Clint Eastwood lançará dois filmes sobre IVOJIMA

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Sei não.....assisti a Cartas de Iwo Jima este fim de semana e quase dormi durante o filme.

Achei o enredo sonolento. O filme é extenso e cansativo. Quase me convenci de que a história foi injusta com os japoneses.

Lembram do soldado Ralph Ignatowski, o "Iggy"? Aquele que desaparece durante a noite no "Em Nome da Honra", e fica aquela incógnita sobre o que realmente aconteceu à ele?

Image

Pois bem:
I have tried so hard to black this out. To forget it. We could choose a buddy to go in with. My buddy was a guy from Milwaukee. We were pinned down in one area. Someone elsewhere fell injured and I ran to help out, and when I came back my buddy was gone. I couldn’t figure out where he was. I could see all around, but he wasn’t there. And nobody knew where he was.

A few days later someone yelled that they’d found him. They called me over because I was a corpsman. The Japanese had pulled him underground and tortured him. His fingernails... his tongue... It was terrible. I’ve tried hard to forget all this."

Many years later, in researching my father’s life, I asked Cliff Langley, Doc’s co-corpsman, about the discovery of Iggy’s body. Langley told me it looked to him as though Ralph Ignatowski had endured just about every variety of physical cruelty imaginable.

"Both his arms were fractured," Langley said. "They just hung there there like arms on a broken doll. He had been bayoneted repeatedly. The back of his head had been smashed in."
Ralph foi torturado pelos japoneses durante três dias em uma caverna. Durante este tempo, arrancaram seus olhos, fraturaram seus dois braços, cortaram suas orelhas, arrancaram suas unhas, quebraram todos seus dentes, foi golpeado com baionetas no abdomen por diversas vezes e por final, arrancaram sua genitália e a enfiaram em sua boca .

Pra mim esse filme esta totalmente fora da realidade. Os japoneses foram, de longe, o povo que mais cometeu atrocidades durante a guerra. E até hoje o governo do Japão se recusa a pedir desculpas aos povos que subjulgou.

Esse filme,"Cartas de Iwo Jima", apesar de tentar mostrar o contrário, exibe sua tendência "hollywoodiana". Aquela cena em que um soldado tenta impedir o outro de matar o cãozinho do menino é digna de novela mexicana.

E além disso, nenhum dos dois filmes faz referência ao período anterior da guerra japonesa.

Lembrem-se: o Japão começou seu expansionismo militar anexando a Coréia em 1910, e continuou com a ocupação da China. De 1937 a 1945, na chamada “segunda guerra sino-japonesa” os japoneses massacraram 11 milhões de chineses. Bombardeio aéreo de civís, escravização e massacre de prisioneiros, estupros generalizados, experiências “científicas” de contaminação bacteriana de cobaias humanos chineses, ingleses e americanos.

Eastwood decidiu apagar a história criminosa e bárbara do militarismo e do fascismo japonês. É muito fácil mostrar a guerra sob a ótica de soldados convocados já quando o Japão estava a beira do caos.

Eu gostaria de ver é se alguém faria um filme em Hollywood baseado nas barbáries cometidas na China e Coréia. Recentemente, os acontecimentos de Nanjing foram excluídos dos livros didáticos de História nos colégios japoneses, rendendo uma onda de protestos em toda a Ásia.

O engraçado é quando Hollywwod faz um filme mostrando os americanos como os "bonzinhos", todo mundo mete o pau. Agora com esse filme a opinião muda. Por que? Só por que eles perderam a guerra? Fodam-se os japoneses......pra mim os americanos foram muito brandos com eles durante a guerra.

Image

Existe um filme muito bom, que assisti à algum tempo sobre o massacre em Nanking, mas não me recordo de seu nome...

Bom...essa é minha opinião. E que venham os tomates!!!! :D

SP!
Last edited by 31_CrossBones on 31 Jul 2007 23:55, edited 1 time in total.
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
22_Ponte
Engrenado
Engrenado

Post by 22_Ponte »

S!

É Cross, os japas foram parelho com os alemães nessa. Na China há relatos deles terem enterrado prisioneiros até o pescoço e passado com a lagarta do tanque por cima depois.

Descobre o filme aí pra nós.

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Crossilda,

O filme começa por "Cartas" porque é um filme intimista, sobre os sentimentos pessoais de alguns personagens nessa batalha... não é porque é um filme com o Japão na guerra que ter que dizer tudo o que os japoneses fizeram lá, pra isso tem os documentários :D

E por que não pode mostrar os japas como humanos também? A minha namorada, que é descendente de japoneses, viu aquele rapazinho que não queria saber de guerra e falou que aquele bem poderia ser o avô dela, que era uma pessoa que não queria saber nada com violência, só cuidar da vida... que convenhamos é maioria, em qualquer país...

