9/6/2007 20:27:00
Segurança que vem do alto
Grupo de 60 pilotos em 28 aeronaves começa vigilância do céu para Jogos Pan-Americanos
Maria Inez Magalhães
Rio - A partir do dia 29 o espaço aéreo do Rio estará mais seguro. É que as áreas onde acontecerão os Jogos Pan-Americanos e a Vila do Pan, na Barra da Tijuca, começarão a ser patrulhadas pela Aviação Nacional de Segurança Pública. Ao todo, são 16 pontos de competição espalhados por oito bairros, como Copacabana, Maracanã e Engenho de Dentro, e o Aterro do Flamengo.
Outras cidades da Região Metropolitana, rodovias e a Baía de Guanabara também estão incluídas no plano de patrulhamento aéreo. Os pilotos vão fazer a escolta das delegações e vôos durante as competições — que ocorrerão entre 11 e 29 de julho.
Já apelidados de ‘top guns’ (em referência ao filme), os 60 pilotos de todos os estados do Brasil voarão armados com fuzis e pistolas nas 24 aeronaves — 14 helicópteros e 10 planadores — compradas especialmente para os Jogos, além das quatro da Polícia Federal. Elas terão ainda equipamentos de visão noturna. O patrulhamento será feito também durante os Jogos Parapan-Americanos, de 12 a 18 de agosto.
Algumas das aeronaves, como o motoplanador Ximango, funcionarão como base de monitoramento, repassando informações. “Caso haja algum problema, contactamos as bases, que tomarão providências necessárias”, explicou o capitão Ives Cláudio Pacheco, 31 anos, piloto do Ximango e instrutor de vôo do grupo, uma espécie de Força Nacional aérea.
Mas para o patrulhamento da Aviação Nacional de Segurança Pública foi preciso levantamento aéreo das regiões de risco.
Durante o vôo de reconhecimento, os pilotos usaram câmeras fotográficas. A Secretaria de Segurança Pública também forneceu mapeamento das áreas mais perigosas.
Com os recentes tiroteios entre traficantes, que chegaram a fazer aviões comerciais alterarem a rota para não ser atingidos, como O DIA mostrou com exclusividade quarta-feira, uma das orientações aos pilotos é voar mais alto nesses locais, segundo o coordenador de aviação dos Jogos, tenente-coronel Kleber Senisse.
Durante os Jogos, o espaço aéreo não será fechado. Mas haverá delimitação de áreas, em que o vôo será permitido exclusivamente para as aeronaves do grupo nacional. Outras aeronaves poderão trafegar respeitando essa limite.
Entre 126 alunos, 3 mulheres
Dos 60 pilotos que formam a Aviação Nacional de Segurança Pública, 25 já estão no Rio fazendo treinamento especial. O curso tem 126 alunos, sendo três mulheres, e custou R$ 54 milhões, pagos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A idéia é uniformizar os procedimentos da segurança aérea e colocar esses pilotos para atuar na nova força.
O treinamento é dado no Aeroporto de Jacarepaguá. As aulas teóricas para quem ainda não é piloto ocorrem na Base Aérea do Campo dos Afonsos. A Aeronáutica cedeu ainda alojamento para os alunos de fora do Rio. O curso engloba 560 especificações, como adaptações a aeronave, ambientação da cidade, altitude em áreas de risco e curso de emergência.
Fonte O Dia
Vigilância do ar
- 32_Mariocar
- Engrenado
- Posts: 2717
- Joined: 18 Jan 2005 21:00
- Location: Rio de Janeiro
Vigilância do ar
SP!
Mariocar
Mariocar