Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0
Posted: 26 Jul 2016 12:55
Just in case : poderia usar conector para microfone (mike) ou conector DB-9 - similar ao de gameporte, porém menor - para o cabo dos eixos, mas convenhamos que um PRO Micro por controle é mais prático.airwolf wrote: Decidi que vou colocar uma arduino em cada gadget. Além da diferença de preço não ser tão significativa, a utilização de um cabo de microfone entre os gadgets iria prejudicar o meu plano de manter a desconectividade dos dispositivos. A menos que eu comprasse plugs male e female para o cabo de microfone, só que aí elevaria o custo e talvez eu trocasse 6 por meia dúzia (além do acréscimo de trabalho e de espaço).
Aqui tem uma lista de quantos controles os simuladores mais conhecidos suportam:A minha preocupação é a possibilidade de prejudicar a utilização em alguns sims. Meu computador não é lá essas coisas. Por isso, pretendo jogar sims mais antigos, como Strike Fighters 2, Falcon 4 (o original, não o BMS), alguns títulos da Jane's, FS 2000. Talvez o IL2, que vc falou que é de 2001.
Tem aquele programa que vc mencionou, PPJOY, mas parece que ele tem algumas limitações.
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... tiple.html
Imagino que por "trilhas" refira-se a "barra de terminais PCI", sim vem a placa PRO Micro e duas barras com 12 pinos confome na foto. As barras precisarão ser soldadas no PRO Micro.Por questão de budget, eu vou usar essas Arduino PRO Micro (ATMEGA32u4) que vc indicou e tem no ebay (http://www.ebay.com/itm/New-Pro-Micro-A ... SwRgJXiEQu)
BTW, elas já vêm com trilhas de terminais (pcb ou pci?).
O SFS já usa matrix na ligação dos botões/HAT's, um cabo no formato 8x3 outro no formato 4x1 - não lembro bem, faz tempos que mechi num - mas acho que nem precisará colocar diodos, eles já estão lá, mas se for o caso é coisa simples. Se tiver, não precisá fazer nada a não ser remover as placas controladoras originais.1) SFS Throttle.
Terei que fazer a matrix (ou matriz, tipo matriz de matemática). Isso é só uma forma de como os terminais dos botões deverão ser conectados, inserindo-se diodos para evitar o efeito 'ghost', certo?
Para a arduino que eu vou utilizar, qual matriz vc recomenda?
Quando eu tiver tempo, vou desmontar o equipamento para tentar compreender em conjunto com o seu esquema. Depois posto minhas dúvidas.
Na ligação entre as tomadas 8x3 e 4x1 (sugiro acrescentar o fio para o botão 21) elas serão combinados como se fossem uma tomada só. É tipo fiz no desenho - agora sem modificação nas tomadas:

Na epóca não entendi o porque do fio vermelho na placa que tem embaixo do mic switch (10) então removi e deixei só um diodo, mas analizando melhor este fio vermelho não faz parte do circuito da chave, certamente aproveitaram a placa para colocar o diodo para este fio, então a principio deixe como esta.
BTW - Em Portugês seria "matriz de diodos".
Porque da "matrix"? Se voce precisar ligar 4 botões (chaves...) num circuito precisaria de 8 cabos se usar "+" e "-" individuais.
Ou 5 cabos se usar um "-" comum para todos os 4 botões.
Usando uma matrix 2x2 liga com 4 cabos, os botões serão colocados nas intercessões entre os cabos das linhas (horizontais) e colunas (verticais):

Por isso é usada em teclados, joysticks...

A "economia" de cabos - e mais importante conexões (pinos) no circuito - aumenta exponencialmente, uma matrix 6x6 liga 36 botões, ex. 32 botões mais HAT (4 botões) vistos pelo Controlador de Jogos do Windows. Imagine o tamanho do controlador se precisasse de 36+1 pinos.