O filme é bom por causa disso, porque retrata os soldados comuns, não a política da guerra, que fez de Flag tão chato...

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
01_Urubu
Engrenado
Engrenado

Post by 01_Urubu »

Fala sério Cross, vai se fuder... você queria mesmo que isso que relataste fosse apresentado no filme??? Você deve estar mais bebum que eu....

E pra completar: Na WWII não teve ninguém amsi cruel e filhodaputa que Stalin e seus comunas :P Enquanto todos matavam inimigos, esses escrotos vermelhos matavam era sua própria gente!
*Alis Grave Nil*
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!
Recentemente, os acontecimentos de Nanjing foram excluídos dos livros didáticos de História nos colégios japoneses, rendendo uma onda de protestos em toda a Ásia.
Cross, por acaso você aprendeu na escola sobre o massacre de civis paraguaios na Guerra do Paraguai? Sobre o expediente de contaminar os rios das populações ribeirinhas com cadáveres?

Eu não...

Tem que separar as ações dos Estados dos povos que neles vivem, senão seríamos sempre responsáveis por tudo de errado que nosso governo faz, e o mesmo vale para os outros... você gostaria de levar uma binfa de todo paraguaio que passa por você? :lol:

Esse negócio de povo bom/povo mau é ideologia caolha :)

SP!
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano

Post by 36_Killer-Ants »

28_Condor wrote:Cross, por acaso você aprendeu na escola sobre o massacre de civis paraguaios na Guerra do Paraguai? Sobre o expediente de contaminar os rios das populações ribeirinhas com cadáveres?

Eu não...

Tem que separar as ações dos Estados dos povos que neles vivem, senão seríamos sempre responsáveis por tudo de errado que nosso governo faz, e o mesmo vale para os outros... você gostaria de levar uma binfa de todo paraguaio que passa por você? :lol:
E não esqueçam do genocídio que foi a "guerra" de Canudos - degolas, estupros e execuções sumárias patrocinadas pela República Brasileira que consideraram aqueles pobres-diabos como "Um grave perigo Monarquista à Republica" - Fala sério!

Por fim dinamitaram tudo: corpos, casas e tudo o mais e deixaram lá para os urubus.

Canudos e a Guerra do Paraguai deveriam ter destaque no nosso programa de ensino médio, para pôr uma pá de terra nessa nossa idéia que só Checheno, Alemão, Japonês, Iugoslavo e Americanos são "malvados".

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

S!

01_Urubu wrote:Fala sério Cross, vai se fuder...
Noossaaa...quanto ódio nesse coraçãozinho. Calma titio Urubas :lol: :lol:

Os tomates vieram, e foram mais que os esperados, da pra fazer uma salada. Vamos à eles:

A questão aqui, Julio, não é querer que isso ou aquilo apareça no filme. O filme em si, é muito bem feito. Os desconhecidos protagonistas japoneses do filme se sairam muito melhor que os de "Flags". Mas tudo isso se considerarmos que seja apenas uma estória e não a realidade.

O governo japônes acompanhou de perto a produção deste filme temendo pela imagem do soldado nipônico. Hoje, EUA e Japão são fortes aliados.
Como é que alguém pode produzir um filme sério com tamanha pressão política?

Nesse filme, excluindo-se uns dois ou três, todos os personagens são pessoas simples que apenas desejam que a guerra acabe e possam voltar pra casa. Ahhhhh.....parem com isso. Qualquer leigo no assunto que assistir este filme com certeza acaba por achar que os japoneses foram as maiores vítimas dessa guerra. Aquele capitão que queria surrar os soldados, um dos poucos personagens "malvados" do filme, é retratado com um verdadeiro débil mental. Será que alguém engoliu isso?

Um tema que pode ser usado como exemplo seria Hong Kong. Quando se aproximou a hora de se devolver a soberania da ilha para a China em 1997, vi muita gente se posicionar contra esse processo, já que nunca tiveram a oportunidade, ou o interesse, de saber que a ilha foi "conquistada" pelos ingleses depois que eles criaram motivos absurdos para iniciar as chamadas Guerras do Ópio. Ou seja, as pessoas baseiam-se nas informações que recebem.

Por isso, o que me deixa mais indignado é que o governo japonês insiste em manter essa imagem falsa do Japão durante a guerra.

28_Condor wrote: Cross, por acaso você aprendeu na escola sobre o massacre de civis paraguaios na Guerra do Paraguai? Sobre o expediente de contaminar os rios das populações ribeirinhas com cadáveres?
36_Killer-Ants wrote: E não esqueçam do genocídio que foi a "guerra" de Canudos - degolas, estupros e execuções sumárias patrocinadas pela República Brasileira que consideraram aqueles pobres-diabos como "Um grave perigo Monarquista à Republica" - Fala sério!
É isso aí!!! Vocês dois estão absolutamente corretos!!!

