Em 1960 fundou a Zambia National Academy of Science, Space Research and Philosophy.
Inspirado pela "corrida espacial" da Guerra Fria, lançou o seu próprio programa espacial, primeiro para ir a Lua, mas depois mudou de idéia e deixou a Lua para os Americanos e Russos.

Seu programa pretendia enviar uma garota de 17 anos, dois gatos (!) e segundo algumas versões, um missionário* para... Marte.
https://i0.wp.com/www.zambianobserver.c ... =540&ssl=1

https://i.postimg.cc/TYkCmhjP/Mars.jpg
https://www.zambianobserver.com/zambias ... e-program/
Treinava seus "Afronautas" - já que Astronautas eram os Americanos e os Russos Cosmonautas, para se acosturarem com a viagem espacial rolando-os ladeira a baixo dentro de um barril:
https://alchetron.com/cdn/edward-makuka ... e-750.jpeg
E com a ausência de gravidade usando um balaço numa árvore, que quando o "Afronauta" chegava no ponto mais alto ele cortava as cordas.

Mas programa fracassou porque as verbas que requisitou ao governo e da UNESCO nunca chegavam e um problema inesperado com seus "Afronautas".
Algum dos "Afronautas", ou todos, faziam "treinamento extra-curricular" com a garota, que acabou grávida e foi levada para casa pelos parentes.
Com isso o resto dos "Afronautas" perdeu o interesse pelo programa, já que rolar dentro de tambores ou ser arremessado por um balanço não era tão divertido como "rolar" com a garota e desertaram.

* Segundo Nkoloso, o pastor seria para converter os Marcianos - caso assim o desejassem, para o Cristianismo.
Não revelou a função dos gatos, se eram para caçar ratos Marcianos para um churrasquinho, ou seriam os próprios uma "ração de emergência".

https://www.youtube.com/watch?v=U2ikxZK65pA