LOL KA,
A verdade é que o problema da Varig começou a mais de duas décadas atrás, talvez até bem mais que isso. Vc não disse nenhuma mentira, mas se falarmos em socorro, quantos beneficiados foram nos escândalos financeiros desses bancos fraudulentos? 2, 3 pessoas? Sei lá...
Quanto a Governo ajudar ou não, posso te afirmar que existe mais coisas entre o céu e a terra que as núvens e os anjinhos... Tem coisa muito suja por ai, mas aqui não é o fórum correto para discutirmos isso (o ideal é num bar com muito chopp e tira-gostos) LOL
Não há o que discutir sobre a falta de foco da administração, coisas que considero admiráveis e até invejáveis na TAM e na GOL. Esse é um dos maiores motivos de eu nunca falar mal de forma alguma dessas companhias. O problema é que eu, como reles piloto, tenho que dar a maior força possível para os nossos administradores, admiráveis ou não.
Já tivemos pessoas excepcionais na administração, primeiro, segundo ou terceiro escalão, vc escolhe, mas já tivemos medíocres também. A grande M é que esses medíocres fizeram um estrago quase que irrecuperável.
Graças a Deus eu vislumbro uma fase de grande mudança no futuro próximo e espero que ela venha como se fosse a lenda da phoenix. Espero eu que tudo dê certo. O mais preocupante não é a condição das pessoas que "arrumam emprego em um mês",

mas sim de 12.500 famílias afetadas diretamente mais umas 15.000 (por baixo) famílias que serão afetadas indiretamente. Se colocarmos essas 27.500 famílias x 4 pessoas/família, são 110.000 pessoas afetadas quase que imediatamente com a quebra da companhia. Com o tempo tudo se arruma, mas o meio do caminho é uma bagunça só.
Eu estava voando no meio do atlântico no dia que a Transbrasil parou. Foi uma tristesa só. Todos os pilotos que estava na frequência operacional AR-AR estava arrasados, pois o que perde não são somente aqueles trabalhadores de lá, mas o mercado como um todo: Trabalhadores, usuários, a sociedade como um todo é afetada. Sei de muita gente que teve que emigrar para continuar na aviação. É fogo mano.
Por isso tudo eu torço que dê certo e que tenhamos todos um futuro próspero...
Grande abraço a todos.