No início achei que fosse balela do Chaves (não o do SBT) mas parece que é sério. Os EUA vetaram a venda dos Super Tucanos e também dos AMX à Venezuela pois eles contém "tecnologia sensível".
Agora também vetou a venda de jatos de passageiros ao Irã pois estes contém tecnologia de uso duplo (civil e militar).
Reportagem aqui.
Bem, a tecnologia é americana e eles podem exercer seu direito de veto sem justificar nada a ninguém.
Contudo, esse papo de evitar que tecnologia sensivel caia na mão de adversários é, para mim, balela: tanto a Venezuela quanto o Irã podem obter tecnologia equivalente de outras fontes, como mostra a reportagem.
Acho que isso tem mais a ver com limitar o crescimento de um concorrente (a Embraer) em novos mercados.
Mas o mais importante: é bom aprender a não depender do um único fornecedor. O ideal era desenvolver tecnologia própria, mesmo que mais cara, para poder usá-la em situações como essa.
No mínimo estar sempre pronto para usar o material de outros fornecedores, como a Espanha está fazendo.
Mas não se preocupem: logo aparecerá um economista com Ph.D. em Harvard nos explicando que isso não é problema, o importante é explorarmos a nossa vantagem comparativa na exportação de soja e deixarmos esse negócio de tecnologia para aqueles que fazem melhor do que nós. A China, por exemplo.

SP!
Editado: Ainda teve o contrato com o exército americano (via Lookheed) que foi cancelado pois o avião ERJ-145 era "pequeno", mesmo tendo o EMB-190 para substituir...
