Eu tive a chance de testar o feioso no simulador JSF e no Jogo Air Force Delta da Sega. Achei em ambos uma aeronavc de bom desempenho.
Mas ao meu ver o X-35 da Lockheed mereceu a vitória.
Detalhe. Quando o X-35 entrar em operação, irá atender a demanda das seguintes forças: US-NAVY, US MARINE-CORPS, USAF e ROYAL NAVY.
Ahh, ia me esquecendo! O X-35 tem uma curiosidade muito interessante. Com a queda da URSS, a Lockheed contratou alguns engenheiros russos da Yaklovek, responsáveis pelo projeto Yak-141, abandonado pela marinha russa.
Na verdade, o X-35 tem muitos traços em comum com sua gênese russa:
YAK-141:
X-35:
O interessante é que alguns pilotos de teste Russos dizem q a China comprou algumas plantas do Yak-141. Curioso não?
Saindo da "forma":
S!
Eu já havia visto algo sobre o Yak-141, apesar de não conhecê-lo pelo nome. Pelo que me lembro ele era supersônico, decolando na vertical. E tem um recorde incrível: decolou na vertical e subiu até 3 ou 4 km, verticalmente!!! Contudo, pelo que me lembro, ele tinha 3 motores e necessitava dos 3. Podia cair se perdesse apenas um deles...
O projeto do JSF é mais interessante pois a coluna de ar na frente é gerada por um rotor que é acionado pelo próprio motor principal. Essa coluna é composta de ar frio (que não passou pelo motor) e cria uma proteção que impede que o ar do motor (quente) seja sugado pelas entradas frontais, gerando super-aquecimento! Uma solução engenhosa.
Mas esse Yak tem o velho design de "caixote" dos jatos russos mais antigos. Acho que os russos, por um bom tempo, estavam empenhados em mostrar que, com um motor potente o bastante, qualquer coisa voa!!!
Mesmo considerando que os "caixotes" eram interceptadores e não se propunham a dogfight, eram feios de lascar!
Comparem os aviões russos pós MiG-29, como os Sukoi atuais, com esses caixotes de antigamente!
SP!
Eu já havia visto algo sobre o Yak-141, apesar de não conhecê-lo pelo nome. Pelo que me lembro ele era supersônico, decolando na vertical. E tem um recorde incrível: decolou na vertical e subiu até 3 ou 4 km, verticalmente!!! Contudo, pelo que me lembro, ele tinha 3 motores e necessitava dos 3. Podia cair se perdesse apenas um deles...
O projeto do JSF é mais interessante pois a coluna de ar na frente é gerada por um rotor que é acionado pelo próprio motor principal. Essa coluna é composta de ar frio (que não passou pelo motor) e cria uma proteção que impede que o ar do motor (quente) seja sugado pelas entradas frontais, gerando super-aquecimento! Uma solução engenhosa.
Mas esse Yak tem o velho design de "caixote" dos jatos russos mais antigos. Acho que os russos, por um bom tempo, estavam empenhados em mostrar que, com um motor potente o bastante, qualquer coisa voa!!!
Mesmo considerando que os "caixotes" eram interceptadores e não se propunham a dogfight, eram feios de lascar!
Comparem os aviões russos pós MiG-29, como os Sukoi atuais, com esses caixotes de antigamente!
SP!
- 17_Vulture
- Arataca
- Posts: 2028
- Joined: 07 Apr 2003 21:00
- Location: Cidade Maravilhosa, RJ
MAs não é? Se até o Flyer "voou"37_Tupan wrote:Acho que os russos, por um bom tempo, estavam empenhados em mostrar que, com um motor potente o bastante, qualquer coisa voa!!!
[b]Jambock__17 - Vulture
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]