O joy Joystick F-15E Raptor é bom?

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
Rasgabucho

O joy Joystick F-15E Raptor é bom?

Post by Rasgabucho »

glr.. to vendo se compro esse joy <font color="red"><i>aqui</i></font> "Joystick F-15E Raptor"

Mas será q ele é bom? e ainda mais ele é serial.... como eu passaria ele para usb? tem como?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... raptor-_JM
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Rasgabucho,

Na decada de 90 a Suncom era o terceiro nome em Joystick, atras da CH e da Thrustmaster.

Sua linha de joys tinha o atrativo de ser semi-replica do grip real do caça F-15 Eagle, teve até um HOTAS dual throttle tambem semi-replica do real do F-15, produto até hoje não repetido por nenhuma marca - salvo o dual throttle presente no novo Saitek AV8R Aviator.

À epoca aúrea do Warbirds online, uns colegas que tiveram este joys diziam que o plástico não era muito resistente e os potenciômetros - calcanhar de Aquiles de qualquer joy não eram muito duravéis.

Vi uma fotos internas deste modelo Raptor numa página russa, e ele usa um sistema de acionamento dos pots não convencional, e para piorar potenciometros deslizantes, o que significa ser virtualmente impossível conseguir substitutos por estas latitudes.

Semana passada tentei comprar Suncon Talon um no M.L. mas bobeei no final do leilão e um cara levou por r$ 50,00. No meu caso o interesse era aumentar a "coleção de joys que não consegui comprar na decada de 90" ;) hoje composta por:
1 HOTAS TM-F22
1 CH F16 Combatstick (o segundo que que tenho)
1 CH Force FX
1 TM Top Gun (procuro um FCS/PFCS/X-Fighter + WCS)
1 Saitek X-36 (convertido para USB com um Mjoy8)

Meu interesse por tais joys é por se tratarem de semi-replicas de modelos militares reais - execto o X-36 (que junto com seus sucessores, devem ter sidos inspirados nos TIE Fighters), este trocado num MS FF PRO. Falta-me justamente um Suncon.

Quanto a sua pergunta de converter para USB, com estes adaptadores tipo gameporte>USB a resposta é NÃO, pois o sistema de programação dos Suncon é via emulação de teclado, voce liga o teclado no joy e um cabo do joy na porta de teclado do micro. Com a velcidade atual dos processadores a problemas com a velocidade do controlador interno do joy.

Já converter usando um controlador USB tipo BU0836, ou um Di.Y. Mjoy a resposta é SIM, vai ter que arrancar as placas/fiação/cabos do joy e ligar novos fios no novo controlador.

Um BU0836 importado da Inglaterra chega no seu endereço por cerca de
R$ 100. Se voce tiver habilidade para fazer a nova fiação - não é difícil mas requer paciência, vale muito a pena. Já um Mjoy DIY sai por uns 35/45 R$.

Numa segunda etapa voce pode substitui os pots por um sensor HALL honewell SS495A1, colocando o velho joy no seculo XXI.

A propósito, acho que vou dar lance la no ML. :lol:

E, dê uma olhada no submarino/shoppings, esta chegando no mercado uma nova leva de joystics USB baratos, como este abaixo - que tem um grip semelhante aos descontinuados Saitek X-36/X-45, tem até o gatilho com dois estágios, é vendido com diversas marcas:

Image

Tem HAT de 8 angulos, acelerador (rotativo), leme g@y, 12 botões.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 17 Sep 2007 21:56, edited 2 times in total.
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

Vlw sokol,

ontem mesmo eu ja tinha desistido dessa compra.... tb pe eu só queria ter mais um joy para como vc mesmo diz.. "coleção" eu ja tenho um saitek evo... o unico problema dele é q ele está dando uns "pulos" acho q vc me entende....

pode ficar com esse joy :) do ML hehehe

mas vc sabe o q q posso fazer para ajeitar meu saitek?