Já imaginaram um filme como a "Lista de Schindler" com um campo de concentração onde todos são bem tratados? A verdade tem que ser mostrada e não mascarada por filmes com interesses políticos.

Segunda Guerra Mundial já encerrou-se há muito tempo mas o desacerto entre Pequim e Tóquio volta e meia alcança as manchetes dos jornais, chamando a atenção da mídia internacional, devido à fúria dos chineses irritados com a arrogância japonesa em não lhes pedir sinceras desculpas. Simplesmente negam ter havido o Massacre de Nanquim, nada mais sendo do que uma montagem, uma “fabricação contra a honra do Japão”.
:roll:
28_Condor wrote: Esse negócio de povo bom/povo mau é ideologia caolha :)
SP!
Concordo!! Todo povo tem seu lado "podre". A Suiça não foi "neutra" durante a Guerra? A Argentina não recolheu a maioria dos criminosos nazistas após o fim da guerra? Você e o K-A não citaram exemplos do Brasil?

Por isso odiei o filme. Uma "propaganda" para se tentar ganhar um oscar...nada mais.
01_Urubu wrote:... você queria mesmo que isso que relataste fosse apresentado no filme???
28_Condor wrote: não é porque é um filme com o Japão na guerra que ter que dizer tudo o que os japoneses fizeram lá, pra isso tem os documentários :D !
Pois é, mas parece que alguém resolveu mostrar:
Filme sobre massacre japonês na 2a Guerra estréia em Pequim

PEQUIM - "Nanking", filme norte-americano que documenta as atrocidades cometidas por tropas japonesas na China durante a 2a Guerra Mundial, estreou em Pequim nesta terça-feira. O lançamento ocorre no momento em que Japão e China se esforçam para melhorar suas tensas relações.

Image

"Nanking", filme norte-americano que documenta as atrocidades cometidas por tropas japonesas na China durante a 2a Guerra Mundial, estreou em Pequim nesta terça-feira. O lançamento ocorre no momento em que Japão e China se esforçam para melhorar suas tensas relações.
O filme de 90 minutos co-dirigido por Bill Guttentag, premiado com um Oscar, e o produtor Dan Sturman fará sua estréia comercial na China continental em 7 de julho, para coincidir com o 70o aniversário da invasão japonesa ao país.
"O crime e o ódio do militarismo japonês deixaram uma cicatriz profunda no povo chinês ... e a memória do que ocorreu nunca irá desaparecer", disse Gao Feng, presidente da CCDS, uma das distribuidoras do filme na China.
A China diz que as tropas japonesas massacraram 300 mil civis -- homens, mulheres e crianças -- em Nanjing, então conhecida como Nanquim. Um tribunal dos aliados, após a Segundo Guerra Mundial, avaliou o número de mortos em cerca de 142 mil.
"Nanking" concentra-se em uma colaboração inesperada entre missionários norte-americanos e empresários nazistas alemães que viviam em Nanjing durante a invasão e criaram uma zona de segurança para refugiados chineses na cidade devastada pela guerra.
"Este filme trata do que a humanidade tem de melhor e de pior", disse o co-diretor Guttentag na pré-estréia.
Entremeando imagens granulosas de ruas devastadas por bombas e pilhas de cadáveres de crianças com depoimentos chorosos de testemunhas chinesas falando de estupros e torturas, "Nanking" também inclui confissões de soldados japoneses que participaram na matança.
Atores de Hollywood, incluindo Woody Harrelson e Mariel Hemingway, fazem leituras encenadas de diários escritos por ocidentais que viviam na zona de segurança. Os autores falam de chinesas que cortavam os cabelos e pintavam seus rostos de preto, para evitar ser violentadas.
O filme provocou a ira de alguns parlamentares japoneses conservadores, que no mês passado o denunciaram como propaganda política e disseram que o massacre de Nanjing foi uma invenção.
As relações entre os dois países ex-inimigos, embora recentemente venham melhorando, são dificultadas há anos pelo que Pequim vê como sendo a recusa de Tóquio de reconhecer as atrocidades cometidas pelo Exército Imperial japonês na China entre 1931 e 1945.

Reuters
Deixo claro que não tenho nada contra japoneses. Apenas quero mostrar meu ponto de vista sobre este filme. Para mim, "Flags", teve um contexto histórico melhor, pois mostrou a farsa montada em torno de uma foto, para que o governo americano pudesse angariar fundos e continuar na guerra; e que os veteranos americanos, assim como os brasileiros, foram esquecidos e largados à própria sorte.

