Há controvérsias! Tem mais brasileiro na parada...
Wolfgang Karl Christian Ortmann (ou Karl Christian Wolfgang Ortmann)
ZG.1 voava em Me-110
Wolfgang Ortmann nascera em 25 de maio de 1917 na Cidade de São Bento, não havendo registro de quando ocorreu seu ingresso no serviço militar. Seu treinamento realizou-se no 4./Fl.Ausb.Rgt 14 ( Quarto Staffel do Fliegerausbildungsregimentern 14 ) onde permaneceu até 6 de outubro de 1939. O Fl.Ausb.Rgt 14 estava localizado na cidade de Klagenfurt, na área da 4 Luftwaffen Felddivision, sendo na ocasião seu Kommandeur o Oberst Friedrich Leesemann.
Ainda de acordo com os dados fornecidos, em 9 de abril de 1941 estava no III./ZG 76 (3º Gruppe do Zerstörergeschwader 76). Ao falecer em combate, no dia 3 de fevereiro de 1942," estava atuando na segunda formação do II Gruppenstab do ZG 1 (Formado à partir do III./ZG76), baseado em Brijanak, Rússia. Um fato que a princípio causou confusão, foi a informação de que o falecimento ocorrera em Sassari, Africa, onde o II./ZG1 não combateu. Após uma longa espera, a chegada de novos documentos sobre Ortmann pode esclarecer finalmente este mistério.
Pesquisas realizadas em São Bento do Sul por Hilário Rank (Presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul) forneceram dados interessantes sobre o nascimento de Wolfgang Ortmann.
No Têrmo lavrado em 31 de maio de 1917, seu nome aparece como Carlos Christiano Wolfgang, filho de Eduardo Ortmann e Fanny Ortmann. Chama a atenção o “aportuguêsamento” de alguns nomes, visto que seu pai, mesmo sendo identificado como Eduardo Ortmann assina o Têrmo como Eduard Ortmann. Wolfgang Ortmann foi batizado na Paróquia Evangélica Luterana de São Bento do Sul, no dia 8 de julho de 1917. A declaração recebida diz “Wolfgang Karl Christian Ortmann (a sequencia pode estar alterada) filho de ...(ilegível)...Ortmann e de Fanny Creuz, nascido no dia(...)”.
O Ato Batismal foi realizado pelo Pastor Eduard Ortmann, que trabalhou na comunidade entre 1912 e 1924. (Poderia ser seu pai ou seu avô)
Um cruzamento entre os registros nos fornece o seguinte quadro:
Wolfgang Karl Christian Ortmann (ou Karl Christian Wolfgang Ortmann) nasceu em 25 de maio de 1917 na Cidade de São Bento do Sul. Filho de Eduard Ortmann e Fanny Kreuz Ortmann, sendo seus avós paternos Eduard Ortmann e Bertha Ortmann e maternos, Oscar Kreuz e Augusta Kreuz.
Seu falecimento em 3 de fevereiro de 1942 ocorreu durante um ataque ao campo de Basary, nas proximidades de Toropeytz, no Front Russo, como conta o relatório do Feldw. Tamm, participante da missão.
fonte: IPMS curitiba
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Olá!! Eu sou o filho do CrossBones. Meu pai pediu pra escrever isto:
03/07/1940 Heavy units of the British Navy, code named Force H (Somerville), launch an attack (Operation Catapult) on the French fleet stationed at Mers-el-Kebir near Oran in Algeria, sinking the battleship Bretagne and heavily damaging the battleship Provence and the battlecruiser Dunkerque. 1,300 French sailors are killed and hundreds wounded.
03/07/1940 Heavy units of the British Navy, code named Force H (Somerville), launch an attack (Operation Catapult) on the French fleet stationed at Mers-el-Kebir near Oran in Algeria, sinking the battleship Bretagne and heavily damaging the battleship Provence and the battlecruiser Dunkerque. 1,300 French sailors are killed and hundreds wounded.
SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.
03/07/1940 Heavy units of the British Navy, code named Force H (Somerville), launch an attack (Operation Catapult) on the French fleet stationed at Mers-el-Kebir near Oran in Algeria, sinking the battleship Bretagne and heavily damaging the battleship Provence and the battlecruiser Dunkerque. 1,300 French sailors are killed and hundreds wounded.
As operações da Royal Navy começaram efetivamente no mediterrâneo em Junho de 1940.
10 de Junho de 1940 - Itália declara guerra a França e a Inglaterra.
12 de junho 1940
The Mediterranean Fleet with “Warspite”, “Malaya”, “Eagle”, cruisers and destroyers sails from Alexandria for a sweep against Italian shipping in the Eastern Mediterranean. South of Crete, light cruiser “CALYPSO” is torpedoed and sunk by Italian submarine “Bagnolini”.
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Pouco depois o dia "D" uma experiência com um bombardeiro modificado terminou em tragédia após sua explosão sobre a Inglaterra, o alvo era um bunker que estava resistindo ao bombardeio convencional. O piloto recebeu a "Navy Cross" postumamente, mesma honraria concedida a um de seus irmãos anos depois.
Pergunta 19:
Qual o nome do piloto e qual a aeronave experimental que ele voava no momento do acidente?
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Seria Joseph P. Kennedy Jr. pilotando um PBY4-1 (versão naval do B-24).
''In July 1944, he volunteered for a special mission under the auspices of Operation Aphrodite, piloting a modified version of the PBY4-1 (a Naval B-24 Liberator) intended to counter the German Vergeltungswaffe ("vengeance weapon") attacks on England - specifically, the newly developed V-3 Cannon, which unbeknownst to the Allies had been rendered inoperable in a prior raid. The plane was to be loaded with 21,170 pounds (9600 kg) of Torpex, flown across the English Channel, where the pilot and co-pilot would parachute out, and then crash into the hardened bunker containing the V-3 which was located near Mimoyecques, France. The final leg of the flight was to be guided remotely by an escort fighter through radio-control. The cause of the accidental detonation of the payload is unknown, but the Torpex detonated before the plane reached the bail out point, and both Kennedy and his crewmate [Lt.Wilford J. Willy] were killed instantly. Kennedy's body was never recovered, and he was posthumously awarded the Navy Cross.''