PS: Se eu instalar uma placa serial em meu PC será q funfa o joy?
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Rasgabucho,

Este sintoma apresentado pelo seu EVO são os potenciometros, que com o uso vão desgastando a trilha/acumulando sujeira.
Infelizmente os pots tem vida util, que varia conforme a faixa de preço do
joy, os melhores são da CH, a unidade de reposição custa U$9,99.

Parece que a Saitek tem um representante em S.Paulo, caso consiga contato tente comprar novos.

Se quiser tentar uma limpeza, na pagina abaixo tem um Evo desmontado,
no caso é preciso desmontar a caixa.

http://saitek.ru/other/evo/

Quanto a ligar o joy gameporte, voce precisa é de uma gamporte (DB15) e não de porta serial. No caso basta instalar uma placa de som generica - exceto se sua placa mãe usar o chipset NForce2 ou 3, neste caso só uma Soundblaster Lite, que tem gameporte digital resolve.

Sokol1
22_Ponte
Engrenado
Engrenado

Post by 22_Ponte »

S!

Eu tenho guardado em casa esse Joy da Suncom que é a réplica perfeita do stick do F-15E. É muito bonito e foi bem durável, tive ele de 1999 até o ano passado. O problema é os potenciometros que não consegui em lugar nenhum. Hoje ele só responde para um lado.

É uma pena pois a carcaça tá impecável.

Sokol. Tem alguma empresa que arruma isso aqui no Brasil?

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
33_Costa
Arataca
Arataca

Post by 33_Costa »

Na minha primeira viagem ao USA eu comprei um desses :D Junto com o jogo F18 Hornet. O unico defeito mesmo era que era gameport, e ele tem um lance de ligar no teclado junto, era meio estranho.

Mas era um excelente Joy.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Para quem ainda tem um SUNCOM F-15 guardado no armário, existe a possibilidade de moderniza-lo na base do D.I.Y, veja este exemplo:

Image
Refeito por dentro com um controlador USB BU0836 e sensores HALL SS496 no lugar dos potenciômetros.

Tópico relacionado: http://forums.x-plane.org/lofiversion/i ... 496-0.html

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/11653999@N02/

Tenhos dois destes SUNCOM aguardando na fila para "transplante". :22

Estes joys tem uma ergonometria muito boa - já que seu design original custou alguns milhares de dólares para o contribuinte americano.

Mas a prioridade para este mês é "colocar" um throttle no Nabá. :lol:

:joy

Sokol1
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

Poxa Dr. Sokol1,

Pensei que esse era aquele que foi comprado do ML.. já ia perguntar se vc vende.. heheh mas quanto será que cu$ta um desses ai "atualizado"
21_Sokol1 wrote:Para quem ainda tem um SUNCOM F-15 guardado no armário, existe a possibilidade de moderniza-lo na base do D.I.Y, veja este exemplo:

Image
Refeito por dentro com um controlador USB BU0836 e sensores HALL SS496 no lugar dos potenciômetros.

Tópico relacionado: http://forums.x-plane.org/lofiversion/i ... 496-0.html

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/11653999@N02/

Tenhos dois destes SUNCOM aguardando na fila para "transplante". :22

Estes joys tem uma ergonometria muito boa - já que seu design original custou alguns milhares de dólares para o contribuinte americano.

Mas a prioridade para este mês é "colocar" um throttle no Nabá. :lol:

:joy

Sokol1
Last edited by Rasgabucho on 18 Sep 2007 17:04, edited 1 time in total.
Shinke
Marraio
Marraio

Post by Shinke »

S!
E, dê uma olhada no submarino/shoppings, esta chegando no mercado uma nova leva de joystics USB baratos, como este abaixo - que tem um grip semelhante aos descontinuados Saitek X-36/X-45, tem até o gatilho com dois estágios, é vendido com diversas marcas:
o joy que tu mostras na foto iran, é o meu...ele custou o mesmo que o "cobra" e até agora tem dado pro gasto.

Abraços

SP!
Abraços,
Krauthein
Post Reply