Ahhh, não esquecendo: Julio, a respeito de Stalin, não há como negar. O homem deu fim à mais de 40 milhões de vidas ao logo de seu reinado de terror. Mas mesmo assim, ele ainda é venerado na Russia

Image
Homenagem do seguidores de Stalin em frente ao seu túmulo em Moscou

Falar o quê?

Agora podem jogar mais "tomates" :D

SP!
Last edited by 31_CrossBones on 01 Aug 2007 18:10, edited 1 time in total.
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
33_Costa
Arataca
Arataca

Post by 33_Costa »

A Cross vai se fuder, tá muito grande esse seu texto, nem vou ler :lol: :lol:
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!
33_Costa wrote:A Cross vai se fuder, tá muito grande esse seu texto, nem vou ler :lol: :lol:
:lmao: :lmao: :lmao: :lmao:

Gilda. Eu li e gostei.

SP!
37_Tupan
Marraio
Marraio

Post by 37_Tupan »

S!

Concordo com o Cross, as atrocidades japonesas nos anos 30 e na Segunda Guerra são muito pouco lembradas por uma série de fatores políticos.

Aliás, era parte política da política oficial japonesa considerar-se um povo superior com direito a usurfruir dos territórios à sua volta. Lembra, algo???
O que eles fizeram no sudeste asiático em geral foi cruel e o comportamento dos soldados japoneses faria inveja às SS.

SP!
33_Costa
Arataca
Arataca

Post by 33_Costa »

Tá tá tá, eu li o texto.

Pode deixar que vou assistir o Iwo Jima então sabendo que é tudo mentira. Mas Independence Day também é de mentira e é bom! :lol: :lol:
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Afff, todo esse texto quilomêtrico para defender o argumento furado que filme bom sobre a segunda guerra só se mostrar todos os japas como serial killers :P :lol:

Gilda, que na WWII os japoneses fizeram pior que os nazistas qualquer pessoa que pesquise um pouco o assunto já sabe ué, o filme não é sobre a guerra, mas sobre uma batalha oras, justamente uma batalha onde o Japão não contava mais com soldados profissionais, por isso mesmo a visão de soldados sem ideais patrioticos exagerados é muito mais crível... se mostrasse só soldados sanguinários aí que ficaria ridículo :roll:

SP!
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

S!

Condorina, ou Codorna sei la´....

O unico argumento furado aqui é o de defender uma produção totalmente comprometida pela "censura" japonesa.

Se o filme quisesse realmente mostrar a guerra, deixava de lado esse "dramalhão mexicano barato".

Em " O Império do Sol" não encontramos "japs serial killers" e é um dos melhores do gênero.

Em " A Lista de Schindler" não encontramos "japs serial killers". Esse filme não tem japas? Ué, mas não é um bom filme?
28_Condor wrote:filme bom sobre a segunda guerra só se mostrar todos os japas como serial killers :P :lol:
Filme bom sobre a Segunda Guerra não precisa de "japs serial killers". Precisa apenas de "japs bonzinhos e chorões". Aí se torna um clássico e todo mundo aplaude...não é mesmo? ;)

Mas eu confesso: fiquei traumatizado quando o soldado matou o cãozinho do menino e bateu no herói.:cry:

SP!

Image
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

31_CrossBones wrote::skull:

S!

Filme bom sobre a Segunda Guerra não precisa de "japs serial killers". Precisa apenas de "japs bonzinhos e chorões". Aí se torna um clássico e todo mundo aplaude...não é mesmo? ;)

SP!
Para mim o melhor filme sobre o assunto é a "Ponte do Rio Kwai", mas aí mostra outra face da guerra (a crueldade da disciplina militar)... faces, faces, faces... Crossilda, depende do aspecto humano envolvido que o diretor quer mostrar... negar que houve sofrimento do lado japonês é um absurdo :roll:

Westwood nem mostrou os japoneses lá como vitimas dos americanos, mas como vítimas da própria cultura marcial, e isso é claro no filme... mudando um pouco o contexto do filme, você poderia ter tirado os japas e punha lá os escravos brasileiros que tiveram que lutar na guerra do Paraguai... se achassemos as cartas deles depois você não acha que falariam quase das mesmas coisas?

Pode-se e deve-se fazer filmes que falem do lado negro do militarismo imperialista japonês, mas negar o lado humano do mesmo povo não é lá muito razoável....

:)

SP!
Shinke
Marraio
Marraio

Post by Shinke »

S!

Só o que passa é a fotografia, e boa atuação de Ken Watanabe como o general, que só foi possível porque ele leu as cartas originais de Tadamichi Kuribayashi.

mas os dois filmes são chatos.

SP!
Abraços,
Krauthein
Post Reply