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Querem mais? A Ford descambou de vez pelo jeito
Ford Mustang ganha versão conceitual com a assinatura do designer Fabrizio Giugiaro
O sobrenome Giugiaro, no mundo automotivo causa tanto frisson quanto Niemeyer na arquitetura brasileira. Giorgetto Giugiaro é de um dos maiores designers italianos, responsável por grandes pérolas da Ferrari, Alfa Romeo, Volkswagen, Lotus, Bugatti e muitas outras marcas. Seu filho, Fabrizio, enveredou pelo mesmo caminho e mostra seu principal trabalho nos últimos anos: o Mustang by Giugiaro.
Trata-se de uma versão conceitual, concebida especialmente para a apresentação da Ford no Salão de Los Angeles, que começa na próxima sexta-feira, dia 1º. Pintado todo de laranja, o modelo ganhou uma peça translúcida no lugar do pára-brisa, do teto e do vidro traseiro. Entre as novidades desde conceito estão algumas modificações características.
A dianteira sofreu modificações estéticas, além de ser alongada em cerca de 3 cm. Quanto às laterais, as portas não têm maçanetas e se abrem verticalmente por meio de um botão. A simplicidade do interior contrasta com o alto luxo dos materiais utilizados em sua concepção. Apenas os dois tradicionais mostradores circulares (velocímetro e medidor de combustível em um e conta-giros e temperatura do motor em outro) adornam o painel. Os bancos são de pele de cavalo e o tom predominante é o laranja e o preto, à exemplo do capô.
Ao contrário da frente do carro, sua traseira foi bastante modificada. Aparentemente, ela ficou mais curta e curvada, mas ganhou robustez com o alargamento de 8 cm. Além disso, as lanternas trazem elementos paralelos que formam um triângulo. Completam o visual as duas saídas de escape e as rodas 20” com pneus 275/40, na dianteira, e 315/35, na traseira.
Sob o capô, um motor V8 4.6 litros da versão GT do “cavalo”. Submetido à preparação, a qual lhe de bicos injetores de maior calibragem, radiador de alumínio e turbocompressor, este bloco propulsor é capaz de gerar 500 cv de potência, 200 cv a mais que a original. O chassi também foi baseado no do Mustang GT e vem com molas mais curtas, barras anti-torção, amortecedores reconfigurados e suspensão rebaixada.
Não é a primeira vez que Giugiaro criou um Mustang conceitual – em 1965, um modelo desenvolvido pelo estúdio Bertone foi mostrado no Salão de Nova York.
Por Marcel Gugoni
Feim esse carro não?
SP!