,
não achei solução prática e viável ($) aqui
MaGOid wrote: Eu só não sei como fazer facilmente os pedais de metal, sem precisar comprar uma enorme (e cara) chapa de aço antes.
Senhores, ainda não entendi essa preocupação em relação ao material. Conversei com o Zylan e, conforme ele já explicou, com os desenhos em mãos ele pode conseguir o material à um preço acessível.
27_Zylan wrote: Mas preciso dos desenhos e tipo de chapa pelo que vi na foto era chapa de aço normal pintada, de repente posso verificar o custo de uma chapa de inox, e não precisa de tinta, acredito que uma de 2mm de espessura seja mais que suficiente.

Também vi umas peças dobradas na foto, novamente acho que não há dificuldade.

Confere, Zylan?

Qual o próximo passo? O suporte do rolamento?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Post Reply