Saindo da "forma":

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Eu tive a chance de testar o feioso no simulador JSF e no Jogo Air Force Delta da Sega. Achei em ambos uma aeronavc de bom desempenho.

Mas ao meu ver o X-35 da Lockheed mereceu a vitória.

Detalhe. Quando o X-35 entrar em operação, irá atender a demanda das seguintes forças: US-NAVY, US MARINE-CORPS, USAF e ROYAL NAVY.

Ahh, ia me esquecendo! O X-35 tem uma curiosidade muito interessante. Com a queda da URSS, a Lockheed contratou alguns engenheiros russos da Yaklovek, responsáveis pelo projeto Yak-141, abandonado pela marinha russa.
Na verdade, o X-35 tem muitos traços em comum com sua gênese russa:

YAK-141:
Image

X-35:
Image

O interessante é que alguns pilotos de teste Russos dizem q a China comprou algumas plantas do Yak-141. Curioso não?
User avatar
19_ALPHA
Manicaca
Manicaca
Posts: 811
Joined: 08 Mar 2006 21:00
Location: São Paulo

Post by 19_ALPHA »

S!

Caraca. ..

São muito parecidos mesmo. ... :o

sinistrooo. ..

HEHEH

SP!
19_ALPHA
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Opa! Só complementando. Como os senhores podem observar, o sistema de vetorização do X-35 é identico ao do Yak-141. O sistema apesar de ter tecnologia superior a russa além de um propulsor melhor, usa os mesmos princípios desenvolvidos na Russia 10 anos antes.
Luiz_Fernando

Post by Luiz_Fernando »

S!

Se eu não me engano, axo que ofereceram vaga pra embraer entrar no JSF , li isso na revista forca aérea, vou dar uma procurada nela pra ver se confirma a informação.
SP!
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Post by 37_Tupan »

S!

Eu já havia visto algo sobre o Yak-141, apesar de não conhecê-lo pelo nome. Pelo que me lembro ele era supersônico, decolando na vertical. E tem um recorde incrível: decolou na vertical e subiu até 3 ou 4 km, verticalmente!!! Contudo, pelo que me lembro, ele tinha 3 motores e necessitava dos 3. Podia cair se perdesse apenas um deles...

O projeto do JSF é mais interessante pois a coluna de ar na frente é gerada por um rotor que é acionado pelo próprio motor principal. Essa coluna é composta de ar frio (que não passou pelo motor) e cria uma proteção que impede que o ar do motor (quente) seja sugado pelas entradas frontais, gerando super-aquecimento! Uma solução engenhosa.

Mas esse Yak tem o velho design de "caixote" dos jatos russos mais antigos. Acho que os russos, por um bom tempo, estavam empenhados em mostrar que, com um motor potente o bastante, qualquer coisa voa!!! :lol: :lol:

Mesmo considerando que os "caixotes" eram interceptadores e não se propunham a dogfight, eram feios de lascar!

Comparem os aviões russos pós MiG-29, como os Sukoi atuais, com esses caixotes de antigamente!

SP!
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

37_Tupan wrote:Acho que os russos, por um bom tempo, estavam empenhados em mostrar que, com um motor potente o bastante, qualquer coisa voa!!! :lol: :lol:
MAs não é? Se até o Flyer "voou" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Post Reply