S!
No começo de setembro, Bill Gates aproveitou um evento da Microsoft destinado a desenvolvedores para apresentar o Office 12. A nova versão do pacote de aplicativos profissionais deve chegar ao mercado simultaneamente ou pouco depois do Windows Vista, o novo sistema operacional da empresa, no segundo semestre de 2006 - provavelmente no mês de outubro.
Durante a apresentação, o fundador da Microsoft declarou que o Office 12 - o nome deve ser mudado - será a versão mais significativa desde a 95. A empresa pretende transformá-lo em uma plataforma capaz de rodar aplicações específicas para cada empresa, como contabilidade, atendimento de clientes e planejamento.
Um dos propósitos é diferenciá-lo da crescente oferta de concorrentes mais baratos ou gratuitos, como o OpenOffice - além de uma série de aplicações totalmente online que devem estar disponíveis nos próximos meses, algumas delas baseadas em um conjunto de tecnologias batizado de Ajax (tema de um próximo artigo). O Office é o segundo maior negócio da Microsoft, gerando uma receita anual de US$ 10,6 bilhões.
Colaboração e XML
O Office 12 terá bastante ênfase em colaboração entre os usuários. Vai contar com um sistema de mensagens instantâneas corporativo aprimorado, provavelmente com suporte a telefonia pela Internet. Recentemente, a Microsoft comprou a Teleo, uma empresa norte-americana especializada em VoIP (Voice over IP) que desenvolveu um sistema que oferece forte integração com o Outlook.
Os programas do Office vão adotar O XML como padrão de formato de arquivos. O "eXtensible Markup Language" facilita a transferência de dados entre aplicativos, computadores e empresas, porque podem ser lidos e reconhecidos por softwares de banco de dados. De acordo com a própria Microsoft, as extensões dos documentos do Word, do Excel e do Powerpoint vão mudar, respectivamente, para "docx", "xlsx" e "pptx". Os arquivos serão 50% menores do que os atuais.
Apesar de lançados na mesma época, o próprio Bill Gates garantiu que o Office 12 não rodará somente no Windows Vista - "mas será bem melhor" no novo sistema operacional. A Microsoft ainda não divulgou em quantas e em quais versões o pacote de aplicativos será lançado, mas devem ser várias. Recentemente, a empresa anunciou que o Windows Vista estará disponível em sete edições diferentes.

Tela do processador de textos Word 12

Tela do software de apresentação Power Point 12

Tela da planilha de cálculo Excel

Tela do software de banco de dados Access 12
SP!