S!
Saiba como é feito o longo e difícil processo de escolha do nome dos carros pela montadora :
Quando recebemos a notícia de que teremos um filho, a primeira pergunta é: como ele se chamará? Alguns pais chegam a demorar nove meses para decidir algo que terá de agradar em um primeiro momento, só a eles. Agora, imagine escolher o nome de um carro que precisa agradar milhares de pessoas, em muitos casos de países e culturas diferentes.
O processo do nascimento
O estudo para a elaboração do nome se inicia com meses ou anos de antecedência em relação ao lançamento do modelo. “Cinco anos antes de o EcoSport chegar ao mercado, já estávamos pensando no nome, e levamos dois anos para essa escolha”, afirmou Luiz Salém, diretor de marketing da Ford do Brasil.
Na maioria das empresas, o setor responsável por todo o desenvolvimento do nome é o departamento de marketing, mas em algumas montadoras, a engenharia de desenvolvimento de produtos também está inserida nesse processo, como é o caso da Fiat.
A pesquisa
Todas as empresas têm uma lista de nomes patenteados. Ao nascer um projeto, esta relação é acessada para que os nomes em potencial sejam selecionados. Ela é grande, por isso passa por uma intensa triagem na qual são escolhidos por volta de 10 nomes. Após a pré-seleção, o consumidor entra em cena. É formado um grupo fechado de pessoas que não têm nenhuma relação com a empresa para terminar o processo. São elas que irão ajudar os responsáveis a definir o nome do futuro modelo. Outras montadoras, como a Fiat, preferem deixar esse trabalho restrito aos departamentos apenas.
A escolha
Após todo o processo de pesquisas para escolher o nome, o departamento de marketing deve levar em consideração vários fatores: ele precisa estabelecer um link com o modelo; tem de ser uma associação, se não direta, ao menos indireta, com o produto; e ter uma facilidade de memorização - que ajudará na fixação da marca. Se não bastasse tudo isso, é preciso que o nome também represente os princípios da montadora. Há também o investimento em comunicação - se o nome for difícil, a empresa terá de gastar mais dinheiro com publicidade. Por exemplo, quando a Ford lançou o novo Fiesta, apesar de ser um carro completamente diferente do antigo, optou por manter o mesmo nome, pois já era conhecido pelo público e não seria necessários gastos elevados com publicidade.
O batismo
Mesmo com o nome definido, ainda há uma nova fase que envolve os mercados onde o modelo irá circular. Os que são específicos para o Brasil podem receber nomes locais, como a Parati. Já os modelos que serão vendidos em vários países devem ter nomes neutros. Como é o caso do Fiat Palio, que é uma corrida na Itália, cidade natal da montadora. Esse nome lembra competição e velocidade. O VW Fox, que é uma palavra de fácil assimilação e memorização, além de sugerir a idéia de carro veloz, ágil e compacto, significa raposa em inglês, que remete às principais características do animal: esperto, matreiro, astuto e sagaz. Já a picape Ford Courier significa mensageiro.
Um caso curioso é o Gol. A utilização desse nome no compacto da VW foi uma ótima sacada, mas teve muitos riscos. Por ser muito forte e positiva, a palavra, que lembra o esporte mais popular do país, poderia ser um problema caso o modelo não tivesse sucesso. Por isso, a Volkswagen demorou anos para associar o carro com o futebol. Somente quando o Gol já era líder do mercado há anos e sua imagem estava consagrada como o modelo mais vendido e confiável, a VW resolveu usar o recurso, como agora na próxima campanha de lançamento da Geração 4, em que Pelé “faz” os dois gols perdidos na Copa de 70.
Qual o significado dos nomes dos veículos?
Fiat
UNO: o número um, no idioma italiano. Recebeu este nome por ter sido o primeiro modelo de uma nova geração de carros Fiat.
MAREA: significa o movimento periódico das águas do mar, que em português é conhecido como maré.
STRADA: significa estrada e representa o sentimento de liberdade que o carro proporciona ao motorista.
DUCATO: refere-se a uma moeda de ouro cunhada originalmente na região de Veneza e depois em outros territórios da Europa.
Volkswagen
LOGUS: palavra de origem grega que significa centro de equilíbrio: harmonia e ritmo que regem o universo.
GOLF: nome alusivo ao esporte, como o carro, que sugere não somente a esportividade, mas também o requinte do mesmo.
KOMBI: do alemão Kombinationsfahrzeug. Semelhante a Variant, quer dizer veículo combinado ou combinação do espaço para carga e passeio.
General Motors
CORSA: corrida em italiano.
VECTRA: selecionado entre combinações feitas por um computador para obter palavras fictícias que lembrassem a palavra alemã "vector”.
OMEGA: letra do alfabeto grego.
MONZA: homenagem ao circuito italiano de F1.
Ford
ESCORT: acompanhante.
FIESTA: festa.
KA: é a força vital, o que se preserva após a morte. Ou, no sentido que a Ford quis dizer, apenas o básico, a alma. Também é o nome de um dos deuses do antigo Egito.
RANGER: patrulheiro
Por Michelle Raeder