O diodo entra na estória para forçar o sinal (corrente) seguir pela chave numa direção única.
No TopGun será basicamente seguir este esquema de ligação do FCS - que é uma matrix 8 (linhas) x 1 (coluna):2) Stick.
Por ora, eu pretendo não mexer no Talon.
Acho que eu vou adquirir o Top Gun.
Se eu optar pelo Top Gun (Deus me ajude que os pots estejam bons!) não precisarei fazer a matriz, certo? Digo isso, pelo que eu vi nas fotos do post do TCS; acho que o cara lá apenas plugou direto na arduino.
Mas, eu vou adotar a sua sugestão de comprar o conector pci (ou pcb?) para facilitar o processo de soldagem.
Vou precisar saber o quê eu tenho que plugar no quê.
http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... g_2272.jpg
http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... g_2271.jpg
Nestas transformação de pot em HALL não tem uma receita exata, não sendo pequenos demais qualquer imã de neodmino servira, por exemplo nos drivers de CDROM pifados tem dois imãs de neodmío na cabeça de leitura que poderão ser usados. No disco que suporta o disco também tem.Se os pots estiverem ruins, vou precisar construir a solução com o sensor hall. Naquele post (http://sfw.so/1149033286-ustanovka-datc ... ystik.html) o cara tá usando um imã fino. sabe onde eu poderia encontrar algo semelhante?
Em HD pifado também, mas este é grande para usar em joy, serviria para o eixo do leme de pedal.
Outro exemplo de pot transformado, este usando um imã cubico:
http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... 263502.jpg
Porque "pot transformado"?
Porque é mais fácil usar o pot cujo eixo faz parte da cruzeta (gimbal) do joy como base do que remove-lo e fazer outro eixo, suporte para colocar no lugar.
Mas se bolar outro jeito funcionará, o principio é girar o imã na frente do sensor.
Isso, dê uma lavada nos pot's com alcool isopropilico, ou use spray limpa contados - sem oléo.3) Pedal.
Creio que esse vai ser fácil. São só pots. Três. Mas, também vou precisar saber o que eu tenho que conectar onde. Se os pots estiverem bons (e eu acho que estão), não vou colocar sensor hall; por enquanto.
Ligação de pot é simples, 3 fios:
Pinos externos +5V, Gnd, pino do meio Sinal (eixo) que vai num pino ADC do PRO Micro.
Se precisar inverter o sentido de leitura do pot troque a posição do +5V e Gnd nos pinos externos.
Atenção que esta regra não vale para sensor HALL, neles inverte-se a leitura invertendo a posição do imã, pois trocar a posição dos fios +5v e Gnd... vai "cheirar mal".
![Evil ]:)](./images/smilies/emoticon-0116-evilgrin.gif)
Esse será simples como o TopGun, é só 3 eixos e 4 botões.4) Suncom G Force.
Pois é. Lembrei que eu tenho mais esse gadget. Adquiri quando passei de combat sims para o FS98. E ele já tem o throttle incorporado. Assim que der tempo eu vou demontá-lo e posto fotos.

Poderá acionar um HAT e mais alguns switches nele.
Todo sensor "contact less" seja HALL, magneto resistence, GMR... precisa de um imã cujo campo magnético é usado como referência, para este TLE501x o ideal é o ima circular (~6x3mm) magnetizado diametralmente - dois deles se atraem pelos lados e não um para cima do outro.Sensores resistivos TLE501x: não precisa de magneto? Alguém já usou estes?
http://magnet-prof.ru/components/com_vi ... d83efd.jpg
O único "inconveniente" deste sensor é que como precisa de alguns compontes adicionais - capacitor e resistor - precisam ser montados num PCB, que pode ser uma placa pre-furada.
Este tipo de sensor facilita a instalação, pois ele se auto-calibra em relação a posição do imã, não precisa ficar tentando até achar a melhor posição (mais centralizada) para o imã como é necessário fazer com o sensor HALL. E resulta numa montagem mais "elegante".

http://i1280.photobucket.com/albums/a49 ... muhrek.jpg
http://i1280.photobucket.com/albums/a49 ... flafuc.jpg
Isso mesmo, nos pinos da "fêmea" é onde solda os fios, depois use tubo termo retrátil (heat srink tube) para reforçar e isolar.Quanto ao conector pci, a parte que tem o plástico preto mais largo é onde irei soldar os fios?
https://lh3.googleusercontent.com/-fbrK ... -l1600.jpg
Caso precise de uma tomada no meio de um cabo faça a mesma coisa usando um conector "macho" para ser o outro lado.
Como este tipo de tomada não terá guias "anti-burro" para forçar a ligação de um jeito só é preciso tomar cuidado para não ligar invertido.

Claro que pode usar outros tipos de conectores, tipo JS3... veja na Soldafria, mas estas requem alicates específicos para crimpagem dos fios e nem sempre terá com o número de pinos que precisa.
A barra de conectores "PCI" é perfeita para gambiarra... ops, DIY.
